Após disparada, preço do leite começa a trazer alívio para o consumidor

Leia em 1min

Um dos primeiros alimentos com alta de preços mais no início da pandemia, o leite começou a dar um alívio. A coluna já tinha percebido que estava mais fácil encontrar o litro do tipo longa vida abaixo de R$ 2,80 em promoções de supermercados. Se continuar assim, deve impactar também nos derivados, como iogurte e queijo, que subiram forte e só não tiveram alta maior porque bateu na capacidade de consumo.

O recuo do leite começou no campo, com preços menores pagos aos produtor em outubro. Um dos fatores foi a elevação de importação. A redução no valor do auxílio emergencial também mexe no potencial de consumo, pressionando preços.

Agora, a redução de preço apareceu até no cálculo da inflação. Na média, o recuo é pequeno, pouco acima de 3%. Mas, como pesa no orçamento, foi o principal item de pressão para o pequeno recuo no Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em outubro. O indicador passou de 0,67% em setembro para 0,64% no mês passado.

Em 12 meses, a inflação da Capital subiu para 3,72%. Apesar do avanço, ainda é considerado um índice baixo para o monitoramento de preços de longo prazo.


Fonte: Gaúcha ZH


Veja também

Cepea: preço do leite pago em outubro se mantém em alta

O preço do leite captado em setembro e pago ao produtor em outubro avançou por mais um mês, renovand...

Veja mais
Venda de bebidas alcóolicas no Brasil dispara na pandemia

Diante do isolamento social provocado pela disseminação do Covid-19, o setor de eventos paralisado e o fec...

Veja mais
Consumo de vinho cresce 37,2% entre janeiro e setembro

O consumo de vinhos teve aumento de 37,2% no Brasil entre janeiro e setembro de 2020 comparado ao mesmo período d...

Veja mais
Após quatro meses de alta, preço do leite deve cair em 6%

Depois de quatro meses consecutivos de alta e atingir o pico de R$ 1,95, em setembro, a projeção para outu...

Veja mais
Tetra Pak chega ao mercado de água no Brasil

Mais um material vai disputar o pujante mercado de água mineral no país: o papel cartão, que d&aacu...

Veja mais
Ambev confirma argentino Pablo Firpo como vice-presidente de bebidas não-alcoólicas

A Ambev informou ao mercado na sexta-feira (16) que está com um novo vice-presidente de bebidas não-alco&o...

Veja mais
Contagem regressiva para o Festival de Vinhos de Portugal no Brasil

É dada a largada para a estreia do primeiro Festival de Vinhos de Portugal no Brasil. Serão mais de 2.500 ...

Veja mais
Assembleia aprova lei que reduz imposto sobre cerveja produzida com mandioca plantada em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda votação o projeto de lei que autoriza ...

Veja mais
St Marche lança marca de vinho

A rede supermercadista St. Marche lança sua primeira marca de vinho, TROP.CAL. O projeto foi elaborado em parceri...

Veja mais