Conheça a região onde o consumo das classes C e D cresceu acima da média nacional

Leia em 2min 20s

Pesquisa da Superdigital, focada em inclusão econômica, detalha como o brasileiro distribui sua renda apertada

 

No Paraná, maio apresentou uma alta no consumo das classes C e D de 3,5% ante abril, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica. O aumento ficou acima da média nacional que subiu 2%.

 

O bom resultado foi puxado pincipalmente por gastos com lazer e viagens, diferente de outros estados que cresceram impulsionados pelas compras em Lojas de Roupas, em decorrência da comemoração ao Dia das Mães.

 

Os paranaenses gastaram com Diversão e Entretenimento (43%), Companhias Aéreas (25%), Transporte (18%), Serviços (15%), Drogaria/Farmácia (13%), Automóveis e Veículos (12%), Combustível (10%), Lojas de Roupas (8%), Prestadores de Serviços (7%), Lojas de Artigos Diversos (6%) e Restaurante (5%). As quedas foram observadas nos setores de Rede Online (-11%), Hotéis e Motéis (-8%) e Telecomunicação (-4%).

 

O Paraná teve o melhor resultado da região Sul. Na pesquisa, exceto o Nordeste, onde o consumo recuou 2,4%, as regiões brasileiras mostraram alta. O Sudeste teve uma recuperação de 3,3%, seguido do Sul (1,5%), Norte (1,4%) e Centro-Oeste (0,1%).

 

No Brasil, os setores que mostraram altas mais significativas no consumo foram: Lojas de Roupas (14%), Transporte (7%), Automóveis e Veículos (6%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Combustíveis (5%) e Drogarias e Farmácias (5%). Já os setores que mostraram recuo foram: Rede Online (-3%), Companhias Aéreas (-2%), Diversão e Entretenimento (-2%) e Hotéis e Motéis (-1%).

 

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que a alta no consumo destas classes sociais, mesmo que pequena, mostra que a economia no varejo está se recuperando aos poucos. “O dado também foi impactado pelas compras no Dia das Mães, que geralmente traz um aquecimento ao comércio varejista. Mas percebemos que mesmo os setores que não têm correlação com o Dia das Mães mostraram alguma recuperação”, afirma a executiva, que aponta como exemplo os setores de Transportes, Automóveis e Veículos e Prestadores de Serviços.

 

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo o com Supermercado (36,9%). Em segundo lugar estão Restaurantes (13%), Lojas de Artigos Diversos (10,3%) e Combustível (7,7%).

 

Outro dado da pesquisa da Superdigital mostra que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o mesmo percentual de abril.

 

Em relação ao ticket médio, houve aumento nos setores Lojas de Roupas (11%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Serviços (4%), Automóveis e Veículos (4%) e Combustíveis (3%). Contudo, caiu o ticket médio de Companhias Aéreas (-30%), Rede Online (-4%), Supermercado (-3%) e Restaurantes (-2%).

 

Fonte: Apras


Veja também

5 tendências de consumo para 2022 e além

Estudo da Kantar indica padrões de comportamento dos clientes no pós-pandemia e indica os caminhos para a ...

Veja mais
Embalagens de biscoito refletem a indulgência e bolso do cliente

Pacotes tamanho família deram lugar a categoria individual e indústria traça tendências e exp...

Veja mais
Harald estreia nos supermercados com novo portfólio para o consumidor final

Referência no mercado de confeitaria profissional e food service, empresa investe em ingredientes para o prep...

Veja mais
Neogrid constata os menores estoques do Varejo dos últimos dois anos

Em tempos de inflação, lotar as prateleiras tem sido uma tarefa bem complicada e o consumidor já se...

Veja mais
Preferência por alimentos saudáveis sofre pouco com a inflação, diz Greenpeople

Capacidade de produção da companhia passou de 120 mil litros por ano em 2015 para 2,1 milhões de li...

Veja mais
Indulgência alimenta crescimento de dois dígitos em indústria de guloseimas

Mercado brasileiro acaba de entrar no top 10 global da multinacional que busca novos doces para os países tropica...

Veja mais
Como faturar com a gestão de resíduos no seu supermercado?

Empresas de Varejo de Alimentos combatem o desperdício e ainda buscam inserir a eficiência energétic...

Veja mais
Indústrias multinacionais injetam recursos em greentech

Sucesso dos vencidinhos fortalece negócios em todo país com aproveitamento e redução do desp...

Veja mais
Conheça o novo projeto de supply chain de cia líder de mercado

Iniciativa busca automatizar a cadeia de suprimentos da empresa com sede em Jarinu   A Natural One, empresa l&iac...

Veja mais