Vendas do grupo Casino caem 1,9% no trimestre

Leia em 2min 20s

O grupo francês de supermercados Casino registrou uma queda de 1,9% em suas vendas totais no segundo trimestre, que ficou dentro das expectativas dos analistas, provocada pela redução dos preços do petróleo e pelas vendas menores em seus hipermercados franceses.

 

Mas a companhia informou que as vendas básicas, excluindo gasolina e os efeitos do calendário, cresceram 1,1%, com um aumento de 4,8% em seus negócios internacionais compensando uma queda de 1,1% no mercado doméstico, e as vendas dos supermercados e hipermercados caindo a um ritmo mais lento. No Brasil, o Casino é sócio do Grupo Pão de Açúcar desde 1999.

 

"As vendas nos hipermercados mostraram uma melhoria visível, com as vendas no critério mesmas lojas caindo 4,2%, excluindo as de gasolina - contra uma queda de 8,6% no primeiro trimestre. Essa melhora foi apoiada em iniciativas de marketing lançadas desde o fim de março", observou ontem o Casino em um comunicado.

 

O grupo supermercadista apresentou vendas consolidadas de € 6,82 bilhões no segundo trimestre, incluindo € 4,32 bilhões na França, em comparação à estimativa média de € 6,8 bilhões de três analistas consultados pela Reuters, que esperavam vendas de € 4,3 bilhões na França. No acumulado de janeiro a junho, o faturamento do grupo atingiu € 13,45 bilhões.

 


O também francês Carrefour, segundo maior grupo varejista do mundo, perdendo apenas para a rede Wal-Mart dos Estados Unidos, deverá apresentar uma queda de 1,9% nas vendas do segundo trimestre -- que a companhia deve anunciar hoje -, para € 23,28 bilhões.

 

Os grupos varejistas vêm tendo mais dificuldades este ano, por causa da recessão que está levando os consumidores a ficarem mais atentos aos seus orçamentos domésticos e a gastar menos com itens supérfluos. Isso está afetando particularmente os hipermercados.

 

A Casino disse que seus formatos de conveniência na França estão tendo desempenhos satisfatórios, com as vendas em alta, enquanto os clientes de suas lojas de descontos estão limitando suas compras. Isso provocou uma queda de 6,1% nas vendas, sob o critério mesmas lojas, de sua rede Leader Price.

 

"O grupo está seguindo seu plano de negócios e continua implementando rapidamente seu programa de corte de custos e otimizando seus portfólios de produtos alimentícios e não-alimentícios", informou o Casino.

 

A companhia acrescentou que ainda espera melhorar seu endividamento líquido em relação aos lucros antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações (lajida) até o fim do ano, colocando-o abaixo de 2,2$ até o fim do ano que vem.

 

As ações da Casino, que subiram 2,9% ontem, acumulam desvalorização de 14,3% no ano, desempenho inferior ao do índice DJ Stoxx European Retail Index, de 19,2%.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Supermercados aprimoram seção de padaria

Enquanto as padarias tradicionais buscam modernizar o ponto-de-venda para competir no setor de food-service, as redes su...

Veja mais
Wal-Mart lança projeto de selo "verde" para produtos

Seus 100 mil fornecedores terão de cumprir exigências ambientais  O grupo de varejo Wal-Mart est&aacu...

Veja mais
Marketing: O presente do "rei" Roberto Carlos

Uma propaganda espontânea feita a mais de 1,6 milhão de domicílios em todo o país por Roberto...

Veja mais
Lojas do supermercado Rissul aderem a carrinho de plástico

Em substituição aos convencionais aramados de metal, supermercados de diferentes regiões do Pa&iacu...

Veja mais
As grandes redes, em direção ao atacado

Depois de içar bandeiras de lojas pequenas e simplificadas por todos os cantos do País – como Extra ...

Veja mais
Faturamento de R$ 158 bilhões em 2008

O setor supermercadista brasileiro faturou R$ 158,5 bilhões em 2008, o que equivale a 5,5% do PIB nacional. As ve...

Veja mais
Ressaca em restaurantes, fartura nos supermercados

Razão direta da crise: os consumidores reduziram seus gastos em bares e restaurantes e estão comendo e beb...

Veja mais
Meritocracia estimula inovação nas empresas

Um estudo feito pelo Insper (antigo Ibmec São Paulo) apontou que, quanto mais uma empresa aplica um método...

Veja mais
Leve alta nas vendas de papelão ondulado

Considerada um dos termômetros da atividade econômica do País, a venda de papelão ondulado da ...

Veja mais