Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista

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Em um dia repleto de muito conteúdo e interação, evento regional reforça a parceria entre a ABRAS e a Agas, trazendo inovação, eficiência operacional e tendências de mercado para fortalecer o varejo alimentar no estado

A primeira edição do ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Sul reuniu nesta quarta-feira, 29, supermercadistas, lideranças locais e muitos participantes, no Centro de Eventos de Tramandaí, pavilhão 3.

Com uma programação abrangente, sólida e repleta de conteúdo de qualidade, o encontro trouxe palestras e debates com foco em temas fundamentais, como reforma tributária, jornada de trabalho, combate ao desperdício de alimentos, a conquista da atenção e tempo dos clientes, tendências de consumo, trade marketing e muito mais. O objetivo principal do evento foi promover o desenvolvimento do setor supermercadista no Rio Grande do Sul, conectando empresários e players do mercado a oportunidades de negócio, soluções inovadoras e parcerias relevantes.

presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Lindonor Peruzzo Junior e o vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan, foram os responsáveis pela abertura do evento.

Lindonor iniciou a programação dando boas-vindas para todos os presentes e destacou a importância das atividades da associação aos supermercadistas. “Nós somos uma entidade política e estamos aqui por isso, para trabalhar pelos supermercadistas. Exemplo disso é o debate que estamos fazendo ultimamente a respeito das farmácias em supermercados”.

O vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan, agradeceu a presença dos convidados e apresentou os temas de sua palestra. “Primeiramente, eu quero agradecer a oportunidade de estar aqui novamente no ABRAS em Ação. Trago aqui para vocês um abraço caloroso do nosso presidente, João Galassi, que tem feito um trabalho brilhante e incansável pela defesa do setor supermercadista do Brasil. A gente verá um pouco mais adiante as pautas que nós estamos tratando em Brasília, lideradas por ele, que não pôde estar aqui hoje”. E acrescentou. “É muito importante para nós, neste momento, apresentar informações e muito conteúdo, bem como compartilhar informações sobre o relacionamento entre indústria e varejo. Porque o objetivo comum nosso é atender cada vez melhor o nosso consumidor. Fazemos parte de um elo da cadeia, em que estamos no fim, parte na qual as coisas acabam se concretizando e acontecendo. Então, todo o trabalho, que é desenvolvido desde o campo até chegar à casa do consumidor, envolve toda essa cadeia que vem se unindo cada vez mais”, disse Milan.

Quem também subiu ao palco foi o gerente comercial da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Alexandre Magno. Ele falou um pouco sobre a programação de eventos da ABRAS para 2026, em especial, aqueles que serão realizados no início do ano. “Para 2026 a gente começa em janeiro a nossa pauta já com o jantar em Nova York falando sobre tendência, onde nós faremos um maravilhoso evento no “City Winery” para 250 pessoas. Logo depois, no dia 27 de janeiro, no WTC São Paulo, a ABRAS traz para o Brasil todo o conteúdo, toda a inovação e tendencias do varejo mundial que foram apresentados nos Estados Unidos”.

Palestras

De volta ao palco, Milan iniciou a sua palestra para abordar questões relativas à reforma tributária, empréstimo consignado, modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e redução da jornada de trabalho.

Durante sua apresentação, o vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, destacou que a desoneração completa de uma cesta básica tão abrangente é um avanço significativo e um motivo de grande comemoração para o Brasil. Além de beneficiar diretamente o consumidor, especialmente as famílias de baixa renda, essa medida reduz o custo dos alimentos essenciais e melhora o poder de compra da família brasileira. Dessa forma, a isenção de impostos sobre produtos básicos deve ser reconhecida como um direito adquirido e constitucional, garantindo que as futuras gerações possam usufruir dessa proteção e viver de forma mais justa e digna. E fez um apelo para que os governadores, as Secretarias Estaduais de Fazenda e os Legislativos Estaduais adotem, de forma imediata e coordenada, a alíquota zero de ICMS para os itens definidos como integrantes da futura Cesta Básica Nacional de Alimentos Isenta.

Sobre o PAT, Milan apresentou o conjunto de medidas estratégicas defendidas pela ABRAS no âmbito do governo federal que tem por objetivo: eliminar as distorções, ampliar a concorrência e acabar com as taxas abusivas dos vouchers privados que impactam diretamente os preços na gôndola. Assim, a associação propõe que o PAT seja operado diretamente pelo Governo Federal via pagamento em conta salário. As sugestões incluem, por exemplo, a criação do PAT Digital, com conta vinculada ao Pix para cada beneficiário, além de teto de 0,7% para taxas, reembolso em até dois dias, padronização de contratos e supervisão do Banco Central (BC).

No caso do consignado, a ABRAS tem reafirmado propostas voltadas à proteção da renda dos trabalhadores e ao fortalecimento da economia formal no País. Já quanto à redução na jornada de trabalho, os dados apresentados por Milan revelam que a adoção da 4×3 no Brasil, se confrontaria com uma queda relevante do Produto Interno Bruto (PIB) e com um aumento expressivo do grau de informalidade no mercado de trabalho.

Resumindo, com essas propostas, a ABRAS reforça ao governo sua disposição de contribuir de forma construtiva para o desenvolvimento de políticas públicas que conciliem proteção social, geração de empregos e crescimento econômico.

Seguindo a programação, o CEO e fundador da Food to Save, Lucas Infante, trouxe o tema “Como a informação transforma desperdício em oportunidade no varejo” e fez um alerta bastante preocupante sobre a produção e distribuição de alimentos no País. “No Brasil, um País com tanta desigualdade e onde tantos passam fome, nós somos capazes de desperdiçar por ano quase dois Maracanãs cheios de comida. É preciso virar esse jogo e encontrar alternativas, como as que já temos oferecido por meio das nossas sacolas-surpresa”. Na sequência, foi a vez do co-fundador e VP de Indústria e Varejo da Rock Encantech, Fernando Gibotti, apresentar o tema “Varejo magnético: como conquistar a atenção e o tempo dos clientes”.

O primeiro ABRAS em Ação nas Estaduais – Agas teve o patrocínio de Bluesoft, DM, Food to Save, GIC, Info Market, Qualiseg Brasil e Toledo do Brasil. E, também, os apoiadores: CIMED, EMS, Extrusa-Pack e Inwave.

Fonte: Redação SuperHiper


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