Presidente da ABRAS participa da Audiência Pública para debater o Mercado de Carbono

Leia em 2min 30s

João Galassi discute o tema e apresenta pontos importantes para o setor varejista

 

No dia 23 de novembro (quinta-feira) aconteceu a Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, cujo tema foi “Mercado de carbono como política pública de desenvolvimento sustentável”, comandada pela deputada Antônia Lúcia (Republicanos – AC). A ocasião contou com a presença do presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, que apresentou a todos as iniciativas que a ABRAS tem trabalhado para a conscientização do setor em relação à agenda ESG e os gases do efeito estufa que, no segmento, são tem grande influência dos sistemas de refrigeração das lojas.

 

O encontro teve como objetivo discutir como o Mercado de Carbono Brasileiro, enquanto política pública para descarbonização, terá impactos no governo brasileiro, indústria, empresas e todo mercado. O presidente apresentou o “Guia ESG do Supermercadista Brasileiro“, material desenvolvido pela ABRAS, após um estudo, que aponta ao setor medidas ecologicamente sustentáveis e corretas para serem implementadas no negócio e avançar no tema.

 

“Nosso primeiro guia para o setor dos supermercados avançar na agenda ESG. Dentro do estudo trabalhamos sobre a potencial emissão de gases de efeito estufa pelos sistemas de refrigeração, energia e transporte. Para isso, apresentamos ao setor as possibilidades para ele mitigar e evoluir nessas questões”, explicou Galassi. Ainda, ele comentou sobre o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG, espaço de debate sobre a agenda ESG no ramo.

 

O presidente enfatizou o apoio à causa, mas fez ressalvas, questionando quais seriam as unidades reguladas para o controle de emissão de carbono? Será por CNPJ, matriz, grupo, ou unidade produtiva? Será iniciado uma nova regulação de mercado sem um histórico e sem uma linha de base?  Como avaliar o impacto em toda a cadeia? – perguntas que ainda não se tem respostas, mas que são essenciais para discussão.

 

Um exemplo evidenciado por Galassi é em relação ao investimento feito para adaptar todo o mercado às novas regras relacionadas a agenda ambiental. “Esse movimento (de mudança dos gases refrigerantes para proteção da camada de ozônio) exigiu do setor investimento que hoje se provam ser transitórios, pois as tecnologias indicadas na época precisam ser substituídas hoje, devido ao impacto do clima, exigindo novos investimentos. (…) Tudo isso acabou no bolso do consumidor, é ele quem está pagando essa conta.” Por isso, “esperamos um debate mais amplo, com definições claras e baseadas na ciência, que não segreguem setores, ou criem exceções que só levem a distorções e desequilíbrios sobre uma responsabilidade que é de todos nós”, finaliza João, destacando ainda o apoio da UNECS e da ABRAS em relação às políticas e ações práticas para combate às mudanças climáticas.

 

Redação SuperHiper 

 


Veja também

ABRAS se posiciona sobre portaria que muda regra de trabalho aos domingos e feriados

Governo revoga norma que reduzia burocracia para trabalho nestas datas, afetando principalmente o varejo alimentar &nbs...

Veja mais
Varejo alimentar prepara ações promocionais para o Dia dos Supermercados

O dia 11 de novembro será marcado com muitas ações promocionais em diferentes redes de todo o pa&ia...

Veja mais
Dia Nacional dos Supermercados: a potência do setor para a economia do país

O dia 12 de novembro é o Dia Nacional dos Supermercados e o sócio fundador do Covabra Supermercados mostra...

Veja mais
Dia dos Supermercados: varejo alimentar é oportunidade de primeiro emprego e carreira

A Cencosud Brasil, rede de supermercados, emprega diretamente mais de 20 mil colaboradores em diversos estados brasileir...

Veja mais
Celebração em todo o país no Dia dos Supermercados

Dia 11 de novembro foi marcado pela comemoração do varejo alimentar com muitos descontos e aç&otild...

Veja mais
ABRAS celebra Dia dos Supermercados em jantar especial

No dia 9 de novembro, a Associação Brasileira de Supermercados reuniu o setor para celebrar essa data t&at...

Veja mais
Dia dos Supermercados: o cliente é o foco

A data é uma oportunidade de retribuição para o consumidor, que movimenta o setor   Os super...

Veja mais
Dia dos Supermercados: 11/11 será marcado com muitos descontos

“Queremos que essa data seja marcada por uma forte presença de consumidores nas nossas lojas”, explic...

Veja mais
Em estudo, ABRAS analisa os impactos da Reforma Tributária sobre a Cesta Básica Nacional

Associação propõe isenção e desoneração para alimentos básicos, ...

Veja mais