Lucro dos shoppings caiu 75% em 2015

Leia em 3min

                                          Resultado atingiu R$ 246,5 milhões, sendo o pior registrado em sete anos pelo setor no Brasil.

O setor de shopping centers fechou o ano passado com o menor lucro líquido em sete anos, de acordo com levantamento feito pela Economatica entre 2009 e 2015. O ganho do setor, de R$ 246,5 milhões, indicou baixa de 75% frente ao ano anterior e se manteve numa queda sequencial desde 2012, quando atingiu o melhor momento, com R$ 2,62 bilhões.

A Multiplan foi a empresa com resultado mais elevado no ano de 2015, com lucro de R$ 362,1 milhões, apesar da queda de 1,60% com relação a 2014. A JHSF teve o maior crescimento porcentual do lucro em 2015, com alta de 159,3%, frente ao ganho de R$ 41,7 milhões em 2014.

Das seis empresas acompanhadas no setor (Aliansce, BRMalls, General Shopping, Iguatemi, JHSF e Multiplan), somente a General Shopping teve prejuízo no ano de 2015, no valor de R$ 551,9 milhões. Com perdas consecutivas desde 2010, a companhia teve os resultados nominais mais baixos em todos os anos do estudo, na comparação com as concorrentes.
Além de liderar a lista de maior lucro, a Multiplan foi a empresa que se mostrou com valor de mercado mais elevado da amostra em 2016, com R$ 10,97 bilhões, o que representou 41,1% do total do setor. O crescimento do valor de mercado da empresa em 2016 com relação a dezembro de 2015 foi de 53,71%.

Já a General Shopping foi a única que registrou queda de valor de mercado em 2016, com variação negativa de 8,93%, para R$ 165,750 milhões. Em geral, as empresas do setor tiveram crescimento de 46,51% no valor de mercado, para R$ 26,694 bilhões.

Receita - Apesar da queda no lucro, o crescimento nominal das receitas no setor foi constante nos últimos sete anos. Em 2015, o conjunto de empresas avaliadas teve crescimento de 2,55% ou R$ 110,7 milhões em vendas. O levantamento apontou ainda que, desde 2009, o setor cresceu 138,16%, ao sair de R$ 1,87 bilhão em receitas para R$ 4,45 bilhões no ano de 2015.

A BRMalls foi a empresa com maior faturamento no ano de 2015, com R$ 1,36 bilhão, o que representou 30,6% do total do setor. A Multiplan teve o segundo melhor desempenho, com R$ 1,06 bilhão ou 23,9% do setor. Das seis empresas, somente a Multiplan teve recuo da receita em 2015 com relação a 2014. Em 2015, as vendas da Multiplan fecharam em R$ 1,06 bilhão contra R$ 1,11 bilhão em 2014, queda de 4,35%.

Dívida - O endividamento bruto consolidado das empresas em 2015 foi de R$ 14,41 bilhões contra R$ 14,5 bilhões em 2014, queda de 0,61%. No período de 2009 a 2015, O endividamento do setor teve expansão de 437,5%. Vale ressaltar que 2015 foi o único ano a mostrar queda da dívida no estudo.

A empresa com maior estoque de dívida do setor foi a BrMalls, com R$ 5,49 bilhões, seguida pela Multiplan, com passivo de R$ 2,17 bilhões. A JHSF teve queda de 22,27% da dívida no ano de 2015 com relação a 2014, marcando o maior recuo das seis empresa da amostra.

A Economatica consolidou o desempenho de seis empresas do setor de administração de shopping centers de 2009 até 2015. Todas as análises foram elaboradas com base nos demonstrativos financeiros apresentados pelas empresas à Comissão de Valores Mobiliários.

 

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Venda de item para beleza deve recuar neste ano

O mercado de beleza, apesar de mais resiliente, também sofre com os efeitos da crise econômica. A conclus&a...

Veja mais
Indústria paulista perde participação no País com descentralização, diz CNI

A indústria de São Paulo está perdendo participação na economia, com o avanço ...

Veja mais
Brasileiro vê pouca transparência nas marcas

Um estudo realizado pela Cohn & Wolfe revelou que 80% dos brasileiros consideram que as marcas do varejo não ...

Veja mais
Vendas no varejo paulistano caíram 12,7% no primeiro quadrimestre, diz ACSP

As vendas no varejo de São Paulo caíram 12,7% no primeiro quadrimestre de 2016 em relação ao...

Veja mais
CNC: varejo fechou 2,2% de postos de trabalho no 1º trimestre

Com base em dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), a Confederaç&a...

Veja mais
Supermercadistas preveem queda nas vendas em 2016

                    ...

Veja mais
Consumo em supermercados voltou ao nível de 2010, diz pesquisa

O consumo nos supermercados voltou ao nível de 2010 em volume de compras. Mesmo assim, os consumidores não...

Veja mais
Varejistas apostam no Dia das Mães

                    ...

Veja mais
'O varejo precisa compreender os jovens', diz Luiz Alberto Marinho, da consultoria Gouvêa de Souza

Luiz Alberto Marinho, da consultoria Gouvêa de Souza, mostrou tendências de comportamento dos consumidores j...

Veja mais