Vendas dos supermercados acumulam alta de 6,18%

Leia em 1min 50s

Crescimento ocorreu nos primeiros quatro meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2009 

 

Quarta-feira, 26 de maio - As vendas reais do setor supermercadista em abril de 2010 caíram -0,49% em relação a abril de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com março deste ano, houve uma queda real de -3,83%. No acumulado do primeiro quadrimestre, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 6,18%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 4,75% em abril em relação a abril de 2009 e queda de -3,28% sobre março deste ano. O acumulado nominal, no quadrimestre, chega a 11,44%, na comparação ao mesmo período do ano passado. 

 

"Neste ano, o impacto das vendas da Páscoa acabou sendo diluído entre os meses de março e abril. Isso explica a queda nas vendas de abril em relação a março, que também contou com um dia a mais. Esperamos manter no restante do ano um patamar de vendas alto, próximo a 8%, por causa da recuperação da economia e também por conta da Copa do Mundo, que deve alavancar as vendas de televisores, bebidas e petiscos", avalia o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.

 

AbrasMercado

 

Em abril, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 1,76%, em relação a março deste ano. Já na comparação com abril de 2009, o AbrasMercado apresentou crescimento de 7,94%, passando de R$ 258,78 para R$ 279,32.

 

Os produtos com as maiores altas em abril, na comparação com março, foram: batata, com 32,44%; feijão, com 20,19%; e cebola, com 7,41%. Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram: desinfetante, com -3,65%; sabão em pó, com -3,27%; e tomate, com -3,24%.

 

Clique nos links para baixar os arquivos: 

 

Série Histórica do Índice de Vendas

Apresentação do Tiarajú Pires  - superintendente da Abras

 

 


Veja também

Consumo

Efeito Copa deve recuperar as vendas dos supermercados a partir de maio   30%é a previsão de aument...

Veja mais
Abras realiza coletiva de imprensa

A Associação Brasileira de Supermercados  (ABRAS) realiza coletiva de imprensa no dia 26 de maio (qua...

Veja mais
Varejo de proximidade cresce e diversifica canais de compra no Brasil

Pesquisa mostra que 74% dos consumidores não são fiéis ao ponto-de-venda   O consumidor bras...

Veja mais
Indústria se volta ao pequeno varejo

Fabricantes de alimentos fogem das restrições das gigantes supermercadistas e 'pulverizam' a produç...

Veja mais
STJ nega crédito ICMS para supermercados

As padarias dentro dos supermercados e também os processos de congelamento de produtos perecíveis pelos me...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 10,42%

Crescimento em relação a março do ano passado indica que o consumo está em forte expans&atil...

Veja mais
Bebida puxa crescimento de vendas

As bebidas alcoólicas e não alcoólicas puxaram o crescimento do volume das vendas nos supermercados...

Veja mais
Marca própria domina ovos de Páscoa

Vai ser acirrada a briga pelo consumidor nesta Páscoa, principalmente entre a indústria tradicional da &aa...

Veja mais
Supermercado cresce 5,3%

Resultado ainda está abaixo do índice nacional, mas mostra recuperação no desempenho do seto...

Veja mais