Anúncio de bebidas alcoólicas sob veto

Leia em 2min 30s

O filão publicitário das propagandas de bebida alcoólica pode estar com os dias contados, da mesma forma como aconteceu com os anúncios de cigarros. A medida é uma das propostas contidas no relatório do deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL) à Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas. "O consumo de bebida alcoólica não deve ser estimulado porque é a porta de entrada para as drogas pesadas", advertiu.

Serão necessários cerca de R$ 4 bilhões para o combate às drogas em todo o Brasil, verba que poderá vir do aumento do imposto sobre bebidas alcoólicas e cigarros. O relatório propõe mais impostos sobre a venda de bebidas.

Projeto de lei proíbe propaganda de bebidas alcoólicas e aumenta tributos

brasília - O filão publicitário das propagandas de bebidas alcóolicas está com os dias contados no Brasil, da mesma forma como aconteceu com os anúncios de cigarros. A medida é uma das propostas contidas no relatório apresentado pelo deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL) à Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas. - "O consumo de bebida alcoólica não deve ser estimulado porque é a porta de entrada para drogas pesadas", advertiu Carimbão. Ele ressaltou que serão necessários R$ 4 bilhões para o combate às drogas em todo o País, verba que poderá vir do aumento do imposto sobre bebidas alcóolicas e cigarro.

Além da proibir a propaganda comercial, o relatório também propõe o aumento do imposto sobre a venda de bebidas e o aumento da pena para quem traficá-las . Para o parlamentar, o jovem que bebe antes de 18 anos tem grande probabilidade de se tornar um usuário de drogas meses ou anos depois.

De acordo com Carimbão, o projeto definitivo acolherá ainda sugestões de mais de 200 projetos sobre drogas, em tramitação na Câmara, e, por isso, poderá ter mais de mil páginas.

Outras drogas

A Subcomissão do Senado sobre Álcool, Crack e Outras Drogas encerra em dezembro suas atividades, depois de realizar 12 audiências públicas ao longo do ano. O relatório das atividades, que inclui sugestões de políticas públicas, foi apresentado ontem pela senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora da subcomissão.

Ainda podem ser feitas novas sugestões para alterações ou acréscimos ao relatório, já que esse texto só deve ser votado no dia 14 de dezembro pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), à qual a subcomissão pertence.

O relatório apresentado contém uma lista de sugestões feitas a partir das audiências públicas - de cuja elaboração participaram diversos especialistas. A lista está dividida em três segmentos: ações sociais, prevenção ao uso de drogas e reinserção social; segurança pública e legislação penal; e saúde pública e tratamento.

O senador Wellington Dias (PT-PI) está entre os que defendem mudanças na legislação para proibir a propaganda de bebidas alcóolicas. Presidente da Subcomissão do Senado sobre Álcool, Crack e Outras Drogas, ele alerta para o avanço do crack no Brasil, mas ressalta que "o álcool representa um problema ainda mais grave".


Veículo: DCI


Veja também

Inmetro garante qualidade de importados

Instituto estabelece regulamentação para todo e qualquer produto vendido no país. O Instituto Naci...

Veja mais
Lei da Entrega é descumprida por quase metade das lojas

Quase metade das empresas que operam no Estado de São Paulo descumprem a Lei da Entrega dois anos após a s...

Veja mais
Cofins incide sobre venda não paga

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por seis votos a dois, que o PIS e a Cofins incidem sobre as vendas a pr...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar se livra de pagar por revista visual

A Subseção 2 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho absolv...

Veja mais
Estados propõem reduzir ICMS sem unificá-lo

Nas discussões em curso sobre a reforma tributária, os governos estaduais já deixaram claro que pre...

Veja mais
Juízes e fiscais revertem apreensão de importados

A Receita Federal tem aplicado cada vez mais aos importadores a chamada pena de perdimento. A medida é a apreens&...

Veja mais
Liminares afastam ICMS em comércio eletrônico

Liminares judiciais que autorizam empresas a deixar de pagar o adicional de ICMS estabelecido pelo Protocolo nº 21,...

Veja mais
Varejo reivindica fim do imposto de fronteira

Diferencial de 5% no ICMS cobrado em compras realizadas fora do Estado dificultaria negócios de MPEs gaúch...

Veja mais
Anvisa proíbe alimentos e bebidas à base de Aloe Vera

Planta era encontrada em produtos com função de emagrecimento. Não há comprovaç&atild...

Veja mais