Otimismo dos comerciantes melhora em maio, diz CNC

Leia em 2min 20s

Os comerciantes se mostraram mais otimistas em maio. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 120,2 pontos, após o volume de vendas no varejo apresentar altas consecutivas e surpreendentes. Este é o maior nível desde dezembro de 2021. O indicador chegou ao patamar com elevação de 5,7% na passagem mensal. Já na comparação com maio de 2021 o avanço é ainda maior: 31,6%.

 

Segundo a CNC, ao chegar a 102,2 pontos, o indicador de avaliação dos comerciantes sobre as condições atuais voltou à zona favorável. É o maior patamar desde abril de 2020. Houve resultado positivo também no índice Expectativas do Empresário do Comércio, que com o percentual de 3,7% teve a primeira alta depois de quatro meses consecutivos de queda.

 

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os dados indicam que os comerciantes esperam um segundo semestre mais favorável diante do contexto atual. "As variações positivas, entre janeiro e março, do volume de vendas, com mais pessoas circulando nas lojas, e o crescimento da Intenção de Consumo das Famílias, a despeito da inflação e dos juros altos, melhoraram a percepção dos empresários sobre as condições correntes", afirmou.

 

Estoques


Segundo a CNC, apesar de os preços no atacado ainda comprimirem as margens e, dessa forma, alterarem a dinâmica de reabastecimento do comércio, a percepção sobre o nível dos estoques, no indicador Intenções de Investimento registrou a melhor pontuação desde abril de 2020. A economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, entendeu que esse movimento demonstra que o comércio sentiu, em maio, mais facilidade de repor produtos nas prateleiras do que há um ano, quando o país ainda superava a segunda onda da pandemia de covid-19.

 

Conforme a CNC, a melhora da confiança das empresas de pequeno porte foi outro fator positivo no indicador. O otimismo do grande varejo cresceu 10,2% no ano encerrado em maio, mas nos pequenos empresários cresceu 32%. "A normalização do fluxo de consumidores nas lojas até abril animou os pequenos lojistas, já que a modalidade de venda em pontos físicos responde majoritariamente pelo faturamento dessas empresas", mostrou a avaliação da entidade.

 

De acordo com Izis Ferreira, diante desse cenário, a CNC revisou para cima a projeção de crescimento das vendas em 2022 e estima um avanço de 1,5%. "Espera-se que as medidas de suporte à renda e ao consumo, como os saques extraordinários do FGTS e a antecipação dos benefícios do INSS, tenham efeitos mais concentrados no consumo e pagamento de dívidas na segunda metade do ano", analisou.

 

Fonte: Agência BRasil

 


Veja também

Índices de Confiança de Serviços e do Comércio sobem em maio, diz FGV

Os índices de Confiança de Serviços (ICS) e do Comércio (ICC) cresceram de abril para maio d...

Veja mais
Confiança da indústria sobe pelo segundo mês, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV...

Veja mais
Recuperação da indústria

Há uma busca pela manutenção do portfólio de produtos da indústria nacional nos prime...

Veja mais
Consumo melhora com a perspectiva de emprego pelo quinto mês seguido

Assim como a CNC, a GS1-Brasil também constata movimento ascendente na indústria   A Intenç&...

Veja mais
Governo anuncia nova redução de 10% no Imposto de Importação de bens comercializados

Medida abrange 6.195 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul para reduzir impactos decorrentes da pandemia e do...

Veja mais
Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo quinto mês

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou, na passagem de abril para maio, um crescimento ...

Veja mais
Prévia da inflação oficial fica em 0,59% em maio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflaç&at...

Veja mais
FGV: Índice de Clima Econômico sobe 2,1 pontos no segundo trimestre

O Índice de Clima Econômico (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 2,1 ponto...

Veja mais
MJ vai investigar Mastercard por subir taxa de intercâmbio

Ministério atende a denúncia feita pela Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS...

Veja mais