Danone passa por reorganização global e unifica portfólio para elevar market share

Leia em 4min

Entregando produtos mais saudáveis e naturais, empresa reforça sua visão “One Planet. One Health” para impulsionar o consumo sustentável

 

As unidades de produtos lácteos, base vegetal, águas e Nutrição Especializada da Danone Brasil, agora, são só uma. Como parte de uma reestruturação global, a empresa unificou seu portfólio para atuar de forma mais ágil e simplificada e manter o pioneirismo no setor de alimentos, bebidas e soluções nutricionais.

 

A mudança representa uma transformação nas relações comerciais, que se darão por meio de uma única interface, e com os consumidores, que encontrarão os mesmos produtos nas gôndolas dos supermercados e das farmácias.

 

“Oferecer alimentos saudáveis e com alto teor nutricional para as necessidades específicas de nossos consumidores exige uma estratégia inteligente e inovadora que vá desde o desenvolvimento dos produtos, formatos e porções, à distribuição final, nos pontos de venda. E, por isso, é com muita satisfação que anunciamos a expansão do nosso negócio para o varejo farmacêutico, que já tem alguns de nossos iogurtes funcionais, como o YoPro, disponíveis”, declara Edson Higo, CEO da Danone Brasil desde a unificação dos negócios. O executivo está na companhia desde 2009 e liderava a frente de nutrição especializada antes da integração da empresa. Agora, conduz toda transformação de unificação dos negócios.

 

A expansão dos negócios com diferentes canais do varejo representa um impacto positivo nos resultados financeiros. A empresa espera que as vendas cresçam de 5% a 10%, anualmente, até 2025 no país. Para enfrentar as adversidades do cenário econômico, a Danone está investindo em soluções criativas de insumos, materiais e ingredientes, e em apresentações que se conectam com a companhia e com seus consumidores, além de contar com o apoio de startups e universidades para o desenvolvimento de novos produtos. A expectativa é de que a estratégia, atrelada à unificação do portfólio.

 

A Danone também reforça sua visão “One Planet. One Health” para impulsionar o crescimento nos próximos anos: a empresa triplicou os investimentos em inovação e está focada no desenvolvimento de produtos mais naturais e saudáveis, como os plant based e “clean labels” – com o mínimo de ingredientes, além de abraçar causas em prol do meio ambiente.

 

“Fazer negócio de forma sustentável está na nossa essência. Respeitamos os mais altos padrões de transparência e responsabilidade social e ambiental, incorporando boas práticas em nossos produtos e em nossas operações. A exemplo disso, recentemente, tivemos nossa fábrica de nutrição especializada certificada pela Carbon Trust, uma consultoria independente de mudança climática global e sustentabilidade. Nossa planta foi certificada em três pilares ambientais: neutralidade de carbono, redução do uso de água e zero resíduos para aterro. Este é o caminho que pretendemos trilhar com todas nossas unidades de produção para garantir que estamos cuidando da saúde do planeta e das pessoas”, ressalta Higo.

 

Além das medidas adotadas pela fábrica de nutrição especializada, em Poços de Caldas, Minas Gerais, a Danone também está investindo na logística sustentável de seus produtos por meio de caminhões elétricos: a iniciativa será aplicada ao centro de distribuição de Guarulhos (refrigerados) e Jundiaí (líquidos), por meio de dois caminhões que atenderão a região metropolitana da capital paulista, representando uma redução de duas toneladas de emissão de carbono, por mês, por caminhão.

 

Em 2021, a Danone também recebeu a certificação de empresa B Corp, concedida pela 1ª vez a uma grande indústria de alimentos no Brasil, por meio do ​Movimento Global de Empresas B – uma organização internacional independente que atesta que as empresas fomentam e constroem um sistema econômico mais equitativo, regenerativo e inclusivo para as pessoas e para o planeta. A certificação endossa o posicionamento da companhia de crescer de forma sustentável em parceria com seus fornecedores e consumidores para agregar mais valor à sociedade, protegendo o planeta.

 

A companhia atribui as diversas conquistas dos últimos anos aos mais de 4.500 “danoners”, nome dado aos colaboradores, que propagam os valores de Humanismo, Abertura, Proximidade e Entusiasmo da empresa, construindo um ambiente colaborativo e desafiador, de grande impacto para os negócios. A Danone promove a inclusão e a diversidade em seu modelo de gestão, permitindo que cada colaborador se sinta pertencente e esteja em um ambiente onde possa potencializar o que tem de único dentro de um time diverso e de alta performance, tanto em um contexto global, quanto local. Durante a pandemia de covid-19, a companhia estreitou ainda mais a comunicação com seus colaboradores, de forma a garantir a segurança de todos, por meio da implementação de medidas extras de segurança para atividades essencialmente presenciais, home office, digitalização de processos e flexibilização de benefícios.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Chocolate Hershey tem nova Head de Marketing para América Latina

Multinacional fortalece a equidade de gênero ao colocar mulheres em quadros de liderança, como a especialis...

Veja mais
36 milhões de brasileiros consumiram proteínas vegetais em 2021

Estudo da Kantar aponta que a população está preocupada em se alimentar de forma consciente  ...

Veja mais
Danone adota tática para o e-commerce na pandemia e vendas quase dobram

Em parceria com varejistas, multinacional apresentou um plano diferenciado para ganhar market share e fomentar a produ&c...

Veja mais
Chocolate atinge penetração de 58% entre janeiro e setembro de 2021

Em 2021 o comportamento do brasileiro teve mudanças também relacionadas ao consumo de chocolates. Se antes...

Veja mais
BTR-Varese reúne em e-book as principais inovações tecnológicas expostas na NRF

Organizado pela especialista em varejo Grasiela Tesser, material destaca as principais novidades dedicadas a potencializ...

Veja mais
Shopper cria hábito de adiantar compras em datas festivas

Estudo da GS Ciência do Consumo analisou mais de 40 milhões de transações de vendas ao longo ...

Veja mais
Perecíveis são chave para crescimento dos supermercados

Estudo da Deloitte mostra que redes americanas vão investir no aumento da área de vendas e em um maior sor...

Veja mais
Consumo de orgânicos cresce na pandemia com novos clientes

Estudo da Organis ressalta que toda a cadeia deve divulgar melhor seus benefícios   A pandemia não ...

Veja mais
Varejistas buscam automatização viável na NRF 2022

Com a cadeia de abastecimento pressionada em todo o mundo, público recebeu bem as novidades úteis   ...

Veja mais