RAMA apresenta novos resultados durante a ABRAS´23 food retail future

Leia em 2min 10s

No primeiro semestre de 2023, o RAMA rastreou 1.4 milhões de alimentos, a meta para 2023 é de 2.6 milhões

 

Durante a ABRAS’23 food retail future, no painel do ABRAS em Açãoo vice-presidente Institucional e Administrativo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan, destacou os resultados do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), programa que visa levar alimentos seguros para a mesa do consumidor.

 

Para 2023, a estimativa do volume de rastreamento é de 2.6 milhões e, somente no primeiro semestre deste ano, foi realizado o rastreamento de 1.4 milhão. Milan ressaltou que foram cerca de 2.190 amostras coletadas, presentes em 23 estados, mais o Distrito Federal, sendo uma grande área de abrangência.

 

Além disso, o estudo de risco dietético realizado pela ABRAS, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mostrou que 99,7% das 2.190 analises não apresentaram situação de potencial risco agudo inaceitável ao consumidor. Em relação à conformidade, ou seja, o monitoramento de resíduos químicos, a meta para 2023 é atingir o total de 83%, retomando a queda de 2022 (78%) em relação ao ano 2021 (81%).

 

 

Já para 2024, com o intuito de dar continuidade ao trabalho e avançar numa agenda que envolve uma cadeia complexa, a ABRAS se reuniu com outras entidades para discutir os próximos passos. “Nós nos reunimos com a Anvisa, o Ministério da Agricultura e Pecuária, a GS1 e os representantes dos produtores e defensivos agrícolas. Nós fizemos um grande debate, que de uma forma transparente, estamos construindo mais uma evolução para o próximo ano, para impulsionar ainda mais essa cadeia”, explica Milan.

 

Outro ponto evidenciado foi o mecanismo que o governo está lançando sobre a rastreabilidade na cadeia bovina, Lei nº 14.515 de 2022, que tem como finalidade fortalecer a produção agropecuária, implantar um programa de identificação individual no rebanho brasileiro, qualificar as ações e políticas públicas, com o objetivo de assegurar a procedência, controle sanitário e o rastreamento de seus subprodutos em todo território nacional.

 

Mas, há três questionamentos que o VP faz em relação ao projeto:  Quem fará a rastreabilidade? Quando fará? Como será feito? Pensando nisso, o Mistério da Agricultura e Pecuária criou um programa de governança, coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária que abrange a cadeia produtiva como um todo. “A ABRAS está acompanhando os trabalhos, pois queremos que o indireto seja feito pelo próprio setor produtivo”, finaliza Marcio.

 

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Medidas adotadas pelos supermercados no Combate ao Desperdício de Alimentos

Doações, rebaixa de preços, coprodutos, itens fracionados, marco regulatório sobre a validad...

Veja mais
Agenda ESG em desenvolvimento no setor supermercadista

Na ABRAS’23 food retail future foi apresentado o relatório da 3ª edição do Fórum ...

Veja mais
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,58% até agosto

  Recuos consecutivos nos preços elevaram o volume de itens na cesta de abastecimento Abrasmercado cai 1,...

Veja mais
Conheça a multicanalidade da SuperHiper, a publicação oficial da ABRAS

O VP de Vendas e Marketing da ABRAS, Celso Furtado, destacou os variados canais da SuperHiper, que tem mais de 500 ...

Veja mais
Inscrições abertas para a 6ª edição do Prêmio Mulheres que Inspiram no Varejo

Interessadas de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 30 de setembro para participar da inciativa realizada ...

Veja mais
Maximize a produtividade no varejo com novas tecnologias

A Live Supermeeting ABRAS desta terça-feira contou com a participação da Lattine Group e do Tejot&a...

Veja mais
Desenvolvimento é destaque dos Serviços aos Associados da ABRAS

Na ABRAS´23 food retail future, a VP de Serviços aos Associados da ABRAS, Thaís Anselmo, apresentou ...

Veja mais
Quais são os principais pontos da Agenda Legislativa ABRAS?

Durante a ABRAS’23 food retail future, no primeiro painel do ABRAS em Ação, o vice-preside...

Veja mais
BRF marca presença na ABRAS’23

Companhia leva kits de produtos comemorativos de suas principais marcas para um dos principais eventos do setor, a ABRAS...

Veja mais