Quanto mais informação, mais pessimismo no varejo

Leia em 2min

Em outubro, a confiança dos comerciantes chegou ao nível mais baixo desde 2003, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) calculado pela entidade revelou um fato ainda mais preocupante: nas regiões mais desenvolvidas do Sudeste e do Sul o pessimismo é maior.

A confiança dos empresários é avaliada por três parâmetros: condições atuais, expectativas e investimentos – e o termo médio é de 100 pontos, ou seja, abaixo disso predomina a desconfiança. Na média, o Icec registrou 81,9 pontos em outubro, 3% menos do que em setembro e 24,6% menos do que em outubro do ano passado.

Mas é na aferição da conjuntura que a percepção entra no campo mais negativo. Na Região Sudeste, a confiança nas condições atuais atingiu 37,1 pontos, queda de 9,4% em relação a setembro e de 48,7% em relação a outubro de 2014, com ajuste sazonal. Na Região Sul, o indicador foi de 42,5 pontos, queda mensal de 13,9% e de 40,5% em relação a 2014. De setembro a outubro se acentuaram as expectativas desfavoráveis para o ritmo da atividade.

É a economia em geral, muito mais do que o setor ou a empresa, que mais preocupa os entrevistados da pesquisa. São muitas e fortes as razões para o desânimo. Nas últimas semanas ficou claro que a inflação em 12 meses chegou a 10%, o déficit público será muitas vezes superior ao imaginado sem que haja boas perspectivas para 2016 e o desemprego medido pela Pnad Contínua é crescente, podendo superar 10% nos próximos meses.

Chega a ser surpreendente que as expectativas dos empresários consultados pela CNC ainda estejam no campo positivo (122,8 pontos em outubro), com queda de “apenas” 16% comparada a outubro de 2014. Muitas empresas parecem ainda ter alguma gordura para queimar, como cadeias de lojas que não repassam para os consumidores as altas de preço de produtos importados, na tentativa de evitar um período de Natal com vendas fracas, como preveem os analistas.

A baixa confiança dos empresários do comércio afeta, em especial, as expectativas quanto aos investimentos, que caíram 33,7% em relação a outubro de 2014 e às contratações (-30,8%), em especial de trabalhadores temporários para o fim de ano. O comportamento do varejo nas próximas semanas parece decisivo para o emprego em 2016.

 



Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo


Veja também

Após dois meses de queda, preço da cesta básica volta a subir no Vale

        Isso é o que revelou a pesquisa do Nupes, aumento 0,88%. O açú...

Veja mais
Black Friday terá 28% das vendas para clientes novos

A edição de 2015 da Black Friday no Brasil, marcada para o dia 27 de novembro, deve contar com a participa...

Veja mais
Atividade na indústria sobe após cinco meses em queda

                    ...

Veja mais
Fabricantes de panetone investem em marcas próprias

Os panetones de marca própria podem incomodar as grandes fabricantes este ano. Mas também podem ser uma so...

Veja mais
Aumenta o interesse por cosméticos entre os homens

                    ...

Veja mais
Cotações do milho e da soja estão atrativas

                    ...

Veja mais
Novo consumidor brasileiro quer preço, política e igualdade

A crise econômica, que tem tirado o sono dos varejistas, pode ser oportunidade de conhecer melhor o cliente. De ac...

Veja mais
Preços de alimentos já subiram até 68% nos últimos 12 meses

                    ...

Veja mais
Atividade do varejo tem maior recuo em outubro desde 2003

O movimento dos consumidores nas lojas recuou 3,3% em outubro ante setembro, de acordo com o Indicador Serasa Experian d...

Veja mais