Estudo aponta preferências dos consumidores por peixes

Leia em 2min 30s

Publicação lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) traçou o perfil do consumidor brasileiro que adquire peixes no principal canal de varejo do País, que são os supermercados. O estudo identificou, entre outros aspectos, a preferência do mesmo pelo produto fresco e a consolidação da tilápia no cenário nacional.

A pesquisa foi coordenada pela instituição e ouviu mais de 1.350 pessoas de cinco capitais, sendo uma em cada região geográfica. Consumidores que estavam em frente às peixarias dos supermercados foram o foco do estudo, que ouviu pessoas em estabelecimentos de diferentes bairros. Dessa maneira, conseguiu-se uma boa representatividade em termos de públicos e de classes sociais.

Consumidores de Manaus, Recife, Curitiba, Brasília e São Paulo puderam responder a questionário que envolvia diversos aspectos, como a frequência de consumo de peixes, a origem do produto (água doce ou água salgada) e a identificação de espécies. De acordo com os autores, “a pesquisa identificou aspectos importantes como, por exemplo, a preferência dos consumidores pelo produto fresco e pelo filé e cortes. Outro resultado é a consolidação da tilápia como um produto bem conhecido pelos consumidores de todas as regiões do País, sendo o principal produto da piscicultura nacional”.

Uma conclusão a que a pesquisa chegou foi que, “de maneira geral, também os produtos da pesca extrativa gozam de uma melhor reputação junto aos consumidores em detrimento daqueles da piscicultura. Neste sentido, fica evidente a necessidade de melhor comunicar as qualidades do peixe de cultivo junto aos consumidores, de modo a informá-los quanto às vantagens desses produtos”.

Os autores entendem que “este estudo constitui um ponto de partida para a realização de outras pesquisas abordando outras realidades e outros canais de venda, de forma a permitir ao setor produtivo construir uma sólida inteligência mercadológica, a exemplo do que já ocorre em outras cadeias de proteína animal. Neste sentido, por exemplo, os atacarejos e atacados deverão ser objeto de pesquisas futuras considerando sua importância econômica, especialmente para o segmento de peixes congelados”.

BRS Aqua – A realização do estudo foi em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege). A pesquisa nos supermercados faz parte do BRS Aqua, projeto estruturante na área de aquicultura que é coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e envolve mais de 20 unidades da empresa espalhadas pelo País. O projeto tem ainda forte caráter de capacitação de recursos humanos especializados, além de desenvolver pesquisas em diferentes áreas do conhecimento relacionadas à aquicultura.

O BRS Aqua possui três fontes de financiamento: o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec / BNDES); a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP / Mapa), recurso que está sendo executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e a própria Embrapa. 


Fonte: Diário do Comércio  


Veja também

Cepea: carne de frango ganha competitividade em relação à suína e bovina

Os preços das carnes bovina e suína em agosto subiram mais que os da carne de frango, segundo o Centro de ...

Veja mais
Preço da carne bovina caiu no varejo em São Paulo

Foi a terceira semana consecutiva de queda nos preços da carne bovina no varejo paulista. Segundo levantamento da...

Veja mais
Nota Oficial - Aurora Alimentos

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, reiterando seu compromisso com a verdade, a transparência e o respeito ao ...

Veja mais
China detecta coronavírus em frango importado do Brasil

A prefeitura de Shenzhen, cidade da China próxima de Hong Kong, anunciou nesta quinta-feira (13) que detectou o n...

Veja mais
Abate de suínos cresce no 2º trimestre e chega a 12 milhões

A produção pecuária do Brasil recuou no abate de bovinos e frangos entre abril e junho deste ano. O...

Veja mais
Nota Oficial - Associação Catarinense de Avicultura

...

Veja mais
NOTA OFICIAL - Associação Brasileira de Proteína Animal

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que o setor produtivo está analisa...

Veja mais
Melhorou o consumo de carne bovina, por Scot Consultoria

A primeira semana do mês e o Dia dos Pais (9/8) estão contribuindo para melhorar o consumo de carne bovina....

Veja mais
Preço da carne de frango sobe em julho com alta na demanda e queda na oferta

Os preços de carne de frango medidos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) subiram...

Veja mais