Região do ABC paulista é a prioridade para o 'atacarejo'

Leia em 4min 20s

Até o final do ano a disputa pelo segmento "atacarejo" (lojas que vendem para o atacado e para o consumidor) em Diadema, na Grande São Paulo, estará mais acirrada com a chegada da bandeira Maxxi Atacado, do Wal-Mart, que disputará por mercado com a rede Tenda Atacado, que também inaugurou sua primeira loja na cidade este mês. O cenário comprova como a região metropolitana de São Paulo chama a atenção das grandes redes que atuam no segmento, de olho no maior poder de compra da população dessas regiões, seguindo a tendência do setor de shopping centers, que também acelera a expansão nas cidades que compõem a região próxima à capital. Esses municípios detêm um Produto Interno Bruto (PIB) que cresce em média 36% ao ano, conforme estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

De acordo com as redes atacadistas ouvidas pelo DCI, o crescimento do pequeno e do médio varejista é o principal fator que as leva a iniciar ou expandir a atuação nessa região. Outro fator não menos importante, mas que aumenta o investimento em novas lojas, é a presença do consumidor final no ponto-de-venda que está cada vez mais forte. Em algumas redes, como o Assai Atacadista, que teve 60% do seu capital adquirido pelo Grupo Pão de Açúcar em novembro do ano passado, o percentual de cliente pessoa física na rede chega a 40%.

 

No caso da gigante americana Wal-Mart, a estratégia para o Maxxi Atacado em Diadema é fazer um piloto para a expansão da marca nas Regiões Sudeste e Nordeste. A varejista opera a bandeira desde o final de 2005, quando concluiu a compra da Sonae Distribuidora, grupo cuja presença no Sul do País era bem forte.

 

A loja de Diadema entrará em operação antes do Natal, mediante investimento de R$ 21 milhões. "Estudamos minuciosamente o potencial da cidade e descobrimos que há espaço para crescer nesse mercado. A próxima fase é analisar o perfil da população para identificar quais marcas são mais consumidas pela população", explicou Leonardo Taufer, diretor comercial do Maxxi, em entrevista ao DCI.

 

Segundo o executivo, neste ano, serão inauguradas mais três unidades nesse formato de atacado na Bahia, entre Salvador e a região metropolitana, e uma em Londrina, no Paraná. A expectativa é chegar ao final do ano com 18 lojas. No ABCD, a varejista possui operações com o Sam's Club em Santo André e São Caetano. E no formato Wal-Mart Supercenter em São Bernardo e Santo André.

 

Outra concorrente do setor de olho no mercado de Diadema é o Tenda Atacado, que pôs em operação a nona loja, composta por 26 caixas (check-outs) e área de vendas de quatro mil metros quadrados. A empresa espera atender cerca de 100 mil clientes entre varejo e público final. Mês que vem o Tenda abrirá a segunda loja em Jacareí, no interior de São Paulo.

 

Controlada majoritariamente pelo Grupo Pão de Açúcar, a marca Assai Atacadista "está avaliando algumas áreas para instalar a terceira unidade na Grande São Paulo", afirmou José Barral, diretor de Expansão e Investimentos do Assai. Em 2005, a empresa escolheu São Bernardo do Campo como ponto de partida de suas atividades no Grande ABC. Dois anos depois, abriu mais uma loja no Município de Santo André. "Nosso desempenho [no atacarejo] está sendo muito bom, por isso vamos aproveitar o crescimento da região, especialmente dos pequenos e médios estabelecimentos", disse Barral.

 

Assim como sua concorrente Wal-Mart, a atacadista, que está há mais de 30 anos no mercado, vai explorar o mercado nordestino ao aportar em Fortaleza (CE) em outubro. O diretor salienta que existe uma demanda não atendida em várias cidades do Nordeste e que esta será a porta de entrada do Assai.

 

Hoje, o braço de atacado do Pão de Açúcar possui 18 lojas e planeja mais seis até o final de 2008. Para o ano que vem os planos são dobrar em 70% o número de unidades. O faturamento deste ano deverá chegar a R$ 1,5 bilhão, 25% maior que o de 2007.

 

Líder

 

Com faturamento de R$ 4,6 bilhões no ano passado, o Makro, líder do segmento de cash & carry - mas que não se considera uma rede do atacarejo -, mantém duas lojas na região do ABC, onde a localizada em São Bernardo do Campo abriu suas portas em 1973. A segunda loja está em atividade há dois anos. Formada atualmente por 60 unidades no País, a rede prevê ainda a inauguração de mais cinco unidades até o final de 2008.

 

"O atacado de auto-serviço passa por transformação que tem por pano de fundo o aumento da compra de bens de consumo, da busca pelo sortimento e pelo aprofundamento das categorias", avaliou Geraldo Eduardo Caixeta, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad). Para ele, a tendência para o "atacarejo" são os modelos compactos, especializados.

 

Veículo: DCI


Veja também

Produtor comemora alta no consumo de abacaxi

Volume de frutas comercializadas aumentou 17% de janeiro a julho.  Com demanda aquecida, a oferta de abacaxi na C...

Veja mais
Livre Mercado

A Sanifill está lançando um enxaguatório bucal com flúor. A meta é aumentar as vendas...

Veja mais
Leite, feijão e carnes são os ‘vilões' do bolso

No bolso dos consumidores, os produtos que apresentam peso por sua necessidade a alta de preços são o leit...

Veja mais
Leite, feijão e carnes são os ‘vilões' do bolso

No bolso dos consumidores, os produtos que apresentam peso por sua necessidade a alta de preços são o leit...

Veja mais
Consumidores driblam alta de preços

Aos 68 anos, a aposentada Anna Maria Mariano, de Diadema, tenta todos os meses dar um jeitinho para fazer com que seu di...

Veja mais
Economizar na compra semanal requer paciência

De acordo com o economista Luís Carlos Ewald, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os...

Veja mais
Oferta relâmpago: a qualquer momento, uma perto de você

Alimentos e até televisores podem entrar na lista de promoções instantâneas organizadas pelos...

Veja mais
Oferta relâmpago: a qualquer momento, uma perto de você

Alimentos e até televisores podem entrar na lista de promoções instantâneas organizadas pelos...

Veja mais
Um doce monopólio

A fusão entre a Mars e a Wrigley resultou no maior império de jujubas e chocolates do planeta. Para compet...

Veja mais