Desperdício e perda de alimentos custam US$ 940 bi por ano

Leia em 1min

Fim de feira: alimento não consumido colabora para efeito estufa



O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) alertou que o desperdício e a perda de alimentos no mundo geram um custo anual de US$ 940 bilhões, o equivalente a mais de R$ 3,3 trilhões. O relatório "Padrão Global para Medir Desperdício e Perda de Alimentos", lançado ontem em Copenhague, na Dinamarca, diz que um terço de toda a comida é perdida ou desperdiçada no caminho entre o local de produção e o de consumo.

Segundo o Pnuma, isso ocorre ao mesmo tempo que mais de 800 milhões de pessoas no mundo estão subnutridas, quase quatro vezes a população do Brasil. O documento aponta ainda que a perda e o desperdício de alimentos são responsáveis por 8% das emissões de gases de efeito estufa. Se os dados representassem um país, estaria entre os três maiores poluidores, atrás da China e dos Estados Unidos.

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que o relatório pede a países e empresas o uso dos padrões definidos para medir e relatar perdas. Isso deve ser paralelo às ações para alcançar a terceira meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, que determina cortar pela metade o desperdício de alimentos até 2030.




Veículo: DCI


Veja também

Confiança do consumidor de Fortaleza cresce 6,2% em junho

Acompanhando a melhora no Índice de Confiança, a taxa de pretensão de compras teve avanço de...

Veja mais
Soja alcança R$ 96,26 a saca colocada no porto

Os preços da soja vêm atingindo novos recordes nominais no mercado brasileiro, conforme indicam dados do Ce...

Veja mais
Serasa: movimento de consumidores no comércio cai 0,5% em maio e 8,7% em 5 meses

A piora do emprego e a restrição ao crédito inibiram a ida de consumidores brasileiros ao com&eacut...

Veja mais
Alimentos processados e soja puxam inflação no atacado

Alimentos processados e soja foram os principais responsáveis pela aceleração da inflaç&atil...

Veja mais
Alimentos Zaeli espera crescer 15% em volume de vendas com as festas juninas 2016

Indústria se apresenta nas redes varejistas do País com 2000 barracas promocionais   Com um portf...

Veja mais
Nestlé lança campanha para KitKat® Chunky

Para apresentar os quatro sabores, o comercial da marca traz imagens de dar água na boca   ...

Veja mais
Dia dos Namorados cria boa expectativa para o comércio

Festa junina, chegada do inverno e o Dia dos Namorados, comemorado no próximo domingo, dia 12, estão movim...

Veja mais
Marca nacional ganha força no licenciamento

Para brigar com produtoras internacionais, como Disney e Warner, companhias brasileiras remodelam seus personagens e inv...

Veja mais
Farmacêuticas terão mais prazo para atender exigências da rastreabilidade

Executivos da cadeia contam que a data-limite para adaptação dos processos de produção de me...

Veja mais