Grande consumidor de suco de laranja, Brasil merece mais atenção da indústria

Leia em 2min 10s

Os países que mais consomem suco de laranja industrializado são os EUA (850 mil toneladas anuais), a Alemanha (180 mil) e a França (160 mil). O Brasil consome apenas 41 mil toneladas por ano.

Os volumes são dados em suco concentrado, equivalente a 66 graus Brix (escala de concentração de sólidos solúveis diluídos no suco). Não quer dizer que só se consuma suco a partir do concentrado.

O suco de laranja é consumido de várias formas. A partir do suco concentrado, diluído com água local, sai o NFC, que é o suco pasteurizado. Há também o "freshly squeezed", ou espremido na hora, o "suco natural".

Em termos de sabor, o que fica mais distante do suco espremido na hora é o concentrado. Isso se deve à transformação do suco extraído da laranja elevar a concentração de 11% para 66%. Como é um processo de evaporação da água natural, o concentrado tem um gosto de cozido. O NFC, que passa só por pasteurização, tem gosto mais próximo do original do suco.

Países ricos têm consumido quantidades crescentes do suco pasteurizado, porque têm maior poder aquisitivo e pagam por um suco melhor.

Países em desenvolvimento adquirem proporcionalmente mais o concentrado, transformado em néctares e refrescos, formas mais baratas das bebidas de laranja.

No Brasil, um privilegiado país produtor de laranjas, cerca de 300 milhões de caixas das 400 milhões produzidas anualmente são industrializadas. Mas muito pouco do que se produz do suco pasteurizado fica no Brasil -não há estatística clara para isso.

Por outro lado, de 80 milhões a 100 milhões de caixas são consumidas por ano no país como fruta in natura. A maior parte vira suco natural, o que representaria cerca de 400 mil toneladas de suco equivalente/industrializado, consumo inferior só aos EUA.

Por essa perspectiva, o Brasil é um grande consumidor de suco de laranja e, como tal, merece atenção maior de produtores e indústrias.

Com a vida mais corrida, a dona de casa brasileira está diminuindo a compra de laranjas em favor do suco pronto para beber. Também está mais complicado para comerciantes comprar, armazenar e extrair suco de laranjas em seus estabelecimentos. Além disso, há cobranças de taxas adicionais, como na cidade de São Paulo, para recolhimento de lixo -o volume de bagaço de laranjas é grande.

Em tempos de consumo mundial de suco de laranja em queda (mais de 20% desde 2003), oferecer a esse grande país consumidor um suco de qualidade, comparado a um bom suco fresco, parece uma grande oportunidade que não deveria ser perdida.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Produção de cachaça artesanal em Minas deve aumentar 10%

A produção de cachaça artesanal em Minas deverá crescer cerca de 10% em 2012. O aumento espe...

Veja mais
Krug Bier procura terreno na RMBH

A planta atual da Krug Bier já atingiu o limite da capacidade de produção, 200 mil litros por m&eci...

Veja mais
LDC negocia compra de fábrica da Cocamar

A Louis Dreyfus Commodities (LDC) reagiu ao avanço das concorrentes no setor de produção de suco de...

Veja mais
Brasil estuda retaliar EUA por suco de laranja

Principal barreira condenada em 2011 pela OMC não foi revogada pelo governo ObamaO Brasil considera fazer um pedi...

Veja mais
Petrópolis planeja investir R$ 255 milhões

O grupo Petrópolis planeja investir R$ 255 milhões em 2012. O objetivo é expandir a produç&a...

Veja mais
Espumando

Depois de fazer sua estreia no mercado brasileiro por São Paulo em novembro, a cerveja Duff começa a se es...

Veja mais
Supermercados terão promoção de Páscoa dos vinhos Dom Bosco

Assim como o bacalhau, o vinho faz parte da tradição da Páscoa dos brasileiros. É justamente...

Veja mais
Bacardi-Martini redescobre o Brasil

Ao completar 150 anos, a Bacardi-Martini decidiu focar no Brasil. Durante um século e meio, o país n&atild...

Veja mais
Coca-Cola reduziu uso em 23% por bebida produzida

Em dez anos, o sistema Coca-Cola Brasil reduziu em 23% o uso de água para cada litro de bebida produzido. Em 2011...

Veja mais