Consumo deve crescer 13% a 15% no período de Páscoa

Leia em 2min 20s

Ovos de Páscoa com brindes lideram as encomendas do setor e colombas são destaques dentre os itens presenteáveis

Cesta para almoço deve ficar, em média, 15% mais cara com o aumento do preço do azeite (24,7%)

 

Acesse aqui a apresentação completa

 

           O bom desempenho do consumo de itens típicos de Páscoa registrado no ano passado deve se repetir neste ano, de acordo com 85% dos supermercadistas que participaram do estudo feito pela Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS, em fevereiro. Para 60% deles, o consumo vai ser manter no patamar do ano passado e outros 25% apostam em um aumento de consumo.


Um dos motivos para o otimismo vem do calendário e dos recursos que serão injetados no consumo até a data. Em 2023, a Páscoa foi comemorada no início do mês (9 de abril). Neste ano, ela será em 31 de março e terá uma forte influência do pagamento do Bolsa Família (de 15/03 a 28/03) e de outros recursos que serão injetados na economia no trimestre, como a antecipação do pagamento de R$ 31 bi dos precatórios do INSS. Nesse cenário, 34% dos supermercadistas projetam maior consumo na véspera da data (sábado) e outros 48% na semana que a antecede com a chegada do Domingo de Ramos.


Neste ano, os peixes frescos ou congelados devem estar presentes no almoço de 26% das famílias, seguidos de bacalhau (12,9%). Para o período da Quaresma, o consumo de ovos deve aumentar 16,7%.  Por outro lado, deve haver uma redução de cerca de 3% do consumo de azeite devido ao aumento de preços (24,7%).


Na cesta de bebidas, mais de 40% do consumo está dividido em vinho importado (14,4%), refrigerante (14,3%) e cerveja (14,3%). Suco (13,1%) e vinho nacional (11,9%) completam os itens mais procurados da cesta.


Quanto aos ovos de Páscoa, o volume das encomendas do setor está dividido em ovos com brinquedos, brindes (18,6%), de ovos de chocolate de 100gr. a 185 gr. (17,9%) e de ovos de chocolate de 252gr. a 365 gr. (15,4%) que lideraram o consumo no ano passado. Outros se dividem em ovos de chocolate de 186gr. a 251 gr. (13,8%) e ovos de chocolate acima de 366 gr. (13,8%). Os preços variam, em média, 15% na comparação com o ano anterior.


Outro destaque para o período vem da fatia representada pela colomba pascal de chocolate (19,6%) e de frutas (17,1%). Outros itens presenteáveis são bombons (18,0%), mini ovos e coelhos (15,3%).


Para impulsionar o consumo 70% dos supermercadistas apostam em pontos extras e em ações promocionais nas lojas e 35% aproveitam também as oportunidades de negócio do e-commerce.


Veja também

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,21% em janeiro

  AbrasMercado: produtos básicos pressionam os preços da cesta em todas as regiões  P&a...

Veja mais
ABRAS em Ação nas Estaduais – Santa Catarina acontece no dia 08 de março

Evento ocorrerá no dia 08/03 em Balneário Camboriú com o tema “colaboração entr...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhor...

Veja mais
Pós-NRF’24 ABRAS: economia da atenção possibilita ótimos negócios

Em palestra, Empreendedora e Diretora Executiva da NL, Grasiela Tesser sinaliza que é preciso entender esta nova ...

Veja mais
Pós-NRF’24 ABRAS: Conteúdo é estímulo e gera venda

Em palestra, Alberto Serrentino sinaliza ao público que a informação está mudando a forma de...

Veja mais
Pós-NRF´24 ABRAS: Eduardo Terra apresenta insights importantes

“80% dos expositores falaram sobre inteligência artificial, e este é o segundo ano desta tecnologia&r...

Veja mais
Pós-NRF´ 24 ABRAS aponta as principais tendências para o varejo alimentar

Com a participação de nomes importantes do setor, evento faz a aterrisagem dos principais pontos de aten&c...

Veja mais
Cêpera faz doação de R$ 77 mil para os projetos dos Amigos do Bem

Responsável por um trabalho único de educação, geração de trabalho e renda no ...

Veja mais
Pós-NRF’24: evento da ABRAS apresenta insights para o varejo alimentar

Desdobramentos e tendências do maior evento de varejo mundial chegam a São Paulo com profissionais de renom...

Veja mais