Grupo Pão de Açúcar projeta expansão no Nordeste

Leia em 3min 30s

O Grupo Pão de Açúcar espera faturar R$ 20 bilhões em 2008 e, para isso, investe na expansão de suas unidades no País


    

Grupo deve investir R$ 733 milhões este ano em lojas em todo o País (Foto: Fco Fontenele) O Grupo Pão de Açúcar comemora 60 anos no próximo dia 7 de setembro com um crescimento de 18% nas vendas brutas do primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2007. No Ceará, a companhia comemora um desempenho ainda melhor: incremento de 26% nas vendas na comparação entre os dois períodos. Segundo Ramatis Rodrigues, diretor executivo comercial do grupo, tal resultado deve-se a diversos fatores, como a expansão no número de lojas da rede, reformas de pontos de venda, melhoria no serviço das lojas e no sortimento de itens, com a inclusão de produtos regionais, bem como mudanças no modelo de gestão. "Demos mais autonomia ao Nordeste, o que permite mais agilidade para tomadas de decisão", explica.

 

De olho no potencial do mercado nordestino, executivos da companhia participaram esta semana de um encontro com os principais fornecedores locais, bem como os nacionais com atuação regional. A meta é fortalecer laços e a atuação do grupo no Nordeste. Atualmente, as 46 lojas da companhia na Região têm 10% de participação no faturamento do Grupo. Deste percentual, o Ceará responde por 40%, seguido por Pernambuco e Bahia, com cerca de 20% cada.

 

Para 2008, o Grupo projeta um faturamento de R$ 20 bilhões, sendo que até 2010 espera alcançar números superiores a R$ 27 bilhões. Para tanto, aposta na expansão, estratégia para a qual vai investir R$ 733 milhões só este ano. Destes, mais de R$ 500 milhões serão destinados à aquisição de novos terrenos, reformas e infra-estrutura. Outros R$ 224 milhões vêm sendo aplicados em inaugurações e conversões de lojas, sendo R$ 64 milhões só na rede de atacarejo Assai, cuja primeiro ponto de venda de Fortaleza será inaugurado no final de outubro, na avenida Bezerra de Menezes, no bairro Otávio Bonfim.

 

Serão 91 novos pontos de venda no País, sendo dois hipermercados Extra, cinco supermercados (três Pão de Açúcar e dois CompreBem), 60 Extra Fácil (lojas de conveniência), 14 Assai (Atacarejo/Cash&Carry) e 10 postos de combustível. E a meta é continuar investindo. "O plano de investimentos de 2009 será aprovado em reunião em setembro, mas será bastante mais agressivo no processo de expansão. Em 2008, fizemos uma redefinição de estratégia e de formatos, mais do que expansão", ressalta Ramatis Rodrigues.

 

ANIVERSÁRIO

 

Desde ontem e durante todo o mês de setembro, o Grupo Pão de Açúcar comemora seu aniversário de 60 anos com ofertas nas 575 unidades de todas as bandeiras do grupo no Brasil. Esta é a primeira vez que todas as marcas da companhia unem-se em uma mesma ação promocional. A expectativa é atingir um crescimento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado nos primeiros 10 dias da promoção, que demandou investimentos da ordem de R$ 12 milhões. Ontem, entre os produtos em oferta, o consumidor pôde encontar TVs de LCD de diversas marcas e tamanhos a partir de R$ 499 (15"), entre outros.

 

O aniversário coincide com um momento em que a companhia aposta no lançamento de marcas próprias únicas, para todas as bandeiras. Além da Taeq, que já atua no segmento têxtil e de alimentos, haverá as marcas Qualitá, Pão de Açúcar e Casino, na área de alimentação, e Cast e Cherokee (têxtil).

 

DICIONÁRIO

Atacado: Comércio em grande escala, realizado entre produtores, grandes empresas de comércio e varejistas, para que o produto possa chegar ao consumidor final.

Varejo: Atividade comercial situada no elo final da cadeia que liga o produtor e o consumidor. Geralmente, é no varejo que os consumidores obtêm as mercadorias de que necessitam para reproduzir sua vida individual e social.

O atacarejo une os dois conceitos.

 


Veículo: O Povo - CE


Veja também

Adeus à latinha do Pó Royal

    Veículo: O Globo - RJ...

Veja mais
Renovação no mix

Manter o sortimento de itens à venda sempre atual e apresentar novos produtos ao consumidor de forma eficiente s&...

Veja mais
Moda para pequenos

Da mesma forma que seu público-alvo, o mercado de vestuário infantil cresce a cada dia e é hoje res...

Veja mais
Pesquisa aponta os supermercados mais baratos em SP; veja ranking

A Pro Teste, associação de defesa dos consumidores, divulgou nesta terça-feira a relaç&atild...

Veja mais
Indústria do leite se reúne para pedir crédito ao governo

Mais de 30 empresas ligadas à indústria do leite, entre elas Nestlé, Parmalat, Itambé e Perd...

Veja mais
Inflação caiu na última semana de agosto em Belo Horizonte

IPC-S recuou para 0,62%, puxado pelos alimentos.   A cebola apresentou umaumento expressivo, saltando de 10,04% ...

Veja mais
Laticínios e produtor recorrem ao governo

Produtores e indústrias de leite vão pedir ao governo ajuda no escoamento do excesso de produç&atil...

Veja mais
Ayrton Senna pode ser esticada para ligar São Paulo ao Rio

O governador de São Paulo, José Serra (SP), lança o projeto para construção de uma no...

Veja mais
SP quer construir alternativa à Via Dutra

Obra, em parceria com governo fluminense, deverá custar R$ 3,1 bi   O governo de São Paulo anuncio...

Veja mais