Sistema barra bebida alcoólica para menores

Leia em 2min

Operador de caixa recebe mensagem para solicitar documento do comprador ao efetuar registro


Nem a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade e tampouco as punições atribuídas a quem é flagrado descumprindo a norma têm sido suficientes para evitar que comerciantes continuem vendendo esse tipo de produto a crianças e adolescentes. Em Teresina, conforme pesquisa feita pelo Grupo de Amigos da Vida (GAV), sete em cada dez pais ou mães dessas famílias afirmaram estar ciente que o filho de 11 a 18 anos ingere bebida alcoólica. O levantamento foi feito com 514 famílias de 47 bairros de todas as zonas da capital.

Algumas redes de supermercado do Piauí, contudo, têm adotado sistemas de informática e procedimentos no caixa que bloqueiam a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Interessada em não se tornar a vilã das estatísticas recentes do Ibope – que mostram que 45% dos adolescentes de 12 a 17 anos já experimentaram álcool e que 39% compraram a bebida sem restrições –, a iniciativa privada tem adotado medidas para reforçar o cumprimento da lei.

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) desenvolveu uma tecnologia para garantir que as vendas de bebidas alcoólicas sejam realizadas somente a maiores de 18 anos. Por esse sistema, ao efetuar o registro de qualquer bebida alcoólica, o código de barras do item é identificado e o operador de caixa irá receber uma mensagem para que solicite o documento que ateste a maioridade do comprador.

Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente no sistema e, comprovada a maioridade (idade superior a 18 anos), a venda é autorizada. O programa já em vigor em Teresina funciona em 395 lojas das redes do GPA e até o final do ano será replicado às demais lojas do grupo em todas as regiões do Brasil. Em Teresina, a loja Extra localizada na avenida Presidente Kennedy, além de todas as quatro as lojas do Pão de Açúcar em funcionamento na capital piauiense, possuem o sistema.

"Estamos com nossas lojas a serviço da conscientização e engajamento sobre a importância do consumo consciente e responsável.”, destaca Hugo Bethlem, vice-presidente de Relações Corporativas do Grupo. Para contemplar o envolvimento de toda cadeia de valor, o GPA firmou uma parceria com a Ambev que participou dos programas de treinamento e conscientização dos colaboradores das lojas sobre a importância do controle da venda e do consumo consciente de bebidas alcoólicas.


Veículo: Site 180 Graus


Veja também

Presidente sanciona lei que cria o Supercade

Entre as principais mudanças, a análise prévia de fusões e aquisições.A presid...

Veja mais
Anúncio de bebidas alcoólicas sob veto

O filão publicitário das propagandas de bebida alcoólica pode estar com os dias contados, da mesma ...

Veja mais
Inmetro garante qualidade de importados

Instituto estabelece regulamentação para todo e qualquer produto vendido no país. O Instituto Naci...

Veja mais
Lei da Entrega é descumprida por quase metade das lojas

Quase metade das empresas que operam no Estado de São Paulo descumprem a Lei da Entrega dois anos após a s...

Veja mais
Cofins incide sobre venda não paga

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por seis votos a dois, que o PIS e a Cofins incidem sobre as vendas a pr...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar se livra de pagar por revista visual

A Subseção 2 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho absolv...

Veja mais
Estados propõem reduzir ICMS sem unificá-lo

Nas discussões em curso sobre a reforma tributária, os governos estaduais já deixaram claro que pre...

Veja mais
Juízes e fiscais revertem apreensão de importados

A Receita Federal tem aplicado cada vez mais aos importadores a chamada pena de perdimento. A medida é a apreens&...

Veja mais
Liminares afastam ICMS em comércio eletrônico

Liminares judiciais que autorizam empresas a deixar de pagar o adicional de ICMS estabelecido pelo Protocolo nº 21,...

Veja mais