Como as idas ao supermercado mudaram com a pandemia

Leia em 1min 40s

Carrinhos mais cheios, mas supermercados mais vazios. Com a pandemia do coronavírus, consumidores vão menos ao mercado, estocam mais e têm gastos maiores nesse período, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de pontos de fidelidade Dotz.

Entre os dias dias 15 de março e 18 de abril, o consumidor foi menos ao mercado. Houve uma queda de 18% no número de clientes em lojas em comparação ao período antes da quarentena, de 9 de fevereiro a 14 de março.
A cada semana de isolamento, de março a abril, as idas ao mercado foram diminuindo cada vez mais. Com menos idas ao mercado, o consumidor tem gastado mais a cada compra. Houve um aumento de 35% do tíquete médio, de R$100 para R$135.

Os clientes idosos têm respeitado mais as medidas de isolamento social. A pesquisa da Dotz apontou uma queda de 37% no número de clientes idosos nos supermercados no período da quarentena.
Entre esse público. o gasto também é maior: o tíquete médio aumentou 36% no período de isolamento, de R$112 para R$153.

Itens mais vendidos

Analisando os carrinhos de compra, a Dotz concluiu que as pessoas estão cozinhando cada vez mais em casa. Entre os itens que tiveram aumento de compra, está álcool para limpeza e itens básicos que necessitam de algum preparo, como arroz, farináceos, massas e feijão. No período analisado, observou-se ainda uma queda na compra de bebidas prontas para consumo, como refrigerante, iogurte e sucos prontos.

A pesquisa contou com dados de 2,3 milhões de consumidores em compras realizadas nas 16 redes de supermercados parceiras da Dotz no Brasil.

A empresa de fidelidade começou a analisar dados de consumo como um novo negócio em março. Mais do que uma empresa de pontos, a Dotz quer usar os dados de seus usuários para entender melhor o mercado de varejo. Os dados como as compras dos usuários, sua cesta de compras e movimentos – anonimizados – podem ajudar a companhia a visualizar tendências. Agora, a empresa espera disponibilizar relatórios quinzenais com os dados.

 

Fonte: Newtrade 


Veja também

RedeMix lança campanha para fortalecer produtores da Bahia

O grupo RedeMix se associa a rede de solidariedade que se firmou para o combate ao Covid-19 e lança campanha para...

Veja mais
Carrefour divulga resultado de corrida aos supermercados por coronavírus

Incluído entre os poucos setores da economia que tendem a ver vendas e lucro subindo em meio à pandemia do...

Veja mais
Rede de Supermercados Pague Menos doará R$ 2 milhões em cestas básicas

A Rede de Supermercados Pague Menos, que possui 28 lojas em funcionamento em 16 municípios do interior de S&atild...

Veja mais
RedeMix lança campanha para fortalecer produtores da Bahia

  O grupo RedeMix se associa a rede de solidariedade que se firmou para o combate ao Covid-19 e la...

Veja mais
Carrefour patrocina live de Zizi e Luiza Possi em homenagem ao Dia das Mães

   Durante a transmissão, os telespectadores poderão fazer doaçõe...

Veja mais
Rede de Supermercados Pague Menos doará R$ 2 milhões em cestas básicas

A Rede de Supermercados Pague Menos, que possui 28 lojas em funcionamento em 16 municípios do interior de S&atild...

Veja mais
Supermercados Pague Menos acata decreto referente ao uso obrigatório de máscaras

  A partir desta quinta-feira a Rede de Supermercados Pague Menos passa a atender o protocolo estadual que obriga ...

Veja mais
Jovem Aprendiz Super Muffato 2020 vagas Curitiba

O Grupo Muffato é o número um do Paraná no segmento de Supermercados e o quinto maior do paí...

Veja mais
Prezunic promove concurso virtual para o Dia das Mães

  Amor e criatividade são os principais ingredientes da promoção “Doce de Mãe&rd...

Veja mais