China detecta coronavírus em frango importado do Brasil

Leia em 3min 10s

A prefeitura de Shenzhen, cidade da China próxima de Hong Kong, anunciou nesta quinta-feira (13) que detectou o novo coronavírus em um controle de rotina de frango importado do Brasil, o maior produtor mundial.

 

De acordo com o número de registro informado no comunicado da prefeitura de Shenzhen, o lote pertence ao frigorífico Aurora, de Santa Catarina. O G1 procurou a empresa às 9h24, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. Em nota, a Associação Catarinense de Avicultura (Acav) disse o processo produtivo é seguro e que o setor está em contato com a China.

 

O Ministério da Agricultura disse, em nota, que "até o momento não foi notificado oficialmente pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência" e que pediu explicações à Administração Geral de Alfândega da China (GACC).

 

A Embaixada da China no Brasil afirmou na tarde desta quinta-feira (13) que "por enquanto, não há novas restrições para a importação brasileira". "O lado chinês está trabalhando com lado brasileiro para melhor identificar onde e como ocorreu a contaminação", diz a embaixada em nota enviada ao G1.

 

Atualmente, o Brasil tem 6 frigoríficos com exportações suspensas para a China por conta de preocupações com a Covid-19. Nenhum deles é da Aurora.

 

O G1 também procurou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que disse que "está analisando as informações de possível detecção de traços de vírus em embalagem de produto de origem brasileira"

 

"Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há comprovação científica de transmissão do vírus da COVID-19 a partir de alimentos ou embalagens de alimentos congelados", diz o ministério.

 

O comunicado da prefeitura de Shenzhen também diz que, pela segunda vez, traços do coronavírus foram encontrados em camarões procedentes do Equador (leia mais abaixo).

 

As autoridades chinesas informaram que submeteram imediatamente a exames de diagnóstico as pessoas que tiveram contato com os produtos contaminados, assim como seus parentes. Todos os testes apresentaram resultado negativo, segundo o comunicado.

 

O comunicado de Shenzhen também pede para que consumidores sejam cautelosos ao comprar carne congelada e frutos do mar importados, e a continuar tomando medidas de proteção para minimizar o risco de infecção pelo novo coronavírus.


Exportações brasileiras


A contaminação de frango brasileiro pode provocar uma nova queda das exportações brasileiras para a China. Em fevereiro de 2019, Pequim passou a aplicar, por cinco anos, tarifas antidumping ao frango brasileiro, que vão de 17,8% a 32,4%.

 

Em julho, os embarques de carne de frango do Brasil, por sua vez, terminaram julho com queda de 5,7% em relação a mesmo mês do ano passado, totalizando 364,6 mil toneladas, segundo a ABPA.

As receitas atingiram US$ 498,2 milhões, recuo de 25% no ano a ano.

 

Apesar disso, a ABPA ainda acredita que as exportações da proteína devam manter a alta no acumulado do ano - entre janeiro e julho, foram embarcadas 2,471 milhões de toneladas, leve avanço de 0,5% ante os sete primeiros meses de 2019.

 

O Brasil, maior produtor mundial de carne de frango, era até 2017 o principal fornecedor de frango congelado para a China, por um valor que se aproximava de US$ 1 bilhão por ano e um volume que representava quase 85% das importações do gigante asiático.

 

Nos últimos anos o país perdeu parte do mercado para Tailândia, Argentina e Chile, de acordo com a consultoria especializada Zhiyan.


Fonte: G1

 

 

 


Veja também

Abate de suínos cresce no 2º trimestre e chega a 12 milhões

A produção pecuária do Brasil recuou no abate de bovinos e frangos entre abril e junho deste ano. O...

Veja mais
Nota Oficial - Associação Catarinense de Avicultura

...

Veja mais
NOTA OFICIAL - Associação Brasileira de Proteína Animal

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que o setor produtivo está analisa...

Veja mais
Melhorou o consumo de carne bovina, por Scot Consultoria

A primeira semana do mês e o Dia dos Pais (9/8) estão contribuindo para melhorar o consumo de carne bovina....

Veja mais
Preço da carne de frango sobe em julho com alta na demanda e queda na oferta

Os preços de carne de frango medidos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) subiram...

Veja mais
Supermercados vendem 23% mais proteína vegana nos corredores de carne

Um estudo de Kroger e da Associação de Comidas Plant Based revelou que os supermercados vendem mais prote&...

Veja mais
Pesquisa mostra aumento no preço da carne em Belo Horizonte

Os preços das carnes dispararam nos últimos 15 dias. A elevação foi percebida em cortes de b...

Veja mais
Brasil mantém venda de carne bovina em alta

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou: as vendas de carne bovina foram recordes no m&eci...

Veja mais
Preço da carne bovina subiu no atacado

O preparo das indústrias para abastecer o mercado varejista, sustentado ainda pelas constantes altas do boi gordo...

Veja mais