Produção de cerveja aumenta 14,75%

Leia em 2min 40s

A fabricação de cerveja no Brasil avançou 14,75% no mês de maio na comparação anual, de acordo com o Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. Trata-se do quarto mês de alta consecutiva na produção do setor, beneficiado este ano pelas altas temperaturas e pela Copa do Mundo.

O desempenho é forte, mas ocorre sobre uma base de comparação fraca. É que a produção de cervejas se recupera após encolher 2% em 2013, que marcou a primeira retração do setor em quatro anos.

Até agora, apenas o mês de janeiro apresentou queda, de 2,4%, em relação ao mesmo período de 2013. Com o Carnaval tardio, o desempenho de março foi o recorde no ano, com avanço de 23,74% na comparação com igual período de 2013.

Catarina Pedrosa, analista que acompanha os papéis da Ambev no Banco Espírito Santo (BES), diz que é possível que o primeiro e o segundo trimestre sejam mais fortes em 2014, quando tradicionalmente isso ocorre no primeiro e no quarto. "Além da [expectativa com a] Copa, tivemos um verão muito quente e até agora o clima permanece seco", afirmou.

Apesar da melhora no desempenho, há incertezas no setor por conta das mudanças na tributação das bebidas frias, categoria que inclui cervejas e refrigerantes.

A decisão do governo federal de postergar para setembro o aumento dos impostos para o setor - depois de um inesperado anúncio de que haveria reajuste antes da Copa -, não reduziu a impressão de analistas e investidores de que o cenário tributário pela frente é nebuloso.

Representantes das fabricantes de bebidas e dos bares e restaurantes têm dito que o diálogo com o governo "evoluiu", existe abertura para elaborar um "novo sistema de tributação" para o setor e que isso seria benéfico para "ambas as partes".

O argumento das empresas é de que o atual sistema tem impactos negativos na inflação. Além disso, o governo poderia obter a mesma arrecadação com o aumento dos volumes da indústria, que não precisaria elevar seus preços.

Mas esse discurso não é novo, pelo contrário. Sempre foi o argumento do setor para pleitear redução - ou, pelo menos, o não aumento - dos impostos.

A dúvida agora é se o governo realmente passou a concordar com essa visão e se estaria mesmo disposto a abrir mão de receita no curto prazo. Afinal, o peso das bebidas no IPCA não é tão grande assim - 0,71% de refrigerante e 0,39% de cerveja - e há uma crescente pressão de entidades que pregam os malefícios do consumo desses produtos à saúde.

Um grupo de trabalho foi formado por representantes das empresas e do governo e deve apresentar uma proposta para um novo modelo de tributação do setor. De concreto, até agora, há apenas decisão do governo em parcelar o aumento de setembro em três vezes. A "visibilidade dessa política [de tributação do setor] permanece limitada", disse o Bank Of America Merrill Lynch (BofA), em relatório recente.

Em maio, também houve alta na produção de refrigerantes, que cresceu 3% na comparação com o mesmo período de 2013. Em abril, a produção havia recuado 2,8%.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Ambev busca mais cevada nacional

Com o início do período de plantio da cevada, a Ambev volta à carga para ampliar a contrataç...

Veja mais
Empresas propõem que bebidas sejam tributadas pelo preço de fábrica

O modelo de tributação das bebidas frias (cervejas, refrigerantes, refrescos e isotônicos) poder&aac...

Veja mais
Acordo barrou aumento de preço de bebidas durante a Copa

O governo federal fez um pacto com o setor para não haver aumento de preços para bebidas frias durante o m...

Veja mais
Primeiras latas de Itaipava são envasadas em Itapissuma

A unidade de Itapissuma do Grupo Petrópolis iniciou nesta quarta-feira (21) o envase da cerveja Itaipava em latas...

Veja mais
Ambev terá Centro de Distribuição no Ceará

Mais 400 funcionários foram contratados depois da duplicação da unidade de Aquiraz. A fábric...

Veja mais
Água Mineral da Serra da Mantiqueira prepara expansão no Sul de Minas

Água mineral foi servida ao Papa Francisco no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparec...

Veja mais
Cachaça João Andante perde disputa para Johnnie Walker mas prepara reação

Criada em 2008, a cachaça mineira logo despertou a ira do gigante grupo de bebidasDepois de quatro anos de uma di...

Veja mais
Preço da cerveja no Ceará é o 10º mais caro do mundo

Alvo de uma carga tributária de 53%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributaç&atil...

Veja mais
Ambev conclui expansão no CE

A expansão da unidade da fabricante de bebidas Ambev em Aquiraz foi concluída e deverá ser inaugura...

Veja mais