Otimismo volta ao setor produtivo, diz Ipea

Leia em 3min 10s

Conjuntura: Pesquisa mostra que, pela primeira vez, os empresários apostam na retomada da economia

 

O setor produtivo está recuperando a confiança na retomada econômica do país no pós-crise. Essa percepção foi captada pela primeira vez pelo Sensor Econômico, indicador de qualidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que mede as expectativas de 75 entidades ligadas à produção e ao trabalho em relação a economia brasileira.

 

O indicador atingiu 23,2 pontos em agosto, passando de uma zona de apreensão para uma zona de confiança, de acordo com a escala do Sensor Econômico, que vai de menos 100 (pessimismo) a mais 100 (otimismo). A zona de confiança situa-se entre mais 20 a mais 60. "Foi a primeira vez que o indicador ultrapassou a faixa dos 20 pontos", comemorou Valdir Melo, pesquisador da diretoria de Macroeconomia do Ipea. Até agora, os pontos apurados nos meses anteriores não iam além de zero.

 

O que o resultado indica, explicou Melo, é que os agentes econômicos melhoraram as projeções em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e à produção da indústria, atividade do comércio e da agropecuária. "A visão da produção está mais otimista que nos meses anteriores."

 

João Sicsú, diretor de Macroeconomia do Ipea, acha que as expectativas dos agentes econômicos levantadas pelo Sensor refletem a realidade. "A taxa de desemprego tem caído, o número de trabalhadores com carteira assinada somou 242 mil novos empregos em agosto, o PIB do segundo trimestre cresceu 1,9% ante o primeiro. Esses dados macroeconômicos mostram que a economia brasileira saiu da crise e está numa fase de recuperação consistente."

 

Sicsú prevê um segundo semestre bem melhor do que o primeiro e projeta um crescimento em torno de 1% para o PIB este ano. "A economia brasileira surpreendeu positivamente até aqueles que dizem até hoje que ela teria uma recessão em 2009. O FMI continua dizendo que a economia brasileira vai cair mais de 1% este ano", disse Sicsú, que estima que o PIB vai crescer em torno de 5% em 2010.

 

O Sensor é um indicador novo que entrou para as pesquisas do Ipea em janeiro, no auge da crise, e está acompanhando a virada, como destacou o pesquisador Valdir Melo. "Houve queda nas expectativas para zonas de pessimismo e apreensão e depois de março os pontos começaram a subir. Mas até junho as expectativas melhoraram em ritmo lento, a partir de agosto é que o ritmo acelerou."

 

A pesquisa do Sensor, que permite divulgar resultados mensais, levanta a opinião dos entrevistados sobre as contas nacionais (PIB e exportações), sobre os parâmetros econômicos que envolvem indicadores macros, como o câmbio, juros, taxa de inflação e crédito, desempenho das empresas e aspectos sociais (massa salarial, pobreza e violência).

 

Apesar da melhoria das expectativas em agosto no tocante à confiança em relação ao comportamento das contas nacionais, como variação do PIB, tanto da parte de entidades da indústria, agricultura e serviços, os agentes manifestaram alguma apreensão em relação ao comportamento futuro da taxa de juros, por causa dos rumores de alta da Selic. Houve confiança na estabilidade de preços. O que chamou a atenção foi a confiança e otimismo do setor produtivo em relação ao câmbio. "A percepção é de certa estabilidade e pouca apreciação do real", diz Melo.

 

O Sensor registrou forte confiança na contratação de mão de obra e no crescimento da demanda real, que não se refletiu no aumento da utilização da capacidade instalada da indústria. Predominou nos entrevistados pessimismo em relação à diminuição da pobreza e da violência, mas confiança no aumento da massa salarial
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Indústria paulista prevê retomada este mês, após queda de produção em agosto

Após cinco meses de alta consecutiva, o Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista...

Veja mais
Crédito para as empresas retoma crescimento

O crescimento do crédito deve continuar a ser puxado pelos bancos públicos e pela pessoa física no ...

Veja mais
Preço no atacado faz índice que reajusta aluguel ter alta

Após um semestre consecutivo com valores deflacionários, o Índice Geral de Preços-Mercado (I...

Veja mais
Entidades empresariais engrossam pressão pela aprovação de Toffoli

Apesar de vencer as principais causas tributárias julgadas nos tribunais superiores nos últimos dois anos ...

Veja mais
Cartões impulsionam calote em crédito para pessoa física

A taxa média cobrada pelas administradoras de cartões de crédito chegou a 237,93% ao ano no mê...

Veja mais
Previsão para IPCA sobe ao nível esperado pelo governo

Depois de o Relatório Trimestral de Inflação elevar suas previsões para a inflaç&atil...

Veja mais
Empresas: inadimplência cai 12,7% em agosto

Oretorno gradual do crédito começou a dar mais segurança às empresas brasileiras, mostrou o ...

Veja mais
Governo garante quase metade da alta da renda

O governo federal vai responder por quase metade do aumento da renda neste ano, proporção que deve se mant...

Veja mais
Centro-Oeste é a única região em que exportações crescem

As exportações brasileiras alcançaram no acumulado do ano o equivalente a US$ 97.935 bilhões...

Veja mais