Varejo alimentar online dobra no pós-pandemia

Leia em 1min 20s

Segundo a Euromonitor, 26% dos consumidores fizeram compras de alimentos pelo digital em 2022, contra 13% em 2019

 

O varejo alimentar teve um salto durante a pandemia – e não voltou aos patamares anteriores. De acordo com dados da Euromonitor, no mercado americano as vendas online de alimentos e bebidas alcançaram US$ 76 bilhões em 2022 e 26% dos consumidores utilizaram serviços digitais de compra de produtos nessas categorias no ano passado. Em 2019, apenas 13% dos consumidores adotavam esse modelo de compras.

 

O estudo da Euromonitor considera como “compra online” tudo o que é pedido de forma digital, não importando se a retirada foi feita dentro da loja (“clique e retire”), no estacionamento (“drive” ou “curbside delivery”) ou se o item foi enviado à casa do cliente.

 

O principal grupo consumidor online de alimentos é formado por Millennials com crianças pequenas, que vêm nos meios digitais uma forma de economizar tempo em suas tarefas diárias. Entretanto, esse é um grupo demográfico em declínio no mercado americano: em 2023, a expectativa é que o número de residências com crianças nos EUA recue em 1,7 milhão, enquanto o número de residências sem filhos suba em 6,7 milhões.

 

Além disso, há um outro desafio para a continuidade do crescimento das vendas digitais. Para a Euromonitor, o crescimento futuro das vendas digitais depende de conseguir mostrar para os clientes que o custo extra de fazer o delivery é compensado pelo ganho de tempo e pela praticidade – o que é mais difícil em um momento de inflação elevada nos Estados Unidos.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

3 dicas de sucesso para o varejo

Varejistas precisam aproveitar a oportunidade com o aquecimento do mercado e focar nestas frentes para crescer   ...

Veja mais
Empresa leva educação para crianças e jovens no sertão nordestino

Parceria entre Pepsico e Amigos do Bem oferece cursos de qualidade para comunidades em vulnerabilidade social   P...

Veja mais
Um olhar atento ao público + 60 anos

As necessidades do público sênior ganham destaque e merecem atenção do setor supermercadista ...

Veja mais
35º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo – Brasília 2023 começa amanhã

Evento digital e gratuito reúne grandes nomes para discutir sobre a produtividade nos bares e restaurantes  ...

Veja mais
Intenção de lançamentos da indústria tem alta em julho

Na indústria de alimentos, o otimismo está em 20,9%   O Índice GS1 Brasil de Atividade Indus...

Veja mais
Ypê patrocina projeto TUCCA Música Pela Cura

Por meio da Lei Rouanet, empresa apoia a apresentação de duas séries musicais   A TUCCA, Ass...

Veja mais
Camil Alimentos celebra 60 anos alimentando relações

Empresa se consolida como uma das principais plataformas de alimentos da América Latina   O arroz e feij&a...

Veja mais
Marca de alimentos expande atuação e inicia operação em Minas Gerais

Com mais de 70 anos de tradição, Combrasil prepara entrada no mercado mineiro para atender a demanda dos c...

Veja mais
Geração Z: varejo físico mergulha na cultura para encontrar oportunidades com esse público

Fazer o básico bem feito, nos ambientes online e físico, é o diferencial para os jovens que prezam ...

Veja mais