Empresa de SC aumenta vendas com alimentação saudável

Leia em 2min 10s

                                Negócio de São José renovou a identidade visual da marca, estratégia que colabora para empreendedores projetarem crescimento de até 60% em 2015



Não precisa investir alto nem reinventar a roda. Às vezes uma única mudança, que dê cara nova à marca, já é suficiente para blindar a empresa em tempos de crise. Foi o que aconteceu com a Dunati, de São José, especializada em alimentação saudável. Em 2013, ela renovou a identidade visual e mudou as embalagens dos produtos. Hoje, o negócio colhe os frutos do reconhecimento e projeta crescimento de 50% a 60%.

Os pratos prontos e congelados da catarinense ganharam embalagens de papel pardo, com fotos e nova logo, que refletiram melhor a ideia de saúde e leveza da marca. Logo após as mudanças, no segundo semestre de 2013, o resultado surpreendeu: os produtos ganharam mais espaço nos supermercados e as vendas subiram 70%.

Neste ano, de acordo com o proprietário Caio Márcio Marins, a Dunati vive um momento de consolidação. O reconhecimento impulsionou as vendas da linha food service, com opções como sopas e tortas doces e salgadas, destinadas a cafeterias e lojas de conveniência. O sucesso desta linha deu fôlego para a empresa, que sente o impacto da crise no consumo com vendas estacionadas nos supermercados.

– O mercado de food service foi uma surpresa. As lojas aceitam testar o produto, veem que há saída, e acabam fazendo recompras semanais. Os supermercados estão comprando menos, arriscando menos com novos produtos – explica Marins.

Investimento em design ajuda a superar crise

O investimento em design e identidade visual feito pela Dunati em 2013 exemplifica uma das saídas mais rápidas e baratas em momentos de crise econômica, como argumenta o designer Freddy Van Camp, curador da Bienal Brasileira de Design em Florianópolis neste ano.

– Para superar a crise, as empresas precisam investir em inovação. E o design é uma das inovações de mais baixo custo que o empresário pode fazer. Uma inovação tecnológica, por outro lado, exigiria pesquisa e equipamentos caros. E a reposta do design é imediata. O seu produto, com uma cara nova, uma cor nova, com certeza vai chamar a atenção do mercado – diz.

A reformulação da identidade da Dunati teve o apoio do programa Agentes Locais da Inovação (ALI) do Sebrae. Luciana Sayuri Oda, coordenadora estadual do programa, explica que a inovação para micro e pequenas empresas está em fazer algo diferente do trabalho de todo dia. De acordo com ela, a solução para a queda no faturamento em ano de retração econômica depende muitas vezes de uma mudança pequena do empresário, começando por sair um pouco do trabalho operacional para pensar ações estratégicas.



Veículo: Jornal de Santa Catarina


Veja também

Retração chega à industria têxtil

                    ...

Veja mais
'Pink tax' encarece produto para mulheres

                    ...

Veja mais
Regras de rotulagem deverão passar por alterações

O Projeto de Lei da Câmara 34/2015, que pretende implementar alterações à normativa para rotu...

Veja mais
Electrolux busca resgatar negócio com GE

 O presidente da Electrolux, Keith McLoughlin, disse acreditar que o acordo de US$ 3,3 bi para comprar o negó...

Veja mais
Produção de eletrônicos recua 32%, após efeito Copa e crédito mais caro

                    ...

Veja mais
Duratex conclui aquisição da Corona por $ 116 milhões

  Veículo: Jornal Brasil Econômico    ...

Veja mais
Plástico bolha murcha para ficar eficiente

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Em três anos, empresas podem perceber benefícios do eSocial

                    ...

Veja mais
Kraft e Heinz

  Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais