Certificação garante qualidade de produtos de marca própria

Leia em 2min 10s

O mercado brasileiro de marcas próprias tem, a partir de agora, um dos únicos processos de certificação de qualidade de produtos do mundo. Foi lançada, em São Paulo, a Certificação Abmapro.

 

Ela leva o nome da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização e foi desenvolvida pelo grupo técnico da instituição, com a participação de profissionais de empresas como Carrefour, Wal-Mart, Grupo Pão de Açúcar, Bureau Veritas e SGS, além de indústrias que participaram de pilotos.

 

Perspectiva

 

A expectativa, com a nova certificação, é de aumento da competitividade do setor de marcas próprias, que cresce ano a ano no País - no ano passado, as vendas de produtos de marcas próprias nos supermercados cresceram 27,3%, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

 

Isso porque o processo de certificação é baseado nas principais e mais exigentes normas nacionais e internacionais de auditoria de processos de fabricação de produtos cujas marcas levam o nome do próprio estabelecimento ou são de sua propriedade.

 

Além de garantir ao consumidor que os produtos foram produzidos com o mais alto padrão de qualidade, a certificação diminui a burocracia para os fornecedores e fabricantes terceirizados e reduz os custos de produção, cuja economia pode até chegar ao preço final.

 

Como irá funcionar

 

Até hoje, as indústrias passavam por auditorias específicas a cada varejista. A partir de agora, elas serão visitadas periodicamente, e avaliadas por meio de um check-list único. Ao receber a aprovação, terão seus processos de produção reconhecidos por todos os integrantes da cadeia de abastecimento brasileira.

 

"Com isso, a Abmapro marca uma nova fase no controle de qualidade na fabricação de marca própria. O credenciamento dos fabricantes inclui, entre outros vários critérios, responsabilidade social, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho", afirma a presidente da Abmapro, Neide Montesano.

 

As etapas do processo são realizadas por organismos credenciados e conta com o respaldo de importantes redes varejistas. A adesão é voluntária e exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 40 empresas dos segmentos supermercadista, atacadista, de farmácias, de materiais de construção, entre outros, e de prestação de serviços terceirizados para outras indústrias.

 

"O setor de marca própria no Brasil tem muito potencial para crescer, e a Certificação Abmapro vem para contribuir com a qualidade e a credibilidade do negócio", afirma Neide.

 

Veículo: Site InfoMoney


Veja também

Cosméticos da França

Quem aterrissa em Florianópolis com franquia é a conceituada grife francesa de cosméticos LOccitane...

Veja mais
Talos também são nutritivos

Frutas e verduras em pesquisa   Estudo feito com 19 alimentos, que vão compor uma tabela de avaliaç...

Veja mais
Área de arroz deve ser 1,8% maior

Os gaúchos devem plantar 1,087 milhão de hectares na próxima safra de arroz a ser colhida a partir ...

Veja mais
Brasil leva o 1º em concurso de confeitaria

A equipe brasileira formada pelos pâtissiers Rafael Barros, Cledivanio Adjar e Ramiro Bertassim, além do pr...

Veja mais
Minas investe na recuperação de estrada

O governador de Minas Gerais Aécio Neves anunciou na semana passada a liberação de R$ 280 milh&otil...

Veja mais
Produção de arroz no RS

Os arrozeiros gaúchos devem plantar 1,087 milhão de hectares na próxima safra. De acordo com o prim...

Veja mais
Exportadores apostam na diversificação de produtos

A fruticultura vem ganhando cada vez mais destaque na pauta de exportações do Estado. Para continuar cresc...

Veja mais
Associação ensina a usar vinagre no combate à dengue

A Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (Anav) que tem sede em Jundiaí, interior de ...

Veja mais
CCR reduz a agressividade nos investimentos com crise internacional

A atitude agressiva adotada pela Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) no leilão do trecho oest...

Veja mais