Dia dos Supermercados: varejo alimentar é oportunidade de primeiro emprego e carreira

Leia em 2min 30s

A Cencosud Brasil, rede de supermercados, emprega diretamente mais de 20 mil colaboradores em diversos estados brasileiros

 

Parte essencial do varejo, o supermercado tem seu dia comemorado em 12 de novembro. A potência do setor é demonstrada na 46ª edição do Ranking da Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS) que, em 2022, alcançou um faturamento de R$ 695,7 bilhões e, por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição – supermercado, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança e e-commerce –, representando 7,03% do PIB nacional.

 

No Brasil, o setor também está entre os principais empregadores, gerando renda para cerca de 3,2 milhões de pessoas, além de ser considerado porta de entrada para o mercado de trabalho.

 

A Cencosud Brasil, rede de supermercados, emprega diretamente mais de 20 mil colaboradores nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. No Nordeste, a rede está presente por meio das redes GBarbosa, Perini, Mercantil Atacado e do Cartão Cencosud, negócio de serviços financeiros do grupo.

 

“É uma honra fazer parte da vida de tantas pessoas e poder contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes. Trabalhamos diariamente para proporcionar a melhor experiência de compra aos nossos clientes, buscando sempre um diferencial no atendimento, na variedade de produtos e serviços para abastecer as famílias com qualidade”, afirma o presidente da Cencosud Brasil Sebastián Los.

 

Nos últimos anos, o grupo vem investindo e realizando importantes avanços para melhor servir aos clientes das suas lojas físicas e canais online. Implementação de terminais de autoatendimento, renovação da comunicação visual, modernização do layout de lojas, aplicativos para ativar ofertas exclusivas, e-commerce, clubes de vantagens, live commerce são alguns dos exemplos de ações realizadas pelas redes da Cencosud Brasil.

 

Carreira no varejo

Além de ser a oportunidade do primeiro emprego de milhares de pessoas, o setor é dinâmico e possibilita crescimento na carreira. O colaborador do Mercantil Atacado, Pedro Martins, é um exemplo das oportunidades que o varejo oferece.

 

Seu primeiro emprego foi no GBarbosa, em 2012, e deste então trilhou um caminho de sucesso. Foi repositor, escriturário, líder de fiscal de caixa, encarregado e hoje atua como gerente de setor do Mercantil Atacado. “Quero ser lembrado como alguém que inspirou outras pessoas a fazerem coisas que pareciam impossíveis. Fazemos parte de uma empresa que dá muita oportunidade para quem quer crescer”, conclui.

 

Outro exemplo é Keli Smith, colaboradora que começou a sua carreira no GBarbosa como patinadora na loja Jardins, em Aracaju. Em sua trajetória na empresa, abraçou as oportunidades que surgiram e buscou seu desenvolvimento, passando pelas áreas do comercial, importação e marketing, onde hoje atua como coordenadora, em Salvador.

 

“O GBarbosa foi minha grande escola. Agradeço à empresa por disponibilizar ferramentas e cursos para o meu aprendizado, e aos meus líderes e colegas que sempre me apoiaram”, conta Keli.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Varejo alimentar prepara ações promocionais para o Dia dos Supermercados

O dia 11 de novembro será marcado com muitas ações promocionais em diferentes redes de todo o pa&ia...

Veja mais
Dia Nacional dos Supermercados: a potência do setor para a economia do país

O dia 12 de novembro é o Dia Nacional dos Supermercados e o sócio fundador do Covabra Supermercados mostra...

Veja mais
Celebração em todo o país no Dia dos Supermercados

Dia 11 de novembro foi marcado pela comemoração do varejo alimentar com muitos descontos e aç&otild...

Veja mais
ABRAS celebra Dia dos Supermercados em jantar especial

No dia 9 de novembro, a Associação Brasileira de Supermercados reuniu o setor para celebrar essa data t&at...

Veja mais
Dia dos Supermercados: o cliente é o foco

A data é uma oportunidade de retribuição para o consumidor, que movimenta o setor   Os super...

Veja mais
Dia dos Supermercados: 11/11 será marcado com muitos descontos

“Queremos que essa data seja marcada por uma forte presença de consumidores nas nossas lojas”, explic...

Veja mais
Em estudo, ABRAS analisa os impactos da Reforma Tributária sobre a Cesta Básica Nacional

Associação propõe isenção e desoneração para alimentos básicos, ...

Veja mais
Dia dos Supermercados: mostra a grandiosidade do setor

A campanha de 2022 já foi um sucesso e a de 2023 promete fortalecer ainda mais o setor supermercadista, o que mai...

Veja mais
Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!

Prêmio idealizado pela ABRAS e Dove reconhece àquelas que promovem e fazem a diferença no mercado; a...

Veja mais