Conheça os 9 riscos que podem afetar as operações do varejo e da indústria

Leia em 2min 50s

De acordo com relatório da KPMG, os desafios estão relacionados às várias áreas das empresas

 

Um relatório realizado pela KPMG apontou os principais riscos relacionadas à indústria de consumo e varejo no próximo ano. O documento levantou os fatores que podem afetar as empresas desses setores em nove âmbitos diferentes que vão desde as questões regulatórias e de tecnologia, passando por sociedade e pessoas, reputação e ética, clientes até estratégia, saúde, segurança e meio ambiente, crescimento e concorrência e produção e operações.

 

Segundo o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa, com a pandemia, o setor de consumo foi um dos mais afetados pelos riscos ligados à saúde. “Os riscos emergentes baseiam-se nas mudanças atuais e a pandemia foi uma delas. Em outras palavras, as empresas precisam estar atentas aos sinais de mudanças do mercado e apresentar mudanças significativas”, analisa.

 

O sócio-diretor de Gestão de Riscos da KPMG, Luís Navarro, complementa que “os riscos são os mais variados e relacionados às várias áreas das empresas. Por isso, precisam estar atentas a cada um deles e se antecipar a essas consequências para evitar que o negócio seja impactado”, finaliza

 

Os principais riscos estão relacionados às seguintes áreas:

 

Compliance — Riscos regulatórios relacionados ao não cumprimento de leis, regulamentos e regulamentações e padrões éticos dentro da jurisdição das operações.

 

Sociedade e pessoas — O não atendimento às responsabilidades corporativas e sociais e a dificuldade em atrair e reter pessoal qualificado; riscos relacionados aos recursos humanos e mão de obra no que diz respeito à capacitação e segurança.

 

Reputação e ética — Insucesso na manutenção da privacidade e segurança e riscos relacionados à manutenção de altos níveis de qualidade e manutenção de serviços.

 

Rentabilidade e liquidez — Lojas de varejo utilizando sites de comércio eletrônico para vender produtos com desconto e menores preços; riscos relacionados a fornecedores; insucesso no desempenho do negócio na geração de caixa como esperado; riscos de fraudes, incluindo cartão crédito e a manutenção de descontos.

 

Estratégia — Risco de expansão das operações internacionais; operações de varejo eletrônicas e conversões de lojas de descontos afetam os concorrentes tradicionais; riscos de reputação aumentaram em função das redes sociais e internet; riscos financeiros dependem das estratégias de compra e de exportação.

 

Clientes — declínio no dispêndio com o consumo; varejistas são forçados a apresentarem produtos de marca para atender as expectativas do cliente.

 

Saúde, segurança e meio ambiente — Divulgação de doenças e riscos da pandemia.

Crescimento e concorrência — Pressão crescente para atender a demanda imprevisível dos clientes; concorrência globalizada intensa; oscilações em moeda corrente e outros riscos de mercado; insucesso ao atendimento a uma gama de preferências pessoais.

 

Tecnologia — Ameaças crescentes de ataques cibernéticos e de segurança; empresas que contam com um único fornecedor para todas as necessidades poderiam enfrentar um tempo maior de inatividade; insucesso na manutenção ou melhoria de infraestrutura tecnológica.

 

Produção e operações — Vantagem competitiva através da automação e da adoção de tecnologia emergentes; risco resultante de interrupção da atividade causada por sindicatos, greves e paradas de trabalho; qualidade e segurando do produto; disrupções na distribuição ou no processamento de mercadorias.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Aumento de 12% nos preços faz brasileiro racionalizar compras e buscar praticidade

Embalagens econômicas ganham mais espaço no carrinho de compras para equilibrar gastos    O bra...

Veja mais
Depois de um ano estável, indústria de produtos de limpeza prevê crescimento de 2%

Mesmo com a pressão nos custos das matérias-primas, os artigos de limpeza acumularam alta de preços...

Veja mais
Marcas ampliam laços de conexão com os consumidores

Grandes empresas mudam o marketing de seus produtos para ficarem mais humanas   Carente e isolado, o consumidor t...

Veja mais
Oferta de produtos à base de plantas só vai crescer

Mercado deplant based ganha força e se torna uma alternativa inteligente para aumentar as vendas. No Brasil, 39% ...

Veja mais
Chegamos à era da hiperpersonalização do varejo

Relação entre varejo e consumidor atinge o quarto momento do processo de comunicação: o clie...

Veja mais
Tempo e disponibilidade de produtos são prioridades nas compras em supermercados

Para 84.51, divisão de analytics da Kroger, consumidores estão desconfortáveis com ômicron e ...

Veja mais
Consumo dentro do lar no Brasil pode crescer 6,5%, revela Kantar

Hábitos globais de consumo se aproximam dos padrões da pré-pandemia, trazendo reflexos ao e-commerc...

Veja mais
Mondelez aposta na Páscoa do ovinho e da indulgência com o ovo premium

Estratégia é adequar e customizar a embalagem de acordo com o hábito de consumo regional, explica o...

Veja mais
GRSA | Compass lança novo conceito de restaurante para empresas

Batizado de Great, solução foi desenvolvida para proporcionar às companhias um ambiente de alimenta...

Veja mais