ESG impacta as finanças das empresas no Brasil

Leia em 2min 30s

Companhias que adotam fortes práticas do conceito estão sendo vistas como investimentos mais atraentes, diz estudo da KPMG


Trabalhar com políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança é o que sugere a estratégia ESG que, com eficiência, pode conduzir as organizações a um crescimento mais sustentável, já que, com investimentos nessa área, elas se protegem contra riscos ambientais e sociais que poderiam afetar negativamente seus negócios. Além disso, empresas com sólidos padrões de ESG geralmente possuem uma reputação melhor, o que pode otimizar as relações com os clientes e aumentar a lealdade à marca.


Na prática, as iniciativas ESG vão além da preferência dos investidores, e afetam cada vez mais a estabilidade financeira das empresas. Essa é a avaliação da KPMG, conduzida a partir de dados do mercado.


“À medida que os investidores buscam práticas sustentáveis, as corporações estão se adaptando para atender a essas expectativas. Não se trata mais apenas de bons sentimentos ou de responsabilidade corporativa, mas de um verdadeiro movimento que está transformando o mercado”, afirma o sócio de Mercados Regionais da KPMG no Brasil, Pietro Moschetta.


Mudanças


A avaliação é que o ESG desempenha um papel estratégico na configuração do atual cenário financeiro, e empresas brasileiras que adotam fortes práticas de ESG estão sendo vistas como investimentos mais atraentes, uma vez que essas práticas tendem a indicar uma gestão mais responsável e uma visão de longo prazo. Implementar essas estratégias não é uma transição fácil e requer decisões que promovam mudanças significativas.


“As empresas precisam começar definindo seus valores e metas de ESG, e então trabalhar para integrar esses princípios em todas as suas operações. Eles também devem estabelecer métricas para monitorar seu progresso e garantir que estejam cumprindo suas promessas”, afirma a sócia de ESG em Finanças da KPMG no Brasil, Maria Eugênia Buosi.


Pesquisa Diagnóstico ESG do Setor Supermercadista ABRAS/KPMG


Em parceria com a KPMG, a ABRAS fez a Pesquisa de Diagnóstico ESG ABRAS/KPMG e também o Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro. O objetivo deste estudo foi produzir em conjunto uma publicação que ajude o setor supermercadista brasileiro a lidar de forma estruturada e profissional com o tema da gestão dos aspectos ambientais, sociais e de governança, assim como ética e transparência, levando em conta todos os aspectos ESG.


O projeto foi idealizado por: Marcio Milan – Vice Presidente Executivo Institucional e Administrativo ABRAS, Rodrigo Segurado – Vice Presidente Executivo de Ativos Setoriais da ABRAS, Nelmara Arbex – Sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil e líder do KPMG IMPACT, Fernando Gamboa Sócio Líder para o Setor de Consumo e Varejo no Brasil e América do Sul da KPMG.


Garanta a versão digital do Guia ESG ABRAS no link: https://bit.ly/GuiaESGAbras


Redação Superhiper.


Veja também

Linha Standard 100% Sustentável

A versatilidade das embalagens Meiwa é excepcional. Temos mais de duzentas soluções totalmente sust...

Veja mais
Oportunidades de negócios trazidas pela Geração Z

Hábitos de consumo dos jovens forçam o setor supermercadista a criar estratégias de fidelizaç...

Veja mais
Bem Brasil comemora 17 anos no setor alimentício

Fundada em Araxá (MG), em 2006, a companhia celebra grandes feitos em menos de duas décadas: mais de 50% d...

Veja mais
Mondelēz International anuncia a chegada de novo CEO

Maximiliano Cardoso assume o cargo a partir de 1º de fevereiro de 2024   A Mondelēz, dona de marcas  T...

Veja mais
Vendas de produtos orgânicos no país crescem 30%, aponta pesquisa

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Tecnológ...

Veja mais
“Caber no bolso” é o fator mais importante de decisão de compra

Estudo mostra que, mesmo no mercado americano, aspectos como experiência, saudabilidade e preocupaçã...

Veja mais
Cogumelos ganham espaço nos supermercados

Alimentos e bebidas à base do ingrediente ganham espaço nas gôndolas das principais redes de superme...

Veja mais
Quick Commerce vive fase de consolidação no varejo português

Saída da Getir abre espaço para crescimento de mais de 100% de empresas como Glovo e Bolt   Por Ren...

Veja mais
JBS faz parceria com UFSC para impulsionar pesquisas sobre proteína

Acordo abre caminho para formação de uma rede de colaboração com instituições ...

Veja mais