Banco Central abre consulta pública sobre aprimoramento da regulamentação do serviço de eFX

Leia em 1min 30s

O Banco Central do Brasil (BCB) publicou o Edital de Consulta Pública nº 124/2025 para receber contribuições para aprimoramento da regulamentação do serviço de pagamento ou transferência internacional, conhecido como eFX, com destaque para as seguintes propostas:

  • O eFX passará a ser oferecido apenas por instituições autorizadas a funcionar pelo BCB: haverá regra de transição para prestadores de eFX ainda não autorizados que, para continuar operando, deverão solicitar autorização para funcionamento como instituição de pagamento em prazo a ser definido pelo BC.

  • Prestação de informações ao BCB: as instituições autorizadas deverão informar previamente sua intenção de prestar o serviço e reportar mensalmente ao BCB informações sobre as transações e as movimentações em reais do prestador de eFX.

  • Obrigatoriedade de conta de depósito exclusiva: os reais deverão ser recebidos e entregues ao usuário por meio de conta de depósito de titularidade do prestador de eFX, destinada exclusivamente à prestação do serviço.

  • Ampliação do escopo do eFX: o serviço poderá viabilizar transferências relacionadas a investimentos no mercado financeiro e de valores mobiliários, limitadas ao equivalente a US$10 mil por transação.

  • Transparência ao cliente: nas operações de eFX voltadas a transferências e a investimentos será exigida a informação do Valor Efetivo Total (VET), que representa o custo total para o cliente da operação de câmbio em reais por unidade de moeda estrangeira.

Por meio dessa consulta pública, o BCB também busca subsídios sobre a possibilidade de prestação do serviço de eFX por meio da sistemática de BaaS (Banking as a Service).

A minuta da resolução e os modelos de prestação de informações estão disponíveis no site do Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br), no menu “Estabilidade Financeira" > “Normas" > “Consultas Públicas" > “Consultas e outras participações ativas", e também no portal Participa + Brasilopen_in_new.

As contribuições podem ser enviadas até 02 de novembro de 2025, exclusivamente pelos canais indicados. Todas as sugestões recebidas serão disponibilizadas para consulta pública.

Fonte: Banco Central do Brasil – 22/09/2025


Veja também

Atividade em edifício com tanques de diesel que atendem os requisitos legais não dá direito a adicional de periculosidade

A 18ª Turma do TRT da 2ª Região manteve decisão que negou direito a adicional de periculosidade a auxiliar de enferm...

Veja mais
TJDFT regulamenta plantão judiciário do 1º grau com prestação judiciária ininterrupta

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) regulamentou, por meio da Portaria Conjunta 74 de...

Veja mais
TRT 1ª Região – Conheça os canais de atendimento ao(à) usuário(a) do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe)

Você sabia que o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) oferece diversos canais de atendimento para ajud...

Veja mais
Anvisa proíbe e determina apreensão de café torrado da marca Câmara

A Anvisa determinou, nesta terça (23/9), a apreensão de todos os lotes do Café Torrado e Moído Extraforte e Tradici...

Veja mais
Relatório de Transparência Salarial já está disponível para 54 mil empresas

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizou nesta terça-feira (23) o Relatório de Transparência Salarial...

Veja mais
Disponíveis gravação e materiais do diálogo setorial sobre revisão do regulamento de rotulagem nutricional

A Anvisa realizou, no dia 18 de setembro, o diálogo setorial virtual sobre a revisão do regulamento de rotulagem nutri...

Veja mais
Presidente da República pede ao STF que despesas tributárias integrem base de cálculo do PIS/Cofins

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, representado pela Advocacia-Geral da União (AGU), acionou o Sup...

Veja mais
CAE aprova direito a portabilidade de salário e crédito com juro menor

A Comissão Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (23) projeto que agiliza a portabilidade de salários ...

Veja mais
Sem prova de prejuízo, falta de registro da sentença declaratória de ausência não gera nulidade

Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a falta de registro formal da sentença declaratória de a...

Veja mais