Mudança de hábito: brasileiro prefere alimentos mais naturais

Leia em 2min 30s

Em busca de saúde, o brasileiro vem adotando hábitos mais saudáveis de consumo e de vida. É o que aponta a pesquisa Nielsen realizada no primeiro semestre deste ano. No supermercado, os consumidores têm optado por produtos com adição de fibras, vitaminas e minerais (45%) e alimentos orgânicos (35%). Além disso, estão reduzindo gordura (57%), sal (56%), açúcar (54%), alimentos industrializados (38%), cafeína (34%), lactose (27%) e glúten (27%). Dos mais de 21 mil entrevistados, 74,3% afirmaram "ter saúde" como um dos objetivos de vida e 33% disseram fazer exercícios regularmente.

 

Em 2017, o segmento de alimentação saudável ultrapassou a marca de um trilhão de dólares em vendas no mundo e segue crescendo acima dos 15% anuais. A mudança de hábitos abre espaço para que novas marcas abocanhem mercado numa velocidade jamais vista, competindo entre gigantes em poucos anos. É o caso da americana RX Bar, que trouxe ao mercado barras de proteína naturais e nutritivas - diferentes das açucaradas barras de cereal - e viraram febre nas academias dos EUA.

 

No Brasil, a tendência das barras naturais de proteína chegou pelas mãos da LivAmazon, uma empresa matogrossense que produz barras semelhantes à americana, porém adicionadas de nutritivos frutos da Amazônia, como o açaí, o camu-camu e a castanha-do-brasil. Com até 12g de proteína, a barra combina as frutas e castanhas com clara de ovo desidratada. Não há nenhum tipo de aditivo químico como conservantes, corantes ou adoçantes.

 

Atentos às preferências dos consumidores, a LivAmazon utiliza matéria-prima orgânica ou de procedência selecionada. A clara do ovo, por exemplo, vem de galinhas criadas livres de gaiolas, alimentadas com ração vegetal e não submetidas a antibióticos.

 

"É um alimento para quem quer se nutrir de forma consciente e busca um corpo saudável, independente da idade. É pra quem pega pesado na academia ou quer apenas encaixar na dieta, pois é densa em proteína e nutrientes que o corpo precisa. E são uma delícia!" destaca Carol Cortese, diretora da LivAmazon.

 

Outra tendência que o produto contempla é a transparência. 74% dos clientes conscientes querem saber tudo que há no produto. Por isso, Carol explica que todos os ingredientes das barras estão descritos na frente da embalagem de forma clara e em letras grandes. "Não temos nada a esconder. Ao contrário, temos muito orgulho de mostrar que trabalhamos somente com bons ingredientes da natureza combinados, sem disfarces", frisa Carol.

 

As barras podem ser encontradas em lojas especializadas e pelo e-commerce www.livamazon.com.br

 

Preservando a Amazônia

 

Com os olhos de todo o mundo voltados para a importância da preservação da Floresta Amazônica, outro ponto que tem chamado a atenção dos consumidores é o incentivo à proteção da mata nativa. "Ao estimular a coleta de frutos nativos, como a castanha-do-brasil, o açaí e o camu-camu, fazemos com que a mata tenha mais valor em pé do que serrada", finaliza Carol.

 

Fonte: Terra


Veja também

Consumidor busca por varejos com marcas mais sustentáveis, diz estudo

  Escolher ter marcas sustentáveis no varejo pode ser vantajoso, rentável e ainda ajudar a alavancar...

Veja mais
Estação da Sé com cheirinho de linguiça no ar

A OpusMúltipla (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação) criou para a Frimesa um painel que...

Veja mais
Menos de 5% dos brasileiros são leais no consumo, revela pesquisa

  O novo levantamento da Nielsen Brasil, divulgado nesta quarta-feira (16), revelou que menos de 5% dos brasileiro...

Veja mais
Consumo de orgânicos cresce, mas custo e acesso ainda são desafios

De acordo com a edição de 2019 da pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil, encomendada p...

Veja mais
Brasileiro não abre mão do pãozinho e categoria industrializada cresce no País

Mesmo com tendência de queda de categorias de consumo massivo, o pão não perdeu espaço na mes...

Veja mais
Saudabilidade nas lancheiras

Segundo estudo da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, cereais matinais, bebidas lácteas...

Veja mais
Comércio será obrigado a divulgar valor de desconto nas promoções aos clientes

Foi aprovado ontem (10/10), no plenário da ALERJ, o projeto de lei 2362/2017, dos deputados estaduais Waldeck Car...

Veja mais
A nova fase do Consumidor.gov.br

Foi em 2015 que o Código de Processo Civil (CPC) passou por uma reforma e incluiu novidades importantes na rotina...

Veja mais
Informações sobre alergênicos em rótulos: saiba quais são os seus direitos

Já passou pela situação de sair para comprar um alimento e não saber se o que contém ...

Veja mais