Lojas Retes repensa plano de negócios

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O desenvolvimento de novas tecnologias sempre é saudado como possibilidade de novos produtos e negócios. De outro lado, isso também é responsável pelo desaparecimento de profissões e ramos de atividades inteiros. As máquinas de fotografia digitais e a incorporação desse equipamento aos celulares, e com alta qualidade, fez com que muitos analistas decretassem o fim das empresas que tinham como principal serviço a revelação e ampliação de fotos em papel.

Para não sucumbir, como muitos de seus pares, um dos players mais importantes de Minas Gerais, com seis décadas de atuação, a lojas Retes se viu obrigada a repensar o seu plano de negócios e modernizar a marca e o relacionamento com o consumidor. Há quatro anos, foi feito um trabalho intenso nesse sentido e foi lançada a marca Loja das Fotos.

Pronta para conquistar um público jovem que não tem a mesma lembrança da marca Retes, a empresa segue o plano de expansão, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pelo País, e abre mais duas unidades, totalizando 10 na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A primeira acaba de ser inaugurada no Shopping Estação BH, na região de Venda Nova, e a segunda inicia as operações até o fim de julho, no Shopping Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

De acordo com o diretor da rede, Rafael Goulart, as duas novas unidades, que consumiram investimentos de R$ 80 mil cada, são fruto de uma vontade de expandir junto com uma oportunidade ímpar oferecida pela administradora dos shopping centers. "O nosso segmento não está crescendo, mas a nossa expansão veio de uma oportunidade. Era uma necessidade do shopping compor o mix com uma loja de fotografia, então conseguimos negociar uma condição interessante para todos", explica Goulart.

Cada loja vai gerar cinco empregos diretos em um primeiro momento. A ideia é de que esse número suba de acordo com a demanda. Os vendedores recebem treinamento técnico e de atendimento. "Hoje, o nosso colaborador precisa ser muito mais que um vendedor técnico. Além de saber manipular a imagem, precisa entender a emoção do cliente para oferecer o melhor produto. A fotografia está muito ligada à emoção e às pessoas querem formas diferentes de eternizar esse sentimento. Pode ser um livro foto, um porta retrato digital, uma caneca.  preciso ter sensibilidade para saber o produto e trabalhar aquela imagem", afirma o diretor da rede.

Depois da inauguração em Contagem, o plano do empresário é consolidar novas unidades e esperar por oportunidades. Apesar dos pedidos para franqueamento, essa não é uma opção para o desenvolvimento da rede. "Prestamos um serviço que é feito de muitos detalhes, com uma rotina diária intensa. Acredito que a proximidade é essencial. Se formamos uma franquia, as soluções para problemas simples se tornam distantes. Eu prefiro estar próximo dos colaboradores e dos clientes", destaca o executivo.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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