Smart Market ABRAS revela aumento na parceria voluntária do RAMA na venda de FLV

Leia em 2min 20s

Sétimo balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS trouxe dados relevantes do setor em alta no varejo

 

Smart Market ABRAS foi marcado pela entrega do sétimo Prêmio Rama – Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos – da Associação Brasileira de Supermercados.

 

Criado em 2006, o projeto voluntário em toda a cadeia conta com a parceria da Anvisa, Ministério da Agricultura e redes de varejo.

 

Inicialmente, o volume rastreado não chegava a 500 toneladas com um número de amostras inferior a cem unidades. Em 2021, foram coletados 2.111 produtos em supermercados de todo país com exceção para os estados do Amapá, Piauí e Tocantins que não participaram do Programa.

 

No ano passado, o volume rastreado por produto atingiu:

 

– 351 mil toneladas para batata

– 249 mil toneladas para banana

– 219 mil toneladas de laranja

– 206 mil toneladas de cebola

– 170 mil toneladas de tomate

 

Durante o Smart Market ABRAS, o público pode acompanhar presencialmente e online as explanações dos especialistas da ANVISA, Adriana Torres e Carlos Alexandre Oliveira Gomes.

 

Os índices de conformidade e aprovação só têm crescido mostrando de forma adequada que produtor e varejista estão trabalhando cada vez mais em acordo com as normas e protocolos.

 

Por conta exportações crescentes e contínuas, a conformidade das frutas é bem maior quando comparado aos legumes e verduras, explicou o especialista Giampaolo Busi, diretor-executivo da Paripassu.

 

Destacamos também que a indústria de defensivos agrícolas, pesticidas e produtos fitossanitários integra as reuniões do Rama de forma a garantir a segurança do alimento servido ao brasileiro.

 

O vice-presidente institucional da ABRAS, Márcio Milan, entregou o Troféu RAMA aos varejistas que mais se destacaram em 2021: Carrefour, Hortifruti Natural da Terra e Atacadão.

 

O Covabra Supermercados recebeu o Prêmio na categoria Destaque do Varejo.

Entre os fornecedores, subiram ao palco do Smart Market ABRAS produtores da Donato Melancias, Cebolas Fugita e Hortaliças Sempre Verde.

 

O desafio para 2025 é a maior adesão do varejo e fornecedores, aumentando a participação das empresas no Programa Rama. Enxergando pelo share de faturamento, houve um aumento de quase 40% na participação dos varejistas de 2020 para 2021. Era de 30% e passou para 41% no ano passado.

 

Em relação às categorias de produtores e distribuidores, a parceria foi ainda maior. No período, o RAMA registrou o crescimento de 50% no número de empresas fornecedoras de frutas, verduras e legumes.

 

Redação SuperHiper


Veja também

ABRAS participa em Brasília das discussões sobre PL 2766 que limita as sanções do CDC

Presidente da entidade, João Galassi, também manteve contato com o Ministro da Fazenda, Paulo Guedes ...

Veja mais
Pelo sexto ano seguido, Carrefour é líder no Ranking ABRAS – Smart Market

Para o executivo Stéphane Engelhard, o maior desafio do setor é enfrentar a inflação e recup...

Veja mais
ABRAS premia profissionais do setor em 19 categorias

Primeiro Prêmio Profissionais do Ano ABRAS selecionou Líderes de alta perfomance de toda a cadeia produtiva...

Veja mais
Com mudança de conceito, a ABRAS passa a avaliar a eficiência operacional dos supermercados

Entidade abre um novo foco sobre a antiga Prevenção de Perdas , uma das mais tradicionais pesquisas do var...

Veja mais
Temas atuais e mais que fundamentais para o setor foram debatidos durante o Smart Market

Durantes os dias de Smart Market foram debatidos os assuntos mais relevantes nas principais áreas do setor superm...

Veja mais
Ranking ABRAS 2022: Conheça as 25 maiores empresas do setor

Uma das novidades do Ranking deste ano é a inclusão de mais cinco empresas de Varejo de Alimentos.  ...

Veja mais
Smart Market ABRAS discute liderança e cultura nos negócios do setor supermercadista

Parceria com Nielsen foi anunciada para participantes do evento e comunidades sobre as áreas mais cruciais p...

Veja mais
Programa Rama comemora maior adesão das redes

Durante o Smart Market, especialistas revelaram dados importantes que revelam transparência no trato com FLV &nbs...

Veja mais
Maior evento de performance do setor supermercadista traz como primeiro tema da sua programação a pauta sobre liderança e cultura dentro dos negócios

Com abertura feita pelo presidente da ABRAS, João Galassi, evento Smart Market traz dados e discussões imp...

Veja mais