Ministério da Saúde reforça a importância de doar sangue antes do Carnaval

Leia em 3min 30s

Neste período, pode ocorrer baixa dos estoques, que são fundamentais para salvar vidas. Para contribuir, é preciso estar alimentado, hidratado e sem ingerir bebida alcoólica

 

Às vésperas do feriado de Carnaval, o Ministério da Saúde lembra da importância da doação de sangue junto aos hemocentros de todo o País, inclusive, quem nunca doou pode passar a fazer sua contribuição para manter os estoques abastecidos e ajudar a salvar vidas. Neste período do ano, a tendência é que o número de doações caia, tendo em vista que muitas pessoas mudam a rotina, viajam e aproveitam para descansar, deixando de fazer esse ato de solidariedade.

 

“Para ser um doador, a pessoa precisa estar descansada, bem alimentada, hidratada e sem utilizar bebida alcoólica nas últimas doze horas. Assim, a gente pede para que as pessoas venham antes de iniciar as festividades carnavalescas", explicou o presidente da Fundação Hemocentro do Distrito Federal (FHDF), Osney Okumoto, em entrevista ao Canal Gov.

 

O Ministério da Saúde acompanha, diariamente, a quantidade de bolsas de sangue em estoque nos maiores hemocentros estaduais. Essa é uma das estratégias para evitar um possível desabastecimento de sangue em determinada unidade da federação. Caso necessário, o Plano Nacional de Contingência do Sangue é utilizado, possibilitando apoio logística para o remanejamento de bolsas de sangue para estados com maior dificuldade.

 

Okumoto explicou que, conforme aponta um cálculo estratégico, sabe-se que, em feriados prolongados, o número de acidentes de trânsito aumenta, assim como a ocorrência de brigas, o que resulta na necessidade de mais bolsas de sangue. "As pessoas que são feridas vão até uma emergência de um hospital e, normalmente, precisam de uma bolsa de sangue ou, se vão para a cirurgia, também precisam de sangue. A gente tem que trabalhar com estoques garantidos como forma de prevenção", argumentou.

 

O presidente do hemocentro da capital federal mencionou, ainda, uma particularidade de 2024,  que é o aumento de casos de dengue. Alguns pacientes, sob indicação médica, precisam receber plaquetas - um dos elementos que compõem o sangue. Portanto, neste Carnaval, é preciso contabilizar estoque suficiente para atender também a esse público. 

 

O músico Eduardo Faustino, doador regular, contou que um de seus familiares já precisou de bolsas de sangue e ele sabe da importância desse ato. Ele fez sua última doação na terça-feira (06/02). "Acredito ser muito importante a doação, eu sempre venho quando tenho oportunidade, não só no Carnaval, mas durante o ano todo. É fundamental ajudar as pessoas que precisam de sangue", disse.

 

Doe sangue - Para contribuir, é necessário: apresentar um documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe); ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam do consentimento formal do responsável legal e pessoas com idade entre 60 e 69 anos precisam já ter doado sangue antes dos 60 anos); pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. O Ministério da Saúde informa também que se a doação for feita após uma refeição, é preciso aguardar duas horas.

 

Todo o procedimento de doação, incluindo cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e entrega do lanche, leva, em média, 40 minutos. "Doar sangue não dói, é fácil, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas", incentiva o Ministério.

 

Os tipos sanguíneos O- e  A- são os que costumam ter baixa nos estoques, já que são os mais difíceis de encontrar, segundo Okumoto. Para saber qual é o hemocentro mais próximo de sua residência, clique aqui

 

Por: Agência Gov

 

Texto: Daniella Cambaúva

 

Edição: Ailane Silva

 

Fonte: Agência Gov, 08/02/2024


Veja também

Pesquisa Pronta destaca representação do espólio e competência no crime de inserção de dados falsos

​A página da Pesquisa Pronta divulgou dois entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Produzid...

Veja mais
Banco do Brasil é proibido de taxar envio de pensão alimentícia ao exterior

  Com base em um tratado internacional assinado pelo Brasil para facilitar o pagamento de pensão aliment&...

Veja mais
Juiz pode mudar de ofício procedimento de ação de inventário, decide STJ

  Quando a legislação institui procedimentos diferentes e atribui a cada um deles determinadas cau...

Veja mais
Envio de notificação extrajudicial para endereço errado pode anular liminar

O envio de notificação extrajudicial deve ser enviado ao endereço do devedor indicado no instrument...

Veja mais
Decisão do TJSC reafirma que danos causados ao meio ambiente são imprescritíveis

Decisão da 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) ...

Veja mais
Cumprimento de cota de aprendizagem após início de ação não afasta condenação de empresa

A empresa foi condenada por danos morais coletivos   A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a P...

Veja mais
STJ - Tribunal não terá expediente na segunda e na terça-feira de Carnaval

Conforme consta da Portaria STJ/GP 2/2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não terá exped...

Veja mais
PJSC atenderá em sistema de plantão nas 112 comarcas e no Tribunal de Justiça durante o carnaval

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina funcionará no sistema de plantão para atendimento de casos ...

Veja mais
ABRAS promove Encontro Pós-NRF: desdobramentos e tendências do maior evento de varejo mundial chegam a São Paulo

Desfrutar das inovações e insights apresentados na NRF's Big Show 2024, em Nova York, é uma oportun...

Veja mais