Zaffari fatura R$ 2,1 bi e só fica atrás do Walmart

Leia em 1min 50s

Mesmo com a crise econômica, a rede supermercadista Zaffari, com sede em Porto Alegre, alcançou faturamento bruto de R$ 2,110 bilhões em 2009, com alta de 17,4% sobre o ano anterior. Os dados fazem parte do ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), divulgado ontem, e incluem a loja em São Paulo.

 

Procurada pelo Valor, a rede não se pronunciou. No fim de março, quando apresentou a construção de um novo shopping center com a bandeira Bourbon, em Porto Alegre, o diretor de expansão Cláudio Luiz Zaffari informou que a previsão de crescimento das vendas em 2010 é semelhante à que foi registrada em 2009. Se a projeção se confirmar, o Zaffari chegará a uma receita bruta de quase R$ 2,5 bilhões neste ano. Em março o diretor também anunciou investimentos de R$ 250 milhões para este ano, com alta de 25% sobre 2009. A maior parte será aportada no novo shopping, além de ampliações e melhorias nas lojas da rede.

 

Conforme a Agas, não houve alteração nas dez primeiras posições no ranking de 2009. O Zaffari é a segunda maior rede em operação no Estado. A primeira é o Walmart, que faturou R$ 3,907 bilhões no Rio Grande do Sul, 11,5% a mais do que em 2008. O Carrefour aparece em terceiro lugar, com expansão de 20,5% na receita, para R$ 883,3 milhões no período.

 

A Agas informou ainda que o Walmart fechou 2009 com 101 lojas e 18,4 mil funcionários no Estado. O Zaffari tem 29 lojas (incluindo São Paulo) e 8,8 mil empregados, enquanto o Carrefour soma oito pontos de venda e 2,4 mil funcionários no Rio Grande do Sul.

 

A entidade fez o levantamento com 208 empresas, que representam cerca de 85% do setor e tiveram faturamento total de R$ 11,861 bilhões no Estado em 2009, um crescimento de 15,9% sobre o ano anterior. Segundo o presidente da associação, Antônio Cesa Longo, o desempenho deveu-se a fatores como o aumento do nível de emprego e a migração de 700 mil gaúchos das classes D e E para a C.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Roche reforça posição no combate a diabetes

A companhia suíça Roche Diagnóstica anunciou, na terça-feira, a compra da empresa israelense...

Veja mais
Brasileira compra mais supérfluos que chinesa e russa

As brasileiras têm consumido uma certa gama de produtos de beleza considerados supérfluos, como sabonetes l...

Veja mais
Questão de pele

Fora do mercado há quatro anos, o Viticromin, remédio fitoterápico que combate o vitiligo, voltou a...

Veja mais
Casino ganha com Ponto Frio, mas perde Venezuela

A rede brasileira de eletroeletrônicos Ponto Frio despontou de maneira positiva no balanço do primeiro trim...

Veja mais
Fatiado

Os brasileiros comeram mais pão industrializado em 2009. Dados são da última pesquisa Abima/Nielsen...

Veja mais
Supermercados capitalizam poder de compra do consumidor

Segmento puxa crescimento de 1,6%das vendas do varejo em fevereiro, aponta levantamento do IBGE   Amanutenç...

Veja mais
Multa contratual pode manter Casas Bahia e GPA unidos

Pessoas ligadas às negociações entre Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Casas Bahia a...

Veja mais
Comércio retoma crescimento do período pré-crise

A Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada ontem pelo IBGE, mostrou que o setor não só acelerou seu r...

Veja mais
Orgânicos são até quatro vezes mais caros nos supermercados

Até alimentos entregues em casa são mais baratos do que os vendidos nos supermercados. Os números s...

Veja mais