Cachaça João Andante perde disputa para Johnnie Walker mas prepara reação

Leia em 3min

Criada em 2008, a cachaça mineira logo despertou a ira do gigante grupo de bebidas

Depois de quatro anos de uma disputa bem ao estilo Davi e Golias, a cachaça João Andante sairá de cena ao perder a primeira batalha para a holding Diageo, proprietária da marca de uísque Johnnie Walker. Os jovens mineiros criadores da pinga artesanal foram derrotados no processo administrativo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), mas, em rápida ação mercadológica, em substituição à marca vetada, deve ser lançado o selo O Andante a partir da edição 2014 da Expocachaça, que se inicia quinta-feira, aproveitando o marketing gerado pelo processo que permitiu a eles multiplicar a produção por 20.


Criada em 2008, a cachaça mineira logo despertou a ira do gigante grupo de bebidas. De imediato, ao saber da existência da marca João Andante, a Diageo acionou o Inpi na tentativa de cancelar o registro sob a justificativa que o produto seria um plágio do uísque escocês Johnnie Walker. “Resta evidente o intuito da suplicada de ficar à sombra da marca suplicante, tentando usurpar para si a clientela, como fazem todos os mal-intencionados”, diz trecho da petição.

No parecer técnico que pede a nulidade do registro da João Andante, a equipe do Inpi responsável por avaliar o processo considerou que há, sim, associação entre as duas marcas, apesar de ressaltar que uma não causaria confusão com a outra. “O afastamento da confusão ocorre por causa do tipo de público consumidor, que é especializado o suficiente para distinguir entre as marcas e os produtos assinalados por estas”, diz trecho do voto.

O corpo técnico afirma que a própria defesa da marca João Andante considera uma paródia o nome dado à cachaça. “A afirmação de que trata-se de paródia é uma confissão da existência de associação, pois necessariamente para existir uma paródia ou sátira é necessário que exista o objeto dela”, diz outro trecho do texto do Inpi.

Em contrapartida, os jovens mineiros negam ter havido plágio, apesar de à época terem dito que inspiraram-se no primo famoso. E não desistem de lutar por uma reviravolta. Para isso, o escritório de advocacia contratado por eles prepara ação judicial. Enquanto tramitar o processo, a marca deve sair de cena. Eles devem comercializar os produtos restantes e encerrar – pelo menos temporariamente – a saga do João Andante.

Entra em cena uma cachaça com outro nome. No lugar da marca que ganhou fama com a briga com a Diageo, surge O Andante. Além da retirada do João, a logomarca estampada na garrafa também perde as pernas, literalmente. A proposta é exatamente tentar desassociar as duas marcas para evitar novos embates. No mais, a garrafa e outros detalhes da João Andante permanecem intactos.

Outra mudança é quanto à produção. Antes, o alambique responsável por fornecer a cachaça ficava em Passa Tempo. Lá, eram produzidos entre 3 mil e 4 mil litros por mês. Em Papagaios, o novo fornecedor vai produzir 10 mil litros por mês.

Segundo Magno Carmo, um dos sócios ao lado de Rafael Vidigal e dos gêmeos Gabriel e Mateus Lana, foi contratado um mixologista para a criação de drinques com o novo produto. A proposta de O Andante é introduzi-los em boates e casas noturnas. O ingresso nas prateleiras de supermercados é outro desafio.

Em nota, a Diageo afirma que "sempre vai defender e preservar suas marcas de uso indevido". A holding diz que "é dever e direito da Diageo defender a reputação de suas marcas notórias, em nome de seus clientes". Sobre a entrada no mercado da cachaça O Andante a empresa informou que não comenta.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Água Mineral da Serra da Mantiqueira prepara expansão no Sul de Minas

Água mineral foi servida ao Papa Francisco no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparec...

Veja mais
Preço da cerveja no Ceará é o 10º mais caro do mundo

Alvo de uma carga tributária de 53%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributaç&atil...

Veja mais
Ambev conclui expansão no CE

A expansão da unidade da fabricante de bebidas Ambev em Aquiraz foi concluída e deverá ser inaugura...

Veja mais
Depois de ouvir indústria, governo adia alta de imposto

O Ministério da Fazenda adiou por três meses o aumento de impostos sobre bebidas frias, que estava previsto...

Veja mais
Cervejas puxaram vendas da Ambev no Brasil no trimestre

As operações brasileiras da Ambev registraram um avanço de 8,6% no volume de bebidas vendido no pri...

Veja mais
Globalbev quer ter a liderança mundial na produção de açaí

Com a fabricação e distribuição de bebidas e snacks, empresa mineira investe em duas plantas...

Veja mais
Ambev avalia investimento menos para compensar imposto maior

A fabricante de bebidas Ambev anunciou nesta quarta-feira (7) que irá reduzir os investimentos previstos para o B...

Veja mais
Lucro da Ambev sobe 76% no 1º tri, para R$ 2,54 bi

A fabricante de bebidas Ambev reportou um lucro líquido de R$ 2,546 bilhões no primeiro trimestre de 2014,...

Veja mais
Lucro da AB Inbev tem grande mudança no 1º tri, para US$ 1,37 bi

O lucro líquido atribuível aos acionistas da AB Inbev caiu 33,10% no primeiro trimestre na comparaç...

Veja mais