Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

02/04/2020 11:50 - Supermercados se adequam às medidas de distanciamento social

A maioria dos estabelecimentos comerciais da capital mineira teve o funcionamento suspenso pelo Decreto n° 17.304, de 18 de março de 2020, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e segue com as portas fechadas. As atividades consideradas essenciais, porém, mantêm o atendimento à população, como é o caso dos supermercados.

Diante do cenário, diversas redes da Capital realizaram uma série de adequações para colaborar com a recomendação das autoridades de saúde quanto à política de distanciamento social, como principal medida de contenção do avanço do novo coronavírus (Covid-19) pelo País.

Entre elas, a redução nos horários de funcionamento, promoções para delivery, maior higienização das unidades e carrinhos, bem como o controle da entrada e permanência de clientes nas lojas.

A reportagem percorreu alguns supermercados na região da Pampulha e, embora tenha constatado a adoção de medidas de precaução por parte dos lojistas, também percebeu um fluxo elevado de clientes nos estabelecimentos. Na ronda, observou-se que todas as lojas visitadas disponibilizavam materiais para limpeza dos carrinhos e demarcação – no chão – da área dos checkouts para o distanciamento das pessoas. Mas apenas o Supermercados BH controlava a entrada de consumidores, limitando o número de clientes dentro do estabelecimento.

Atendimento exclusivo para idosos – A rede Verdemar, com 15 unidades na Grande Belo Horizonte, adotou o horário especial de funcionamento, estabelecendo um período para receber apenas idosos. Todas as lojas reservam a primeira hora de funcionamento, todos os dias, para atendimento exclusivo aos clientes com mais de 60 anos.

Por meio de nota, o supermercado informou ainda que, devido à redução do transporte público na cidade e pela segurança dos funcionários, as lojas passaram a funcionar apenas até as 20 horas, diariamente, por tempo indeterminado. Além disso, têm feito higienização constante dos carrinhos e itens disponibilizados para manuseio dos clientes nas lojas.

Delivery – Já o Grupo Super Nosso informou o registro do aumento de 1.000% nas vendas realizadas através do canal digital, o Super Nosso em Casa. De acordo com o vice-presidente do grupo, Rodolfo Kayser Nejm, o movimento nas lojas físicas está mais brando.

“O crescimento foi bastante considerável logo no início das notificações sobre a pandemia, pois as pessoas estavam apreensivas quanto a questão do abastecimento. Agora, essa questão está mais controlada”, informou.

O horário de funcionamento também foi reduzido, atendendo somente até às 20 horas, colaboradores do grupo de risco foram afastados e todas as unidades estão operando com quadro reduzido.

“Por outro lado, reforçamos a higienização dos cestos, carrinhos e demais espaços e estamos orientando a todos que deixem crianças e idosos em casa; mantenham distância segura entre uma pessoa e outra. E ainda higienizem as mãos e evitem a utilização de dinheiro”, explicou.

Já o Meu Prata Supermercado, localizado no bairro Castelo, está oferecendo entregas grátis para compras acima de R$ 100, além de álcool em gel, toalha de papel e pia com água e sabão na entrada da loja para a assepsia dos clientes. E os funcionários estão usando luvas, máscaras e óculos como forma de prevenção.

Abastecimento – Todas as redes consultadas informaram que não enfrentam problemas de abastecimento. Neste sentido, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) reforçou a orientação aos consumidores a evitar compras de estocagem e a trocar marcas por opções mais baratas ou substituir itens por similares. O objetivo é evitar a pressão sobre os preços e auxiliar na negociação entre supermercados e indústrias.

Por meio de nota, a entidade disse ainda que as empresas supermercadistas estão solidárias e trabalhando diariamente no enfrentamento da pandemia do Covid-19 e que os supermercados estão abastecidos e em funcionamento dentro da normalidade.

“O desafio tem sido enfrentar reajustes de preços por parte de seus fornecedores neste momento de reposição de estoques. Com a alta demanda geral registrada no início do enfrentamento da pandemia, os estoques, que garantiriam abastecimento durante um prazo muito maior, foram rapidamente consumidos, o que gerou a necessidade de novas compras junto aos fornecedores. O desequilíbrio entre oferta e procura pode gerar pressão sobre os preços”, alertou. 

 

Fonte: Diário do Comércio 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/05/2020 14:58 - Grupo Martins mantém liderança no atacado em MG
28/05/2020 18:53 - Hotifruti Natural da Terra e Americanas se unem em prol da gastronomia
28/05/2020 17:14 - Fort Atacadista inaugura sua 40ª unidade
28/05/2020 14:35 - Rede Bom Lugar anuncia atendimento por meio da sua nova loja virtual
27/05/2020 21:12 - Extra e Pão de Açúcar reformulam aplicativos
27/05/2020 15:53 - Supermercados Pague Menos contempla Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba
27/05/2020 15:50 - Prezunic vai dobrar doações feitas por clientes nesta semana no Rio
27/05/2020 15:28 - Fort Atacadista inaugura 40ª unidade, em São Bento do Sul
27/05/2020 15:18 - Extra e Pão de Açúcar reformulam aplicativos
26/05/2020 10:06 - Grupo BIG adiciona máscara aos logos de suas lojas para conscientizar a população
26/05/2020 09:25 - Max Atacadista chega à Catanduva com estrutura moderna
22/05/2020 15:43 - Super Muffato lança loja conceito no interior de São Paulo
22/05/2020 15:42 - Rede Hirota investe em linha de pratos prontos
22/05/2020 15:37 - 100 mil novas lojas online: resultados da quarentena
22/05/2020 15:35 - O novo plano da Amazon no Brasil: conquistar os pequenos varejistas

Veja mais >>>