Demanda por detergente para lavar louça cresce 12% em 2020

Leia em 2min 20s

Por conta da pandemia, o consumo de detergente para pia e máquina de lavar louça subiu em toda a América Latina, revela estudo da Kantar

 

Famílias aperfeiçoaram hábitos por conta da pandemia e consumo de detergente líquido de lavar louça cresceu 12%, assim como do produto em pó e dos tabletes para máquinas de lavar na América Latina em 2020. A categoria lidera o aumento das vendas entre os produtos de limpeza e cuidados com o lar, de acordo com a pesquisa Winning Omnichannel, da Kantar.

 

“É um movimento que acontece desde o início da pandemia, com as pessoas mais tempo em casa, inclusive, cozinhando mais, o que provocou uma grande mudança no setor de produtos de limpeza, principalmente, para uso doméstico”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

 

Segundo o executivo, a produção de detergentes ficou, praticamente, estável entre os anos de 2015 e 2019 – passou de cerca de 484 mil litros, em 2015, para 487 mil, em 2019. “Foi um aumento de demanda, de certa forma inesperado em 2020, mas que foi bem absorvido pelos fabricantes de saneantes”.

 

Um detalhe que chama a atenção é o aumento na procura pelos produtos destinados à higienização em máquinas de lavar-louças”, diz ele, lembrando que a indústria tem feito investimentos e lançado produtos direcionados para a higienização em máquinas.

 

“Nos últimos anos, tivemos diversos lançamentos de produtos específicos para uso em máquinas lava-louças. É um nicho que tem tido bastante crescimento em 2021 e pode repetir a alta de dois dígitos do ano passado”, completa.

 

Hoje, a indústria de saneantes já oferece uma série de alternativas de detergentes para lavagem em máquina, ao contrário de anos passados quando havia apenas duas ou três marcas disponíveis nas gôndolas.

 

Coincidência ou não, o eletrodoméstico virou objeto de desejo dos brasileiros. De acordo com dados do Google, a máquina de lavar-louças foi o eletrodoméstico que registrou a maior alta entre as pesquisas dos internautas do Brasil em 2020, com crescimento de quase 95%.

 

“Este é um dos reflexos que notamos com a chegada da pandemia. Passando mais tempo em casa, é natural que as pessoas busquem alterativas para tornar a limpeza diária mais fácil e confortável”, analisa Engler.

 

Uma das vantagens da lavagem da louça em máquina é que, além de prática, pode economizar de 80% a 90% de água, na comparação com a limpeza de forma manual. “Isso é primordial, especialmente, quando estamos prestes a enfrentar uma grande crise hídrica, como a que deve acontecer neste ano”, complementa o responsável da entidade.

 

Os fabricantes ressaltam a qualidade da higienização da lavagem em máquina, já que muitos dos detergentes desenvolvidos possuem enzimas que limpam e desengorduram com maior eficácia, com baixo consumo e excelente biodegradabilidade”, afirma Engler.


Redação Superhiper 


Veja também

Ipea aumenta previsão de alta do PIB do setor agropecuário

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou de 2,2% para 2,6% a previsão de crescimento do Pr...

Veja mais
Busca por alimentos saudáveis cresce na pandemia

Estudo da Nielsen detecta que artigos saudáveis alavancaram a venda da cesta de alimentos em 2020 A pandemia...

Veja mais
Poder de compra do avicultor cresce, mas ainda é menor que em 2020

O poder de compra do avicultor de postura frente aos principais insumos de alimentação (milho e farelo de ...

Veja mais
Veran implementa primeiro delivery zero carbono da América Latina

 O projeto entra em atividade no momento em que a rede registrou crescimento de 300% da operação do d...

Veja mais
Condor reinaugura loja histórica da rede

 Com 41 anos de operação, unidade foi modernizada com aporte de R$ 2.5 milhões  &nbs...

Veja mais
Tirol registra salto expressivo em categorias de alto giro

 Desempenho positivo é atribuído ao aumento da demanda e da capacidade produtiva da companhia &n...

Veja mais
PIB cresce 1,4% em fevereiro, segundo cálculo da FGV

 PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão. Resulta sinaliza continuidade na recuperaç...

Veja mais
Savegnago lança novo conceito de loja a anuncia plano de expansão

 Novas reformas e inaugurações estão no planejamento da companhia, incluindo a entrada em uma ...

Veja mais
Grupo Eataly busca novo sócio no Brasil

 Após aporte dos atuais acionistas na pandemia, companhia quer avançar com novas unidades no pa&iacut...

Veja mais