Varejo confirma previsões otimistas e investe

Leia em 6min 10s

O crescimento dos supermercados, que tiveram alta de 8,56% em vendas na comparação de janeiro de 2010 com o mesmo período do ano passado, é uma confirmação das previsões das redes do setor sobre a disposição do consumidor de gastar neste início de ano. Assim, ganha força o indicativo de um final de primeiro trimestre ainda maior no varejo brasileiro, em volume de vendas e ampliação dos negócios, no comparativo com o mesmo período do ano passado. O termômetro pode ser tanto o desempenho dos supermercados como as vendas de Carnaval e do período de volta às aulas, sem falar do fim de março e começo de abril, com o impulso esperado para gastos por conta da Páscoa.

 

Com o mercado aquecido, a disputa pelo consumidor fica mais forte, principalmente com a chegada de grupos como o Carrefour ao comércio eletrônico (e-commerce), conforme antecipado ontem pelo DCI. A empresa anunciou que dará descontos de 20% na primeira compra de cada cliente quando seu site entrar no ar - o que está previsto para acontecer em breve. A ação é em comemoração ao lançamento do site e comprova a tendência de que, por entrar atrasada no varejo on-line, a rede teria realmente de se armar para competir com os consolidados no segmento, como Grupo Pão de Açúcar, Walmart, B2W - com Americanas.com e Submarino.com -, Ponto Frio e Casas Bahia, entre outros.

 

Depois da forte venda de itens sazonais no período de carnaval, -neste mês, em que redes como o Walmart Brasil e Carrefour viram as vendas de carnes nobres e bebidas subirem 32%; e também com o sucesso da volta às aulas, quando o Extra, bandeira de hipermercado do Grupo Pão de Açúcar, vendeu 300 mil cadernos da Seleção Brasileira de Futebol, por exemplo-, a aposta do setor para o período de março e abril é a Páscoa, que deve elevar as vendas dos supermercadistas em no mínimo 10%, com a comercialização de itens como chocolates, ovos de Páscoa e peixes para a Semana Santa.

 

De acordo com Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a expectativa das redes é de aumento acima de dois dígitos na venda de itens sazonais, com destaque para o bacalhau, que registra queda de preço desde o fim do ano passado. "Teremos crescimento das vendas, não só de ovos de Páscoa, mas de todos os produtos que compõem a data", afirma Honda.

 

Segundo o presidente da Abras, o modelo de compra consignada dos chocolates para a data continuará a ser o mais utilizado pelos supermercados, mas algumas redes vão apostar nas compra "não consignada" de ovos de Páscoa este ano. Sussumu também ressaltou que a tendência do bacalhau é de preço 20% ou 30% mais baixo neste ano.

 

Doçarias

 

Duas grandes redes de doçaria que atuam no mercado brasileiro estão para lá de otimistas com o período de vendas para a Páscoa, que será dia 4 de abril. A previsão da Cacau Show, por exemplo, é de atingir um crescimento de 50% no faturamento do período de Páscoa, ante a mesma época do ano passado. A marca de chocolates artesanais produzirá para esse período 1.700 toneladas de chocolate. Ano passado a empresa afirma ter produzido cerca de 1.200 toneladas para a data, ou seja, este ano a previsão traz um incremento de 42% na fabricação dos produtos.

 

Alexandre Tadeu da Costa, presidente da rede, explica que essa é a data mais importante para o seu negócio. "Por isso preparamos uma linha com 60 itens, dos quais 14 são lançamentos, com excelentes opções para presente", afirmou.

 

Na concorrente Kopenhagen, tradicional rede de chocolates finos, a expectativa de aumento de vendas é de 18% para a Páscoa de 2010, nas 260 lojas da marca.

 

Atualmente, a Kopenhagen produz duas mil toneladas de chocolates, balas, sorvetes, salgados e bebidas, afirma Renata Vichi, vice-presidente do Grupo CRM, controlador da marca.

 

Outra marca de chocolates otimista é a Arcor. Para Gabriel Porciani, diretor de Marketing de Chocolates da empresa, houve aumento da produção e a proposta é investir em novidades, com produtos voltados para o público infantil e juvenil, como a linha Tortuguita e os ovos com licença de Disney, Cartoon Network e Turma da Mônica. "Tanto as crianças como os adolescentes buscam produtos com os quais se identificam, por isso investimos em licenças e personagens que fazem sucesso entre eles", comenta Porciani. Vale ressaltar que dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) mostram que em 2009 o faturamento do mercado de licenciamento foi de R$ 3,4 bilhões.

 

Segundo Porciani, a expectativa de negócios de Páscoa em 2010 é excelente. "Estimamos um crescimento de 10% nas vendas de ovos de Páscoa este ano." Atualmente, os produtos de chocolate voltados para a Páscoa representam em torno de 20% do faturamento anual da área de chocolates da Arcor.

 

Confiança

 

Outra comprovação do otimismo no varejo brasileiro, principalmente nos supermercados e nas redes de doçaria, é a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) sobre a visão das famílias brasileiras com relação às possibilidades de aumento do consumo nos próximos meses. Pelo índice de Intenção do Consumo das Famílias (ICF), houve aumento de 0,2% em fevereiro, quando o índice chegou a 135,8 ante 135,5 em janeiro deste ano. Segundo Carlos Thadeu de Freitas, o chefe do departamento de economia da CNC, a pesquisa mostra que os consumidores estão otimistas e com capacidade de endividamento. "Há perspectiva positiva para o consumo, mas não de aquecimento excessivo da demanda", diz.

 

Para Freitas, alguns componentes do índice, como a perspectiva de consumo, sobretudo de bens duráveis, mostraram crescimento, enquanto houve deterioração da percepção sobre o rendimento, sobretudo nas camadas de renda mais elevadas. "Essa deterioração pode ser reflexo do aumento de despesas neste início de ano. O IPCA deverá registrar alta de 2% no primeiro bimestre, e isso altera o rendimento real das famílias", vê Freitas, que avalia que a pesquisa reforça uma perspectiva positiva para o desempenho do varejo nos próximos seis meses.

 

Balanço

 

Na área supermercadista, as vendas do setor tiveram alta de 8,56% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2009. O resultado é considerado expressivo para a entidade porque demonstra a continuidade do crescimento do setor desde o ano passado. Na comparação com dezembro, período mais aquecido no setor, houve queda de 21,74% nas vendas - número ainda menor do que os 22,96% registrados no ano anterior.

 

Para Sussumu Honda, o desempenho é puxado pelo crescimento da geração de empregos e da massa salarial e deve se refletir em 2010. "A demanda reprimida pelo consumo de bens não duráveis ainda é grande."

 

O crescimento de 8,56% das vendas do varejo supermercadista, em janeiro deste ano, faz com que redes como Cacau Show e Kopenhagen ampliem investimentos para brigar pelas vendas da vindoura Páscoa.

 

Veíiculo: DCI


Veja também

Vendas dos supermercados crescem 8,56%`

Alta ocorreu em janeiro, em comparação ao mesmo mês de 2009     As vendas reais do ...

Veja mais
Anuário da Abras traz tendências do setor supermercadista em 2010

Panorama SuperHiper é o mais completo material de consulta sobre o setor supermercadista brasileiro e mundial. &...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados prevê aumento de até 9% das vendas neste ano

Expectativa de aumento do PIB e as perspectivas positivas para a safra agrícola devem contribuir para o crescimen...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 5,51% em 2009

Em dezembro, houve alta real de 6,61% em relação ao mesmo mês do ano anterior    Quinta-...

Veja mais
Honda e Sanzovo recebem indicações para prêmio

Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e João Sanzovo Neto, qu...

Veja mais
Abras promete banir carne de áreas de desmatamento

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançou seu programa de certificação ...

Veja mais
Abras lança selo para identificar carne sustentável

Grandes redes varejistas e frigoríficos deram ontem mais um passo em direção à produç...

Veja mais
Produção responsável

Será lançado pela Associação Brasileira de Supermercados, na segunda-feira (7/12), o Program...

Veja mais
Abras lança Programa de Certificação de Produção Responsável na Cadeia Bovina no dia 7/12

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizará, dia 7 de dezembro, segunda-feira, &agra...

Veja mais