Setor supermercadista está contribuindo para a estabilidade do mercado varejista

Leia em 1min 40s

Pesquisa Mensal do Comércio mostrou que as vendas do setor é destaque para o avanço do varejo

 

Com um crescimento constante, os supermercados estão garantindo resultados positivos para o mercado do varejo, considerando o cenário econômico atual. Dessa forma, ele tem se destacado para manter a estabilidade do setor.

 

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pontuou que as vendas nestes estabelecimentos é um dos principais responsáveis pelo avanço no comércio varejista. Os quatro primeiros meses deste ano foram registrados sem perda alguma, com queda em maio, mas com rápida recuperação no mês seguinte.

 

O PCM mostrou que no acumulado dos últimos 12 meses, houve um crescimento de 4,0% no varejo. E somente em junho, aconteceu um avanço de 1,2%. Além disso, a pesquisa também apresentou que quatro, das oito atividades analisadas, tiveram crescimento: tecidos, vestuários e calçados (1,4%); hipermercados e supermercados (1,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%); móveis e eletrodomésticos (0,8%).

 

Previsão de crescimento do varejo para 2023

 

Os indícios de desaceleração da inflação e os sinais positivos do mercado de trabalho levaram à previsão de crescimento de 1,8% nas vendas do varejo para 2023, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar da perspectiva de redução dos juros no próximo trimestre, ela tende a ser lenta e gradual, a partir de setembro.

 

Nos últimos três anos, os estabelecimentos que trabalham com produtos essenciais, têm se destacado nas vendas, sendo que os hipermercados tiveram um crescimento de 3,6%.

 

Segundo o economista da CNC, Fábio Bentes, o varejo vem apresentando uma gradativa recuperação das perdas ocasionadas pela pandemia. Em junho deste ano, as vendas cresceram 8,3% em relação a junho de 2022, indicando uma tendência de regeneração.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

Sabor é requisito essencial para alimentos plant-based

Mais do que o posicionamento ESG, consumidores só continuam comprando alimentos feitos com base em vegetais se el...

Veja mais
Varejista precisa propor valor para atrair o shopper

Três princípios de valores irão moldar o futuro do varejo, e as empresas precisam rever suas estrat&...

Veja mais
Empresa acolhe 6,8 mil imigrantes em sua força de trabalho

Com sistema de integração desenvolvido para garantir a inclusão de quem acaba de chegar ao Brasil, ...

Veja mais
Varejo alimentar online dobra no pós-pandemia

Segundo a Euromonitor, 26% dos consumidores fizeram compras de alimentos pelo digital em 2022, contra 13% em 2019  ...

Veja mais
3 dicas de sucesso para o varejo

Varejistas precisam aproveitar a oportunidade com o aquecimento do mercado e focar nestas frentes para crescer   ...

Veja mais
Empresa leva educação para crianças e jovens no sertão nordestino

Parceria entre Pepsico e Amigos do Bem oferece cursos de qualidade para comunidades em vulnerabilidade social   P...

Veja mais
Um olhar atento ao público + 60 anos

As necessidades do público sênior ganham destaque e merecem atenção do setor supermercadista ...

Veja mais
35º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo – Brasília 2023 começa amanhã

Evento digital e gratuito reúne grandes nomes para discutir sobre a produtividade nos bares e restaurantes  ...

Veja mais
Intenção de lançamentos da indústria tem alta em julho

Na indústria de alimentos, o otimismo está em 20,9%   O Índice GS1 Brasil de Atividade Indus...

Veja mais