“Empresário brasileiro deve valorizar mais seu povo e seus negócios”, diz Abílio Diniz

Leia em 1min 50s

Acionista do Carrefour detalhou a Nova Economia e seus desafios durante a abertura da Convenção ABRAS

 

À frente da Península, o empresário Abílio Diniz diz que tem viajado muito para a França e os Estados Unidos. Lá fora, vê na prática o medo da recessão, a alta da taxa de juros e a falta de mão de obra. Isso sem falar na Guerra da Ucrânia, o choque de oferta de insumos e da própria energia na Comunidade Europeia. Até a relação dívida x PIB está melhor … em 2021, era de 80%. Em 2022, 78%, segundo ele.

 

Diante desse cenário, Abílio afirmou que pensando em economia, “deveríamos ser mais carinhosos com o nosso Brasil. Viemos de uma recessão pesada em 2015 e 2016. Veio a pandemia e saímos de 2020 com 15 milhões de desempregados. Entramos em 2021 e conseguimos crescer. Em 2022, a projeção é de crescer 3%. Assim, de uma forma ou de outra estamos conseguindo superar nossas dificuldades. O número de desempregados já baixou para 9 milhões e a massa salarial subiu.

 

Diniz reconhece que persiste a imensa desigualdade e o pior, a insegurança alimentar. “A palavra chave da nossa economia é crescimento e geração de trabalho”.

 

“Dá para crescer, não temos problemas fiscais sérios, problemas com o exterior. A inadimplência real dos consumidores está em 20%. Não temos nada que nos impeça. “

Abílio Diniz

 

Sobre o Brasil pós eleições, o ex-proprietário da Rede Pão de Açúcar acredita que não vai acontecer nada de especial. O Brasil tem instituições fortes, nenhum presidente vai governar sem os poderes Legislativo e Judiciário. Um ou outro presidente não vai conseguir fazer o que quer.

 

Emotivo, porque a abertura da Convenção ABRAS coincidiu com a data do aniversário do seu filho João Paulo, o JP, que faria 59 anos nesta segunda-feira, Abílio revelou que tem muito orgulho de ser supermercadista: “ser um de vocês, estar junto com vocês. Meu coração vai estar sempre na distribuição olhando para nossos fornecedores.”  

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Conhecimento sem sabedoria é inútil

Para fechar o primeiro dia, Gerd Leonhard apresenta as possibilidades do bom futuro para o varejo   “Os mil...

Veja mais
Suécia, um exemplo de inovação e inspiração

Empresários brasileiros conheceram a fundo os propósitos de Estado e como podem ser aplicados aqui. O...

Veja mais
ABRAS e KPMG lançam pesquisa inédita

Durante a Convenção ABRAS 2022, foi apresentada uma publicação para auxiliar o setor superme...

Veja mais
Sajal Kohli, da McKinsey, abre o painel sobre Tendências Globais do Varejo Alimentar.

“Todas as métricas de supermercado vão mudar. Se vocês ainda não estão sentindo ...

Veja mais
2022, um ano de grandes conquistas na Nova Economia Supermercadista

Em seu discurso de abertura, o presidente João Galassi ressaltou a potência da entidade, sua representativi...

Veja mais
“Representação Nacional, com o apoio de cada regional, é papel da ABRAS”, foi assim que o presidente da ABRAS, João Galassi, abriu a 54ª edição da Convenção ABRAS.

Junto do presidente Galassi fizeram parte da solenidade de abertura, o prefeito de Campinas, o deputado Federal e criado...

Veja mais
Abílio Diniz abriu sua fala elogiando a gestão do presidente João Galassi e destacou a importância de se reinventar

Convidado para trazer percepções a respeito do setor, o empresário Abílio Diniz abriu sua fa...

Veja mais
Convenção ABRAS 2022 começa hoje com o tema: a Nova Economia Supermercadista

Evento discutirá tendências, estratégias e visões de futuro, proporcionando uma grande experi...

Veja mais
GS1 BRASIL leva a revolução do Código 2D para a Convenção ABRAS 2022

O tema da Convenção ABRAS 2022 é "A nova economia supermercadista" e a Associação Bra...

Veja mais