O acompanhamento da rotina nos mínimos detalhes é imprescindível para manter o negócio de pé
Brusque (SC), 20 de junho de 2016 – Frente à crise político-econômica que se estende por todo o País e ainda está longe de terminar, é preciso prestar mais atenção na administração do próprio negócio. No que diz respeito ao varejo, o Hiper (www.sistemahiper.com.br), sistema de gestão de ponto de venda para micro e pequenos lojistas, sugere alguns indicadores de performance para fazer o acompanhamento cauteloso do cotidiano no estabelecimento comercial. Dessa forma, é possível manter o negócio de pé sem precisar se deparar com eventuais contratempos.
Valor de faturamento
Valor de vendas de cada loja, com acompanhamento diário e comparativo em relação a outros períodos (dia/semana/mês/ano anterior). O faturamento é encarado como o principal indicador de performance. Porém, sozinho, pode não expressar com fidelidade a eficácia das ações de vendas.
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Volume de vendas
Número de vendas realizada em cada loja dentro de um período (diário, semanal, mensal), comparando com períodos anteriores. A quantidade de vendas realizadas ajuda a medir a eficiência da conversão dos clientes atendidos.
Clientes atendidos
Número de clientes atendidos em cada loja dentro de um período (diário, semanal, mensal) em comparação a períodos anteriores. Pode ser interessante avaliar por cada integrante do time de vendas, o que viabiliza a geração de um quadro mais rico de comparações.
Margem de lucro
Indicador de margem para as vendas realizadas em cada loja. Permite comparar, dentre as lojas que melhor trazem retorno financeiro, pois existem lojas que vendem produtos com melhor margem, embora com volume menor de vendas; e lojas com maior volume de vendas, mas com lucratividade menor.
Valor de descontos concedidos
Valor de descontos concedidos por cada loja, com acompanhamento diário e comparativo com outros períodos (dia/semana/mês/ano anterior). O desconto afeta a rentabilidade das vendas. Portanto, é importante acompanhar e regular o volume de descontos praticados, caracterizando-se um importante indicador de segurança para o administrador.
Percentual de descontos concedidos
Percentual de descontos concedidos por cada loja, com acompanhamento diário e comparativo com outros períodos (dia/semana/mês/ano anterior). Acompanhar os descontos por valor apenas podem trazer distorções quando se trabalha com produtos de maior valor. Portanto, é indicado trabalhar com o indicador no par valor e percentual.
Ticket médio por venda
Valor do ticket médio de cada venda, obtido com o valor total de vendas dividido pelo número de vendas. Ajuda a entender o quanto de esforço será necessário para alcançar as metas de vendas, considerando quanto cada venda representa.
Média de itens por venda
Quantidade média de itens contidos em cada venda, obtido a partir do total de itens vendido dividido pelo número de vendas. Possibilita o entendimento do giro de produtos para cada venda realizada e a realização de ações para aumentar o ticket médio, a partir de ações para vender mais produtos, considerando cada cliente atendido.
Sobre o Hiper
O Hiper (www.sistemahiper.com.br) consiste em uma plataforma de gestão de ponto de vendas de alta produtividade e fácil manuseio para micro e pequenos lojistas. Atende segmentos variados de varejo, tais como lojas, conveniências, oficinas, distribuidores e atacadistas, autopeças, supermercados, entre outros. Seu sistema beneficia os usuários com efetivação de vendas e controle de estoque; Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e cupom fiscal eletrônico via impressora fiscal (ECF), NFC-e e SAT Fiscal, a depender da cada legislação local; clientes e fornecedores; contas a pagar e a receber; SPED-Fiscal e contribuições; e ordens de serviço. Pode ser acessado por intermédio de smartphone, tablet ou computador e, para contratá-lo, é preciso uma assinatura mensal via site, além de também contar com uma rede de revendedores autorizados.
Veículo: InfoMoney