Preços de frutas e hortaliças em retração

Leia em 1min 40s

Os preços das principais frutas e hortaliças comercializadas no País no atacado apresentam tendência de queda, apesar desse cenário nem sempre refletir imediatamente no bolso do consumidor. É o que aponta o "4º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas)".

Conforme o documento, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de maneira geral há arrefecimento nos preços dos produtos analisados. Apesar da tendência de queda, alguns produtos apresentaram alta como a cebola. O aumento que ainda pode ser percebido pelos consumidores é reflexo de uma maior oferta de cebola importada que impulsiona a alta nos preços. O cenário no entanto deve se reverter, uma vez que a maior produção brasileira do produto acontece entre julho e agosto, aumentando a oferta da hortaliça.

A batata também tem apresentado aumentos. Essa elevação se deve a uma recuperação dos preços comercializados pelo produto. Apesar da alta, os valores praticados no mercado estão abaixo do que registrados no ano passado. Já as demais hortaliças, apresentaram queda. A oferta de cenoura, alface e tomate está alta o que influencia na diminuição dos valores.

Frutas - As frutas como laranja e banana também apresentam boa oferta o que leva os preços para baixo. A maçã apresenta estabilidade com ligeira alta em algumas regiões. Já o mamão e melancia apresentaram alta. Questões climáticas influenciaram a produção e qualidade do produto. No caso da melancia a maior quantidade de chuvas nas regiões produtoras foi o fator de maior relevância.

O boletim atualiza os preços médios das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Ceasas, além de explicar o comportamento do mercado, as origens dos produtos, sua localização conforme as bacias hidrográficas e séries históricas para as culturas produtivas.

O levantamento é feito nos mercados atacadistas, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Conab, e considera a maioria dos entrepostos do País, com destaque para frutas e hortaliças nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.




Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG



Veja também

Água filtrada também causa dor de cabeça

Na volta do feriado de 1 º de maio, uma surpresa desagradável aguardava Maria de Lourdes Ximenes Castro: a v...

Veja mais
Abertura de filiais pode ajudar redes de eletroeletrônicos a driblar a crise

                    ...

Veja mais
Marcas de eletrodomésticos se reinventam para manter clientes e aumentar vendas

                    ...

Veja mais
IMA certifica queijos artesanais

                    ...

Veja mais
TLC vai lançar marca própria no Brasil e planeja instalar fábrica

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
O remédio da Raia Drogasil

                    ...

Veja mais
Cosméticos Liwish diversifica linha de produtos

                    ...

Veja mais
Agronegócio perde US$ 101 mi sem hidrovia

                    ...

Veja mais
Vendas de linha branca recuam 11%

                    ...

Veja mais