Brinquedos Estrela elimina plástico shrink de todas as embalagens de jogos

Leia em 2min 10s

Em uma iniciativa pioneira, a Brinquedos Estrela está extinguindo as embalagens de plástico shrink de sua linha de jogos a partir de agosto. Esse material é um plástico bem fino e elástico que envolve as embalagens, e que demora mais de 70 anos para se decompor na natureza, segundo o especialista técnico em plástico do Projeto Prumo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Brasil Santiago da Silva.

 

"Temos responsabilidade pelas influências que passamos para as crianças. O plástico não tem função para o jogo. Apenas proteção. Se é mais uma atitude que podemos fazer para favorecer o meio ambiente e evitar o desperdício, então, ele será eliminado", afirmou o diretor de marketing da Estrela, Aires Leal Fernandes. Ele explicou que as embalagens de papelão da linha também serão reformuladas, sendo feitas com papel mais resistente. Ganharão uma plastificação especial que dará brilho à embalagem e também viscosidade para que os lojistas possam colar nelas etiquetas que poderão ser retiradas sem que as embalagens sejam danificadas.

 

"Além disso, haverá selos de proteção para o jogo não ser aberto no ponto de venda", ressaltou o executivo. Os plásticos internos que acondicionam as peças dos jogos serão alterados por outros com zip, uma trava que permite que ele seja aberto e fechado quantas vezes for preciso. Dessa forma a empresa também contribui com o meio ambiente, agregando ao jogo um material que será reutilizado. Esta iniciativa finaliza uma sequência de ações da Estrela ligadas à linha de jogos. No ano passado, a fabricante de brinquedos lançou o primeiro produto com plástico verde do mercado: o Banco Imobiliário Sustentável.

 

Além de ter a sustentabilidade como tema, ele conta com embalagem e tabuleiro em papel reciclado e peões feitos com o plástico à base de cana-de-açúcar desenvolvido com exclusividade pela Petroquímica Braskem. Outro jogo lançado recentemente com essa temática sustentável é o Novo Mundo. Conforme os jogadores vão respondendo corretamente a questões sobre o meio ambiente, eles vão ganhando recursos para despoluir o planeta e afastar o perigo do aquecimento global.

 

"Se trazemos jogos que estimulam as crianças a conhecerem mais sobre o tema, nós não podemos ficar na teoria, por isso encontramos na retirada do plástico shrink uma ação prática", afirmou o presidente da empresa, Carlos Tilkian. "Queremos adotar o plástico verde em mais produtos de nossa linha. Assim que a Braskem estiver produzindo esta matéria-prima em maior escala, nós a aplicaremos em outros itens", acrescentou.

 

Veículo: Jornal do Commercio de Manaus


Veja também

Wal-Mart terá loja TodoDia em Taquara

A rede Wal-Mart anunciou ontem investimento de R$ 5 milhões na abertura de uma loja com a bandeira TodoDia no mun...

Veja mais
Shoppings cheios uma semana antes do Dia dos Pais

O último final de semana antes do Dia dos Pais, que será celebrado no dia 9 de agosto, teve corredores che...

Veja mais
Refeição coletiva quer atuar no varejo

Empresas de refeições coletivas como a De Nadai e Nutrin, resolveram diversificar a atuação ...

Veja mais
Makro expande rede e abre loja em Vila Velha

Atento ao crescimento do mercado atacadista no Brasil, a rede líder do setor, Makro, anunciou ter aberto na &uacu...

Veja mais
Região de Campinas cria mais de 2 mil vagas de trabalho

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) apresentou no acumulado de janeiro a maio de 2009 saldo positivo de 1.83...

Veja mais
Chuvas nas lavouras põem em risco qualidade do café

Os preços do café, sobretudo os de melhor qualidade, seguem firmes no mercado interno, impulsionados pela ...

Veja mais
Boa safra nos EUA tira suporte dos grãos

Os preços de soja, milho e trigo, as principais commodities agrícolas negociadas no mercado internacional,...

Veja mais
De caça a caçador, Ricardo Eletro avança

Uma nova loja da Ricardo Eletro foi inaugurada com pompa na sexta-feira, em uma cidadezinha do Pantanal mato-grossense. ...

Veja mais
Procedência

O Grupo Pão de Açúcar vai lançar um serviço inédito no Brasil. Ao comprar um i...

Veja mais