Lojistas traçam estratégias para atrair clientes e manter vendas

Leia em 2min 30s

                                      Redução do poder de compras do consumidor impacta negócios do varejo




O cenário econômico desfavorável e a redução do poder de compras do consumidor têm feito com que as lojas de materiais de construção de Belo Horizonte invistam em meios que atraiam os clientes e favoreçam as vendas. Para garantir o movimento e alavancar as comercializações, as empresas têm adotado uma série de estratégias como preços mais competitivos, mix variado, melhor atendimento ao consumidor e diversas promoções. A expectativa do setor é que este semestre tenha melhor desempenho que o primeiro.

Na Santa Cruz Acabamentos, as expectativas são positivas. De acordo com o diretor administrativo-financeiro da empresa, Ronaldo Garcia, apesar da instabilidade econômica, os negócios estão em crescimento, porém em ritmo mais lento que o observado em anos anteriores. "Nossa expectativa é encerrar o ano com alta de 6,5% e 7%, o que também dependerá das decisões políticas do governo até o final do ano. A tendência é que os próximos meses sejam melhores, uma vez que os consumidores aproveitam o período para reformas as residências pensando nas festas de fim de ano", avalia.

Para garantir o crescimento das vendas, a empresa vem desenvolvendo diversas ações como na variação do mix, no atendimento ao cliente, parcelamento, descontos nas compras à vista e preços mais competitivos.

"Sempre mantivemos uma política de pagamento variado, onde o cliente pode optar pelo cartão de crédito e pagar em até 10 vezes ou descontos especiais à vista. Também investimentos nas promoções e na redução da nossa margem de lucro para que o fluxo seja mantido. Em relação ao mix, buscamos variar os itens de forma que atenda à demanda e, também, a todos os tipos de orçamentos. Outro ponto importante é a capacitação da equipe, que sempre está pronta para orientar, da melhor forma possível, os clientes", observa Garcia.

Promoções - Os investimentos em divulgação, preços mais competitivos, promoções variadas e atendimento diferenciado são as principais ações adotadas nas lojas da Cerâmicas Nacionais Reunidas (CNR) para que as vendas, no período de desaquecimento da economia brasileira, sejam mantidas.

De acordo com o diretor comercial da CNR, Cristiano Lana Vasconcelos, as medidas têm proporcionado resultados favoráveis e apesar de o mercado desaquecido, as negociações devem encerrar o ano equivalente a 2014. "O consumidor, diante do cenário econômico atual, está mais cauteloso em relação aos investimentos, porém, percebemos que a vida continua e a pessoas vêm investindo de forma consciente, reduzindo as saídas e investindo no conforto do lar".

Outras medidas adotadas que têm dado certo são a redução das margens de lucro para oferecer preços mais atrativos e estímulo às negociações, diversificação dos estoques e opções de pagamento, incluindo parcelamento com prazos maiores.

"Nossa expectativa é encerrar o ano repetindo o resultado de 2014. Para isso, estamos investindo em propagandas para divulgar os produtos e na redução das margens, pretendemos vender um volume maior oferecendo preços mais acessíveis. Também ampliamos o horário de atendimento e investimos na capacitação da equipe", enfatizou Vasconcelos.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG





Veja também

Preço de frutas descascadas e cortadas na bandeja pode compensar

                    ...

Veja mais
Mondelez acelera ritmo de lançamentos

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Mercado pet terá disputa mais acirrada com rede de franquias

                    ...

Veja mais
Brasileiro economiza no básico e mantém 'luxo' nas compras

                    ...

Veja mais
Mercadinho sente crise e reajusta mais

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Descontos exagerados nem sempre são reais

                    ...

Veja mais
Brasileiros viram 'reis da pechincha'

                    ...

Veja mais
Excesso de chuva prejudica lavoura de trigo no Paraná

A chuva preocupa os produtores de trigo do Paraná. O excesso de umidade aumenta a possibilidade de pragas e de do...

Veja mais
Atualização é vital para marketing digital

                    ...

Veja mais