Leão Junior define área para construção de nova fábrica

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Depois de um ano de pesquisas e com os prazos apertando, a Leão Junior S.A., empresa líder no mercado de chás e detentora da marca Matte Leão, adquirida pela Coca Cola em março de 2007, anunciou ontem que irá instalar sua nova fábrica e a sede administrativa na cidade de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

 

A nova fábrica deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2009, com toda a produção da linha do tradicional Matte Leão Granel e dos chás de saquinhos, porque o prazo de locação da unidade atual, na Avenida Getúlio Vargas, que não entrou na aquisição, vai até março de 2009 - quando deverão ser transferidas as instalações.

 

Atualmente, a Matte Leão tem três unidades fabris: a matriz na capital paranaense, a de Pavuna (RJ) e a de Fernandes Pinheiro (PR).

 

Expansão

 

Michel Davidovich, diretor-geral da Leão Junior informou que a nova fábrica de Curitiba vai ocupar uma área de 110 mil metros quadrados. A taxa de ocupação será de 50% com um galpão industrial para produção de alimentos com 15 mil metros quadrados; área administrativa com 1,2 mil metros quadrados e investimentos de R$ 22 milhões em uma primeira fase. Na segunda fase haverá a inclusão da produção da linha líquida, também a partir de 2009, com investimentos de mais R$ 10 milhões.

 

Dos atuais fornecedores e prestadores de serviços da Matte Leão, 65,91% estão no Paraná (sendo que mais de 60% em Curitiba) e 20,33% em São Paulo. Na fábrica antiga, a Leão Junior processa atualmente 12 milhões de quilos de erva mate por ano.

 

A Leão Junior foi fundada no ano de 1901, por Agostinho Ermelino de Leão Junior e sua linha seca domina atualmente 64,6% do mercado de chás enquanto que a linha líquida detém 50,1%. Em 2007 a empresa faturou R$ 180 milhões e tem previsão de crescer pelo menos 20% neste ano. A linha líquida respondeu por 53% do faturamento da Leão Junior em 2007.O diretor industrial Eduardo Araújo informou que o terreno de 110 mil metros quadrados é quatro vezes maior que o atual e permitirá operação mais eficiente, com capacidade superior de produção e armazenagem para acompanhar os planos de crescimento da empresa que quer agregar no local "uma unidade de produção da linha líquida de chás prontos para beber, incluindo o Matte Leão, o chá verde Green Tea e o Guaraná Power".

 

Logística

 

Davidovich afirmou que a meta é um crescimento de 50% em cinco anos. Com a maioria dos seus fornecedores no Paraná, a logística foi fundamental para a decisão sobre o local da nova unidade.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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