Centros de compras mostram maior otimismo para o Natal

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As entidades que representam o comércio de rua estimam que as vendas de Natal sejam tímidas e não ultrapassem a casa dos 5% de incremento, ao passo que os shopping centers e outlets mostram-se mais otimistas. A perspectiva dos empresários que atuam nesse segmento é de alta de 10% nas vendas na comparação com o ano anterior.

Anteriormente, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) chegou a melhorar sua estimativa, passado de 4,5% de crescimento de vendas no Natal para 5%. Mesmo assim, o índice ficou bem inferior aos últimos quatro anos, quando varejo viu incremento de 6,9%;9,5%;7,6% e 8,1%, de 2009 a 2012. A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio SP) é de que as vendas devam crescer de 3% a 4% em 2013, em relação ao mesmo período de 2012

Ao contrário do que acontece nos shopping centers, nos outlets - centros comerciais a céu aberto, que oferecem descontos de 50% em média - as compras acontecem com certa antecedência, conforme explicou ao DCI o diretor de marketing e varejo daGeneral Shopping Brasil, Alexandre Dias. "Nos shoppings tradicionais, o grande volume ocorre na véspera. Como no outlet a compra é programada, esse movimento se dá entre uma ou duas semanas antes. A porcentagem varia muito em função do calendário, mas geralmente é 30% maior o número de clientes no período", disse Dias.

O empreendimento atua com mais de 90 lojas e 120 marcas diferentes, entre elas Animale, Adidas, Bobstore e outras. "O que atrai o consumidor são os preços bem mais em conta. Temos um contrato com o lojista que garante o desconto em todas as lojas. O desconto varia de 20% a 80%, sendo que a média é em torno de 53% nos produtos", explicou Dias.

No QMais Outlet Prime, em Osasco (SP), as perspectivas também são positivas. A diretora da operação Vanessa Conte Trambaioli diz que o fluxo de clientes que procuram o QMais é extremamente significativo. "Em datas sazonais, especialmente o Natal, chega a triplicar o número de clientes. Temos sábados com acesso de até 1.450 pessoas no dia", afirmou.

A empresária acredita em vendas 100% maiores que os meses comuns. Para atingir esse índice, ela ressalta oferecer boas opções ao consumidor. "Ofertamos mais de 200 marcas com preços que variam de R$ 0,99 a R$ 999, entre eletrodomésticos, eletroeletrônicos, vestuário e calçados."

O potencial da operação do QMais Outlet Prime é tanto que a empresária já pensa em abrir novas unidades. Nos próximos cinco anos a rede pode chegar com novas lojas (sem divulgar quantas) no ABC Paulista, que contempla Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Shopping centers

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as compras que antecedem o Natal devem aumentar em até 10% o faturamento dos shopping centers no mês de dezembro. "A expectativa da entidade leva em consideração as vendas registradas no mesmo período do ano anterior, que deverá ter seus índices superados pelo bom momento do varejo em shopping neste final de 2013", informou a entidade, em nota.

Há empreendimentos ainda mais otimistas que a entidade. Na capital, o Center 3, por exemplo, estima crescimento em vendas acima dos 10%. "Nossa expectativa é de crescimento de 12% em relação ao ano passado. Além do nosso conjunto de ações para atrair o público e do apelo natural da data, estamos no coração da Avenida Paulista, tradicionalmente a mais visitada rota da capital", disse o superintendente Willian Furtado.

No Shopping Praça da Moça, em Diadema (SP), foram investidos R$ 600 milhões em decoração e campanha publicitária. Administrado pela AD Shopping - com 28 empreendimentos -, a intenção é aumentar o fluxo de pessoas em 15%. Já a perspectiva de vendas é 12% superior na comparação com o ano passado. O menos otimista para o Natal é o Centro Comercial Aricanduva, na zona leste da capital paulista. A expectativa do empreendimento, que agrega um shopping convencional, um de decoração e um de carro, é de 5% de aumento nas vendas e de 8% no público.

Uma das estratégias desses players é ampliar o horário de funcionamento, para o consumidor ter mais tempo para fazer as suas compras. O Continental Shopping, no Jaguaré, em São Paulo, funcionará a partir do dia 13 de dezembro das 10 da manhã às 23 horas, exceto no domingo, dia 15, quando funcionará em horário normal. Na véspera de Natal, as lojas do Continental estarão abertas das 10 até às 18 horas, com isso o empreendimento espera incremento de 10% em suas vendas de Natal deste ano.



Veículo: DCI


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