TRT 1ª Região – Acordo facilita comunicação em processos de recuperação judicial

Leia em 2min 40s

Pacto firmado trata das demandas relativas a empresas em recuperação judicial e os seus reflexos nas questões das execuções fiscais nas Justiças do Trabalho, Federal e Estadual. O acordo estabelece uma rede de comunicação, por meio eletrônico, entre as unidades do Poder Judiciário do Rio de Janeiro, para compartilhamento de informações dos procedimentos de recuperação judicial em curso.

 

No início deste ano, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) firmou um acordo de cooperação que facilita a comunicação entre as autoridades judiciárias do Estado do Rio de Janeiro sempre que houver uma demanda relativa a empresas em recuperação judicial. O pacto, cuja vigência é por prazo indeterminado, foi firmado com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

 

A melhora na comunicação virá pelo estabelecimento de uma rede de comunicação, por meio eletrônico, para compartilhamento de informações dos procedimentos de recuperação judicial em curso em qualquer esfera da justiça fluminense. Assim, quando, por exemplo, um juízo trabalhista ordenar uma penhora, o juízo da recuperação judicial poderá se manifestar sobre a eventual essencialidade do bem penhorado para fins de sua substituição.

 

O juiz gestor da Centralização e o servidor coordenador da Coordenadoria de Apoio à Execução (Caex) do TRT-1, Igor Fonseca Rodrigues e Marcio Vianna, respectivamente, participaram do grupo de trabalho que elaborou o texto do acordo. Segundo o magistrado, o principal objetivo do acordo é melhorar o relacionamento institucional entre o juízo da recuperação e o juízo trabalhista, o que gerará maior nível de eficiência para ambos os ramos da justiça.

 

“Esse acordo é importante por conferir maior clareza às competências do juízo da recuperação e do juízo trabalhista, reduzindo a chance de conflitos entre ramos do Poder Judiciário. Também é muito relevante a incorporação dos entendimentos mais recentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao acordo de cooperação, o que reduzirá a incidência de conflitos de competência”, explicou o juiz da Caex.

 

O acordo também prevê destinação exclusiva dos depósitos recursais e judiciais existentes na Justiça do Trabalho, por ocasião do pedido de recuperação, para pagamento de créditos trabalhistas. “Para a classe dos credores trabalhistas em especial, o acordo assegura a utilização de valores à disposição da Justiça do Trabalho apenas para pagamento dessa classe, evitando seu uso com outras espécies de credores”, disse Igor Fonseca Rodrigues.

 

Fojurj

O projeto que resultou neste acordo de cooperação foi desenvolvido em estudos realizados por grupos de trabalho instituídos por deliberação do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj).

 

O Fórum, que integra os quatro tribunais sediados no Rio de Janeiro: Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Tribunal de Justiça (TJRJ), Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), tem o objetivo de estabelecer um canal de parceria institucional permanente, visando à integração e ao fortalecimento dos órgãos do Poder Judiciário no Rio de Janeiro.

 

Fonte: TRT 1ª Região – 13/03/2024


Veja também

Comissão aprova projeto que considera prática abusiva a não emissão de nota fiscal ou similar

  A proposta ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da C&...

Veja mais
Caminhoneiro com tanque reserva não tem direito a adicional de periculosidade

A quantidade de combustível contida em tanques para consumo próprio do veículo, ainda que sejam sup...

Veja mais
Sistema que centraliza informações das execuções no PJe será lançado nacionalmente nesta sexta (15)

O Exe-PJe é uma solução criada pelo TRT-15 (Campinas/SP) e estará à disposiç&a...

Veja mais
TRT 3ª Região – PJe e Portal Institucional ficarão indisponíveis na manhã de sábado (16/3)

Comunicamos que todos os serviços de TI, incluindo o PJe e o próprio Portal Institucional, estarão ...

Veja mais
Juíza afasta exigências de regulamentos sobre igualdade salarial

  Com o entendimento de que alguns dispositivos dos regulamentos extrapolaram a legislação de reg&ec...

Veja mais
STJ derruba limite para cálculo de contribuições ao Sistema S

  A edição do Decreto-Lei 2.318/1986 afastou o teto de 20 salários mínimos para a base...

Veja mais
TUSD e TUST integram base de cálculo do ICMS sobre energia, define Primeira Seção; colegiado modula efeitos do julgamento

Sob o rito dos recursos especiais repetitivos (Tema 986), a Primeira Seção do Superior Trib...

Veja mais
Mãe não gestante em união homoafetiva tem direito à licença-maternidade, decide STF

Decisão do Plenário considera a proteção constitucional à maternidade e à inf&...

Veja mais
DIRIGIR VEÍCULO DA EMPRESA EMBRIAGADO E COM CNH SUSPENSA GERAM JUSTA CAUSA

  A Justiça do Trabalho da 2ª Região manteve justa causa a trabalhador que descumpriu o combina...

Veja mais