Indústria fluminense recupera 42,3% dos empregos perdidos com pandemia

Leia em 2min 10s

Pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgada hoje (30) por meio da plataforma Retratos Regionais, revela que o setor recuperou de julho a outubro deste ano 15.225 vagas do total de 36.010 postos de trabalho perdidos de março a junho, devido à pandemia do novo coronavírus. O resultado da sondagem confirma que foram recuperados 42,3% dos empregos perdidos nos meses mais afetados pela covid-19.

 

O destaque é para o desempenho dos segmentos de produtos de metal, de borracha e de material plástico, que recuperaram os postos de trabalho perdidos e criaram novas vagas.

No comércio, foram recuperados, entre julho e outubro, 31% das vagas perdidas. A pesquisa mostra, por outro lado, que o setor de serviços se mantém com saldo negativo no acumulado desde julho, de 5.142 postos de trabalho perdidos.

 

O comércio recuperou, de julho a outubro, 31% dos postos de trabalho perdidos. O setor de serviços ainda apresenta saldo negativo no acumulado desde julho (-5.142), período considerado pelo indicador de Retomada dos Empregos, da plataforma Retratos Regionais.

 

Outubro


Em outubro, o estado do Rio teve aceleração no ritmo de contratações, com saldo de 16.271 novas vagas formais, com carteira assinada. Em setembro, o número de postos de trabalho abertos foi de 8.966 e, em agosto, de apenas 5.152.

O setor que mais abriu vagas foi o comércio (+7.559), impulsionado pelo varejo de vestuário e acessórios (+1.056 postos criados). A indústria abriu 4.813 postos de trabalho e o setor de serviços, 3.875. Na agropecuária, o saldo foi de 24 novas vagas em outubro.

 

Setores


No setor, a indústria de transformação foi a que mais contratou em outubro (+2.945), seguida pela construção civil (+1.707) e pelos serviços industriais de utilidade pública (+307). Já a indústria extrativa teve saldo negativo (-146 postos).

 

Na indústria de transformação, confecção de artigos do vestuário e acessórios (+828) foi o segmento que mais contratou em outubro, seguindo-se manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+670); produtos de borracha e de material plástico (+365); produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, (+354); e produtos alimentícios (+348).

 

A capital do estado do Rio liderou o desempenho do setor industrial em outubro, com a criação de 2.412 vagas. Seguiram-se o sul fluminense (+903), centro-norte (+468) e a região Serrana (+413 postos de trabalho).

 

Fonte: Agência Brasil

 


Veja também

Estimativa do mercado financeiro para a inflação sobe para 3,54%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu ...

Veja mais
Ipea: investimentos têm alta de 3,5% em setembro

O indicador que mede os investimentos na capacidade produtiva da economia brasileira teve alta de 3,5% em setembro, em c...

Veja mais
Caixa retorna valores não movimentados do saque emergencial do FGTS

Cerca de R$ 7,9 bilhões do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), creditados n...

Veja mais
IGP-M sobe 3,28% em novembro e acumula alta de 21,97% no ano

A inflação calculada pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ficou em 3,28% em novembr...

Veja mais
Confiança da indústria atinge maior valor em dez anos, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresce...

Veja mais
Taxa de desemprego passa de 13,3% para 14,6% no terceiro trimestre

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,6% no terceiro trimestre do ano, o que representa alta de 1,3 ponto percentua...

Veja mais
Governo detalha pagamentos e saques do auxílio emergencial

O Ministério da Cidadania publicou, no Diário Oficial da União de hoje (27), portaria com detalhes ...

Veja mais
Inflação na indústria fica em 3,40% em outubro, maior alta desde 2014

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede inflação das indústrias extrativa e de...

Veja mais
Confiança do empresário do comércio brasileiro cai 2,3 pontos, diz FGV

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve qu...

Veja mais