Vendas dos supermercados crescem 10,42%

Leia em 1min 40s

Crescimento em relação a março do ano passado indica que o consumo está em forte expansão, segundo a Abras

 

As vendas reais nos supermercados apresentaram crescimento de 10,42% em março em comparação ao mesmo mês de 2009, segundo divulgou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com fevereiro, as vendas tiveram alta de 10,16% e nos três primeiros meses de 2010 a expansão de 8,61% sobre igual período de 2009. O resultado é o melhor para o mês de março em dois anos.

 

Segundo a Abras, o resultado trimestral mostra claramente a manutenção da tendência do forte aumento de vendas do setor. O desempenho de março em relação a fevereiro foi impactado positivamente pelo maior número de dias assim como pelo resultado das vendas da Páscoa.

 

Preços. O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, medido pela Abras e GfK, registrou uma alta de 2,32% em março ante fevereiro, para R$ 274,48. Já em relação a março de 2009, houve aumento de 6,49% no valor da cesta.

 

Os produtos da cesta que registraram as maiores altas em março ante fevereiro foram tomate (40,96%), batata (13,48%) e leite longa vida (10,51%). As maiores quedas da cesta ficaram com papel higiênico (-5,98%), carne traseiro (-2,32%) e farinha de trica (-1,19%).

 

O setor registrou no ano passado a maior relação entre o lucro líquido e o faturamento desde 1999, quando o levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com a Nielsen começou a ser realizado. Segundo a pesquisa, a relação ficou em 2,23% ante 2,12% de 2008. "Estamos em um novo patamar de lucro, puxado pelo crescimento da massa salarial do País", disse o presidente da Abras, Sussumu Honda.

 

De acordo com Honda, diante do incremento da renda disponível para o consumo nos supermercados, as redes passaram a comercializar produtos com margens superiores às registradas pelos alimentos.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Bebida puxa crescimento de vendas

As bebidas alcoólicas e não alcoólicas puxaram o crescimento do volume das vendas nos supermercados...

Veja mais
Marca própria domina ovos de Páscoa

Vai ser acirrada a briga pelo consumidor nesta Páscoa, principalmente entre a indústria tradicional da &aa...

Veja mais
Supermercado cresce 5,3%

Resultado ainda está abaixo do índice nacional, mas mostra recuperação no desempenho do seto...

Veja mais
Supermercados fecham 2009 com alta de 27,18% nas contratações

Apesar da perda de espaço para feiras e mercados de bairros, seg- mento esboça viés de alta, avalia...

Veja mais
PÁSCOA: supermercados e comércio especializado em chocolates e doces preveem crescimento de 40%

Mal o Carnaval acabou e as gôndolas dos supermercados e lojas especializadas em chocolates e doces já apres...

Veja mais
Varejo confirma previsões otimistas e investe

O crescimento dos supermercados, que tiveram alta de 8,56% em vendas na comparação de janeiro de 2010 com ...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 8,56%`

Alta ocorreu em janeiro, em comparação ao mesmo mês de 2009     As vendas reais do ...

Veja mais
Anuário da Abras traz tendências do setor supermercadista em 2010

Panorama SuperHiper é o mais completo material de consulta sobre o setor supermercadista brasileiro e mundial. &...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados prevê aumento de até 9% das vendas neste ano

Expectativa de aumento do PIB e as perspectivas positivas para a safra agrícola devem contribuir para o crescimen...

Veja mais